Home / Animais / Baleia Orca: Elas Atacam? Curiosidades, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia Orca: Elas Atacam? Curiosidades, Peso, Tamanho e Fotos

Orcinus é derivado do nome Orcus, um dos deuses romanos do mundo dos mortos que puniam os malfeitores – um nome apropriado para o predador mais temível do oceano. Orca, por outro lado, significa “em forma de barril”, referindo-se à forma redonda da baleia assassina. Orcinus Orca.

A baleia assassina já foi chamada de “assassina de baleias” por marinheiros que a viram atacando baleias. Com o tempo, o nome foi invertido. A baleia assassina também é conhecida como baleia-espada, baleia-assassina e blackfish.

A baleia assassina não é uma baleia, aliás nem é um peixe.  É um mamífero marinho.  Na verdade, é um golfinho e o maior golfinho da natureza.

Baleia Orca: Peso, Tamanho

Normalmente, as orcas medem entre 4,9 a 9,1 mts. de comprimento e podem pesar de 3 a 6 ton.  Os machos são maiores que as fêmeas.  Ao nascer, depois de 17 meses de gestação, seu único bebe orca já têm cerca de 2,4 mts. de comprimento e pesam 181 kg e dobram de peso e tamanho no primeiro ano.

Por causa do tamanho da baleia assassina, ela não é predada por nenhuma outra criatura no oceano. É um predador de ponta – no topo da cadeia alimentar – e o maior predador da Terra. Seu tamanho significa uma grande quantidade de força, que a baleia assassina usa para capturar presas.

Baleia Orca: Elas Atacam?

As baleias assassinas são carnívoros. Elas comem peixes, incluindo grandes tubarões e raias brancas , lulas , caranguejos , lagostas, focas, leões marinhos , dugongos , aves marinhas, pinguins, tartarugas marinhas e, claro, baleias, incluindo cachalotes e baleias azuis . Eles também comem alces nadando no oceano e, segundo os cientistas, comem ursos polares se a oportunidade surgir!

Como as baleias assassinas pegam tubarões e arraias sem serem mordidas? Eles os agarram e impedem que eles se movam. Quando os tubarões e as arraias não podem se mover, eles não podem respirar e, eventualmente, morrem de sufocamento.

Quanto a focas, leões marinhos e pinguins, baleias assassinas podem derrubar o bloco de gelo em que estão, ou fazer com que as ondas caiam no gelo, levando essas criaturas à água. Eles também podem saltar da água ou empurrar-se para a costa para pegar pássaros. As baleias assassinas caçam em grupos, por isso têm uma alta taxa de sucesso na caça.

Baleia Orca: Curiosidades

Estrutura Social

As baleias assassinas são criaturas muito sociais. Vivem em grupos de fêmeas relacionadas, chefiadas pela fêmea mais velha, chamadas de vagens. Um pod pode ter apenas três membros até cem ou mais. Um casulo pode consistir em até cinco gerações de baleias assassinas – as mais jovens, suas mães, avós, bisavós e trisavós. Vagens de baleias assassinas podem se reunir para formar um clã. Eles também podem ser divididos em grupos menores chamados subpods. Os membros de um grupo viajam, caçam e dormem juntos. Eles se comunicam uns com os outros e ajudam uns aos outros em momentos de dificuldade. Quando um membro do casulo morre, acredita-se que o resto chore.

Baleia Orca Dentro da Água
Baleia Orca Dentro da Água

Baleia Orca: Curiosidades

Ecolocalização

Baleias assassinas não têm órgãos olfativos ou um lobo do cérebro dedicado ao olfato, por isso acredita-se que eles não podem cheirar. Eles, no entanto, têm bons sentidos de visão e audição. Eles podem ouvir melhor que cachorros e até morcegos . Usando esse excelente senso de audição, as  orcas praticam a ecolocalização. Isso significa que as baleias assassinas produzem sons e ouvem os ecos. Dessa maneira, eles podem dizer se os objetos ou outros animais estão próximos ou distantes, e exatamente como estão próximos ou distantes.

Baleia Orca: Curiosidades

Idioma Complexo

O idioma das baleias assassinas é um dos mais complexos do reino animal. Eles produzem assobios agudos, chamadas pulsadas e pops de baixa frequência. Eles podem até fazer sons de palmas com suas mandíbulas. Os assobios são usados ​​para comunicação de curto alcance ou privada, enquanto as chamadas pulsadas são usadas para comunicação de longo alcance. Os membros do mesmo grupo fazem as mesmas chamadas, que os jovens aprendem com as mães. Além de se comunicar através do som, as orcas se comunicam através do toque e através de vários gestos, como dar cabeçadas e bater nas nadadeiras.

Baleia Orca: Curiosidades

Baleia Orca Subindo a Superfície Para Respirar
Baleia Orca Subindo a Superfície Para Respirar

Dormir de Olho Aberto

Como outros golfinhos , as orcas não podem dormir completamente, porque precisam subir à superfície para respirar de vez em quando. Em vez disso, eles dormem com apenas metade de seus cérebros. Se o olho esquerdo de uma baleia assassina está aberto, isso significa que o lado direito de seu cérebro está acordado e o outro dormindo, e vice-versa.

Baleia Orca: Curiosidades

Impotência na Barbatana

Uma das marcas registradas de uma baleia assassina é sua grande barbatana superior, chamada barbatana dorsal. As baleias assassinas têm as maiores barbatanas dorsais entre baleias e golfinhos , com os machos possuindo barbatanas dorsais maiores que as fêmeas. A barbatana dorsal não é composta de ossos, mas de tecido conjuntivo denso, e ajuda a baleia assassina nadar rápido em mar aberto.

Em estado selvagem, a barbatana dorsal de uma baleia assassina está na vertical, mas em cativeiro, geralmente “fracassa” ou colapsa de um lado. Existem várias razões para isso, como estresse, desidratação e falta de exercício.

Baleia Orca: Curiosidades

Agressividade com Humanos

Por mais temíveis que sejam, nenhuma baleia assassina é conhecida por atacar, e muito menos por comer, humanos em estado selvagem. Em cativeiro, é uma história diferente. Vários treinadores e funcionários de parques marinhos foram atacados por baleias assassinas, algumas delas mortas. No entanto, os cientistas afirmam que isso é devido ao estresse da parte da baleia assassina. Afinal, as baleias assassinas são mantidas em tanques que, por maiores que sejam, ainda são pequenos em comparação com o oceano, e são separados dos outros membros de sua vagem, às vezes até mesmo de seus filhotes.

Graças ao fato de que as baleias assassinas serem amplamente distribuídas em todo o mundo, e por sua grande população, elas não são consideradas ameaçadas como um todo. Isso não garante que as baleias assassinas estarão por perto para sempre. Embora as baleias assassinas não sejam caçadas em larga escala, elas podem ficar facilmente doentes devido à poluição. Sua população também pode diminuir se tiver mais dificuldade em encontrar presas

Veja também

Flamingo: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Se você se deparar com um Flamingo quando menos espera, em um passeio, ou mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *