Home / Animais / Diferenças e Semelhanças Entre Baleia Orca e Tubarão Branco

Diferenças e Semelhanças Entre Baleia Orca e Tubarão Branco

Quando se trata de entender as principais diferenças e semelhanças entre a Baleia Orca e o Tubarão Branco, a briga pode ser boa, sabia?

O primeiro ponto a ser evidenciado é que a Orca consiste em um mamífero, enquanto o grande e imponente Tubarão Branco se trata de um peixe – mas, não qualquer peixe! Esse é um dos mais temidos e respeitados predadores marinhos de todos.

Justamente por tais aspectos, ambos conseguem manter uma atitude de grande respeito, sendo até mesmo alvo de apreciação e de diversos estudos!

De acordo com diversos biólogos o embate entre às duas espécies são situações realmente bastante raras, mas quando os dois acabam se estranhando por algum motivo, uma coisa é fato: as Orcas são as que levam a grande vantagem!

Isso se dá por conta de seu tamanho, bem como elevada inteligência e a capacidade de realizarem caças em grandes grupos.

Conheça 8 categorias fundamentais que ajudam a diferenciar a Baleia Orca e o Tubarão Branco!

Combates Raros, Mas Bem Curiosos!

De fato, historicamente, o embate entre às duas espécies é bastante raro, tanto que o último a ser flagrado por homens se deu há muito tempo, mais precisamente em 1977.

A batalha aconteceu na Costa da Califórnia, Estados Unidos. Ao serem ameaçadas pela presença de um Tubarão Branco, com um impressionante tamanho de 3,5 metros, uma Orca adulta, em companhia de seus filhotes, acabou aniquilando seu oponente.

As cenas impressionantes na época foram registradas por biólogos marinhos que ocasionalmente estavam passando no local do ocorrido.

O Tamanho é Outro Grande Diferencial

A Orca acaba levando uma grande vantagem nesse quesito, sendo que ela pode chegar a impressionantes 8 metros de comprimento, podendo ainda pesar cerca de 4,5 toneladas.

Já o Tubarão Branco em geral não passa dos 6,4 metros de comprimento, sendo que a maioria, na sua fase adulta atinge uma média de 3,5 até 5,5 metros. Já o peso máximo pode ser de cerca de 3,5 toneladas!

Velocidade

Aqui quem leva vantagem nesse diferencial é o Tubarão Branco. Isso porque ele pode chegar a nadar em uma velocidade realmente superior, que é de cerca de 60 km/h.

Outro detalhe que chama atenção, é que o Tubarão Branco pode chegar a quase 2 mil metros de profundidade.

No caso da Orca, ela geralmente não consegue passar de 5,5 km/h, e como naturalmente precisa emergir para poder respirar, ela jamais se permite descer mais do que 200 metros de profundidade!

A Arma de Ataque das Duas Espécies – Quem Leva Vantagem?

O Tubarão nesse quesito acaba se destacando, afinal, sua boca possui mais de 3 mil dentes, o que lhe permite o status de predador mais temido e respeitado!

Seus dentes possuem um tamanho bem assustador, uma vez que medem cerca de 7,5 centímetros, ficando ainda dispostos em diversas fileiras.

Nesse caso, a Orca acaba sendo mais “inofensiva”, porque possuem “apenas” entre 40 e 50 dentes, que podem atingir um tamanho de 10 centímetros!

Ou seja, a letalidade da mordida do Tubarão Branco acaba sendo bem mais evidente, mas ambos conseguem impor sua força!

A Alimentação – Conheça o Que Diferencia Um Do Outro!

Aqui as duas espécies possuem semelhanças, visto que tanto a Orca como o Tubarão possui um paladar bastante parecido.

Em geral, eles costumam se alimentar de leões marinhos, bem como focas, elefantes marinhos, tartarugas, golfinhos e o que mais surgir no seu caminho!

Orca se Alimentando
Orca se Alimentando

Ou seja, eles não são tão seletivos na hora de se alimentar, e qualquer animal que marcar “bobeira” no caminho de ambos poderá se tornar um forte candidato a almoço!

O Ataque! Quem Leva Vantagem Nesse Quesito?

A Orca acaba ganhando destaque quando se trata de entender mais detalhes sobre seu comportamento no momento oportuno de um ataque!

O fato é que elas tendem a ser animais substancialmente inteligentes e que tem como premissa básica atacar em bandos. Essa é uma maneira de elas conseguirem encurralar suas vítimas, e na maioria das vezes elas têm êxito!

No caso do Tubarão Branco, eles tendem a agir de maneira solo, sempre procurando atacar por baixo da sua presa – de maneira geral, ao realizar o ataque, o tubarão realiza várias mordidas até que consiga matar sua presa!

Conhecendo os Sentidos – Os Tubarões Brancos São Mais Desenvolvidos Nesse Caso Do Que As Orcas!

Não há qualquer chance da Orca superar o olfato preciso do Tubarão Branco! Isso tanto é verdade, que ele tem a capacidade de captar uma simples gota de sangue em uma piscina!

Mas, a Orca também possui características bem diferenciais quanto aos seus sentidos, visto que sua audição é extremamente apurada. Mas, mesmo assim, novamente o Tubarão Branco leva vantagem!

Isso porque, mesmo com uma audição invejável, a Orca não possui uma característica única que os Tubarões Brancos possuem de sobra – sensores elétricos!

Os Tubarões possuem sensores elétricos no decorrer de sua pele, de forma que isso lhe ajuda a detectar diversos animais mesmo que eles estejam extremamente distantes!

Conheça Os Pontos Fracos De Ambos!

Homem Se Aproxima Muito Perto de um Tubarão Branco
Homem Se Aproxima Muito Perto de um Tubarão Branco

Embora sejam animais imponentes, fortes e gigantes, eles também apresentam pontos fracos. Um exemplo disso pode ser associado ao fato de que o Tubarão Branco costuma recuar quando é atacado na região dos olhos, nariz ou até mesmo nas guelras.

A Orca pode ser considerada mais durona nesse quesito, embora ela seja considerada uma espécie mais dócil. Mesmo que ela tenha uma fama nem sempre tão positiva, ela somente ataca quando realmente se sente ameaçada!

E O Habitat? Quem Tem Mais Capacidade De Se Adaptar?

A Baleia Orca é bastante conhecida por sua enorme capacidade de adaptação, sendo que pode ser encontrada em praticamente todos os oceanos, desde os polos até o Equador.

Isso acaba sendo bem diferente com relação ao Tubarão Branco! Isso porque ele não tolera, de forma alguma, águas com temperaturas baixas, e por esse motivo ele comumente prefere viver em regiões mais quentes.

Em suma, ambos possuem diversas características, que embora próximas em alguns aspectos, ajudam a diferenciar seu comportamento em diferentes pontos!

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *