Home / Animais / Anêmona Bolha: Características, Nome Cientifico e Fotos

Anêmona Bolha: Características, Nome Cientifico e Fotos

Uma das coisas mais interessantes sobre a fauna do mundo é justamente a grande diversidade de espécies que podemos encontrar e, consequentemente, a grande quantidade de informações existentes para se aprender mais sobre cada um desses seres vivos.

A verdade é que é praticamente impossível aprendermos de maneira detalhada sobre todos os seres vivos do mundo, mas devemos sim escolher alguns que nos ajudarão e guiarão nos estudos sobre a fauna do nosso planeta, e na maioria das vezes esses escolhidos são aqueles com características diferentes e interessantes.

A anêmona é um animal muito diferente dos que estamos acostumados a ver e muitas vezes pode ser confundida com uma planta, e é exatamente por isso que ela atrai tantos estudiosos e, consequentemente, pode ser um excelente objeto de estudo para você.

Portanto, neste artigo vamos falar especificamente de uma espécie conhecida como anêmona bolha. Assim, leia o artigo até o final para saber mais sobre as características dessa espécie, qual o seu nome científico, qual é a relação que a anêmona bolha possui com o peixe palhaço e também onde ela pode ser encontrada na natureza.

Anêmona Bolha
Anêmona Bolha

Características da anêmona bolha

As características da anêmona são justamente o que fazem dela um animal tão interessante, principalmente porque algumas coisas como o seu formato podem ser consideradas muito parecidas com os de uma planta.

Em primeiro lugar, essa espécie é considerada muito bonita e exótica pois ela possui 4 cores diferentes que variam entre azul, roxo, amarelo e verde, de forma que ela parece um pouco com um ser vivo natural holográfico, e isso realmente é extremamente bonito.

Em segundo lugar, a anêmona bolha possui esse nome justamente porque ela não é como a anêmona comum que possui tirar retas, mas sim é formada por diversas bolhas ao longo dessas tiras, de forma que ela pode ser facilmente reconhecida.

Em terceiro lugar, algo muito interessante e diferente é que ela tende a ser diferente de acordo com a superfície em que se encontra. Assim, no fundo do mar ela é bem mais resistente do que em sua superfície.

Por fim, podemos também dizer que essa anêmona tende a formar grandes colônias junto com outras anêmonas da mesma espécie, o que com certeza é algo muito bom para o peixe palhaço, como você irá entender em tópicos a seguir.

Nome científico da anêmona bolha

O nome científico dos seres vivos não serve apenas para os estudos de cientistas, mas também nos ajuda a entender um pouco mais sobre como determinado ser vivo está classificado em nosso mundo e, consequentemente, qual é o tipo de relação que ele possui com outros animais, já que seres vivos parecidos estão encaixados nas mesmas classificações e, consequentemente, acabam por ter nomes parecidos.

No caso da anêmona bolha podemos dizer que o seu nome científico é Entacmaea quadricolor e isso significa de uma forma geral que o nome do gênero desse animal é Entacmaea enquanto o nome da sua espécie é quadricolor, justamente por conta da quantidade de cores que ela possui.

Tudo isso significa de maneira geral que seres vivos com características muito parecidas serão encaixadas no mesmo gênero e, se esses seres forem idênticos, eles farão parte da mesma espécie.

Por fim, podemos também relembrar que algumas subespécies desse animal podem acabar tendo 3 nomes diferentes em sua constituição, e é exatamente por isso que devemos não apenas estudar o nome científico desse ser vivo, mas de outros que estão relacionados com ele para que seus estudos fiquem ainda mais interessantes e cada vez mais completos.

A anêmona e o peixe palhaço

Sabemos que literalmente todo o nosso planeta está co-relacionado e isso basicamente quer dizer de maneira geral que todos os seres vivos presentes nele se influenciam mesmo que de maneira mínima, principalmente por meio da cadeia alimentar, que mostra a relação direta existente entre os animais.

Porém, um outro aspecto que também demonstra como os seres vivos se relacionam e também como se influenciam são as relações biológicas. Isso porque as relações biológicas são justamente as relações existentes entre seres vivos de diferentes espécies visando alguma coisa.

No caso, podemos dizer que a anêmona possui uma relação de inquilinismo com o peixe palhaço. Isso porque esse tipo de relação se caracteriza por apenas uma espécie ser beneficiada.

Assim, é possível perceber que na relação de inquilinismo desses dois seres vivos temos apenas o peixe palhaço como beneficiado, justamente porque ele tende a se esconder de predadores nas anêmonas mas ao mesmo tempo não oferece nada em troca para elas, já que anêmonas não são predadores de peixe palhaço.

Logo, esse tipo de relação demonstra que os animais da natureza realmente estão conectados de muitas maneiras e, consequentemente, se um animal acaba atingido a tendência é que o seu animal co-relacionado também se atinja.

Habitat da anêmona bolha

Por fim, o habitat de um ser vivo também diz muito sobre ele, e é exatamente por isso que devemos saber exatamente onde a anêmona bolha pode ser encontrada, até mesmo para que você consiga ver a espécie pessoalmente se essa for a sua vontade.

Basicamente, podemos dizer que essa espécie está presente na maioria das vezes em água doce e por isso ela pode ser encontrada mais facilmente ao longo dos oceanos do nosso planeta.

Sendo assim, basicamente a anêmona bolha pode ser encontrada no Oceano Pacífico Sul, no Oceano Índico e, por fim, no Mar Vermelho, que tende a se destacar dos outros dois dessa lista porque na verdade ele é um braço do Oceano Índico e, diferentemente do que muitas pessoas pensam, também possui água doce.

Portanto, agora você já sabe onde pode encontrar a anêmona bolha com uma maior facilidade na nossa natureza de forma simples. É ainda mais interessante aprender sobre o habitat dos seres vivos de nosso planetaporque dessa maneira entendemos também como eles funcionam!

Gostou desse texto e gostaria de ler outros conteúdos parecidos com esse? Que bom! Então confira em nosso site outros textos similares: Traça-Indiana-da-Farinha – Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *