Home / Animais / Importância e Utilidade da Baleia: Para Que Servem?

Importância e Utilidade da Baleia: Para Que Servem?

As baleias são animais extremamente interessantes e muito famosas principalmente por conta de todo seu tamanho e sua fama nos mais diversos filmes e programas de televisão; e todo esse aparecimento na mídia faz com que esse animal tenha bastante visibilidade ao redor de todo o mundo.

Apesar disso, a baleia é também um animal com uma importância ambiental muito grande, e sua visibilidade e utilidade devem ir muito além de programas de TV e outras formas de entretenimento. Mesmo assim, muitas pessoas não fazem a mínima ideia de como a baleia é importante para a natureza.

Por esse motivo, neste artigo falaremos especificamente sobre a utilidade e a importância que a baleia possui em nosso meio ambiente. Afinal, você sabe para que as baleias servem no mundo?

Caso você não saiba, continue lendo para saber 4 das principais utilidades que esse animal possui atualmente em nosso planeta!

Armazenamento de Carbono

Todos sabemos que o gás carbônico não é bom para o ser humano, e por isso fazemos diversas trocas gasosas e todos os outros seres vivos também a fazem. É interessante notarmos que quando respiramos estamos inserindo oxigênio em nosso corpo e quando expiramos estamos expelindo o gás carbônico.

Por esse motivo, é muito importante que o carbono do planeta tenha um local para ficar armazenado, já que ele vem de muitas fontes diferentes na natureza e é nocivo, sendo um dos principais causadores do efeito estufa.

Quando a baleia morre, a tendência é que sua carcaça vá para partes fundas do oceano e com isso seu corpo passe a armazenar carbono. Após isso, ela passará a servir de lar para muitas espécies, que conseguem viver apenas com a morte da baleia.

Equilíbrio de Espécies

Duas Baleias no Fundo do Mar
Duas Baleias no Fundo do Mar

Todos sabemos que a baleia se encontra em uma posição muito privilegiada no ecossistema marinho, e isso significa que ela possui uma importância muito grande quando o assunto é o controle de espécies no meio ambiente.

Isso porque, por ser um animal predador, ela acaba consumindo diversas presas que passariam a existir em muito excesso caso a baleia sumisse. Esse conceito pode ser difícil de entender, mas vamos te explicar de maneira mais simplificada.

Exemplo: A lula é uma das presas da baleia, o que significa que normalmente a população de baleia se alimenta da população de lulas. Se a baleia parasse de existir, passaria a existir uma superpopulação de lulas; com mais lulas existindo, a tendência é que a presa das lulas desapareça e pare de existir, e consequentemente a lula também suma pois não terá alimento.

Por isso, a baleia é extremamente importante para evitar que exista uma superpopulação das mais diversas espécies no oceano. Dessa forma, com a existência da baleia todo o ecossistema aquático está equilibrado.

Migração e Nutrientes

As baleias são animais que migram constantemente de acordo com as características do local em que elas estão. Por isso, existe uma grande tendência de que elas “viajem” para buscar características biológicas mais agradáveis de acordo com a temperatura, por exemplo.

Um bom exemplo é o fato de que as baleias se alimentam na época de verão no polo sul, local onde o oceano é extremamente rico em nutrientes. Já na época fria do inverno, elas tendem a se deslocar, levando consigo os nutrientes obtidos no polo sul, que agora estão dentro do seu corpo.

Ao chegar em novas águas, a tendência é que a baleia seja presa de outros animais, como a orca; dessa forma, os nutrientes que estavam no corpo da baleia do polo sul passa para a orca desse novo local, e assim a baleia foi responsável por um transporte de nutrientes de uma água mais rica para uma mais pobre.

Portanto, ela também é extremamente importante para fortalecer outros peixes e até mesmo permitir que peixes que vivem em águas mais pobres tenham acesso a nutrientes essenciais para a vida das espécies.

Proliferação do Fitoplâncton

Fitoplâncton
Fitoplâncton

Muitos já sabem que as algas são a base da cadeia alimentar marítima, o que faz com que a preservação do fitoplâncton seja de extrema importância para todo o meio ambiente, inclusive para os seres humanos.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que algumas espécies de alga utilizam um tipo de casca feita basicamente pelo cálcio. Essa proteção vem tendo sua construção cada vez mais difícil ao longo do tempo por conta do aumento da acidez da água.

A baleia é extremamente importante nesse processo porque por meio de suas fezes elas fazem com que nutrientes sejam transportados (como já explicamos) e reciclados também para o local onde as algas estão.

Explicando de maneira mais simples: a tendência é que os nutrientes fiquem no fundo do oceano enquanto as algas estão na superfície. Dessa forma, as baleias se alimentam nas partes fundas do oceano, mas liberam suas fezes na superfície, o que faz com que haja um aumento considerável nos níveis de ferro e nitrogênio no ecossistema das algas, facilitando a proliferação do fitoplâncton e criação da casca de proteção.

Portanto, sem as baleias provavelmente o fitoplâncton não existiria mais, e sem o fitoplânction não existiria vida não apenas na água, mas também fora dele, já que esse conjunto de seres tem grande participação na transformação do gás carbônico terrestre em oxigênio; ou seja, ele é responsável por respirarmos

Você sabia que a baleia era um animal com tantas utilidades assim? É claro que o ser humano atribuiu muitas utilidades comerciais à baleia, mas é importante lembrarmos que o ecossistema da Terra funciona perfeitamente sem intervenção humana e cada animal possui um papel fundamental.

Isso basicamente significa que não precisamos ficar utilizando os animais como meros materiais, já que eles possuem uma importância muito maior para as outras espécies animais e para o meio ambiente do que para o ser humano e as necessidades comerciais que são levadas pela ganância sempre explorando os animais sem dó e sem seguir as leis.

Quer saber um pouco mais sobre as baleias e não sabe onde encontrar informação de qualidade? Sem problemas! Você pode ler também em nosso site:Baleia Livyatan Melvillei: Extinção, Peso, Tamanho e Fotos

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *