Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Heléboro: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Flor Heléboro: Características e Nome Cientifico

Em todo o mundo, independentemente do local em que se esteja, o certo é que as flores são parte do cotidiano de todas as pessoas. Além da parte de paisagismo, as flores ainda são muito importantes em alguns locais como fonte de alimentação.

Isso porque, por mais que no Brasil não haja o costume tão rotineiro de se alimentar a partir das flores, em alguns países da Europa é possível presenciar pratos e restaurantes completos que fazem uso das flores para a ornamentação. Naturalmente, como essas flores em questão são comestíveis e não causam qualquer problema ao consumidor, as pessoas costumam comê-las junto ao restante do prato.

Esse processo é bastante interessante e curioso para os brasileiros, mas é visto como algo comum em diversos locais do planeta Terra, por mais que no Brasil as flores tenham outras funções para a sociedade.

Ademais, por mais que se possa estranhar, os outros primatas além das pessoas costumam comer flores com bastante frequência, algo que é bastante nutritivo para muitas espécies de macacos ou orangotangos, por exemplo.

De qualquer forma, o certo é que no Brasil as flores são muito mais usadas para fins estéticos, estando presentes em muitas casas como uma forma de decoração. É por esse motivo que o paisagismo se tornou tão popular no país ao longo dos últimos anos, ocupando posição considerável entre as profissões que mais crescem em todo o país.

Como as pessoas cada vez mais buscam uma relação mais próxima com a natureza, caba por ser natural que o paisagista seja muito requisitado, tendo em vista que muitos desejam criar belos jardins, decorados de maneira profissional, e não possuem o conhecimento necessário e nem as técnicas precisas para fazê-lo. Portanto, ao entrar em contato com um paisagista, esse técnico consegue fazer com que o sonho de jardim de qualquer um possa sair do papel.

As Flores de Inverno

Assim, as flores ocupam uma função muito importante na sociedade nacional, estando presentes em todos os cantos do país, sempre para decorar ambientes de maneira bela e suave.

Porém, acontece que a maioria das flores começam a ficar belas apenas entre a primavera e o verão, logo depois de passado o inverno. Além disso, poucas flores são capazes de sobreviver a climas muito frios, com ventos e chuvas frequentes, por exemplo.

Como o Brasil possui grande parte do seu território em área tropical e equatorial, pouco se fala a respeito disso, mas há locais do país em que muitas flores sempre morrem ou deixam de florescer nessa época do ano.

Para resolver o problema, porém, há a possibilidade de escolher também por flores de inverno para a ornamentação do jardim, algo que torna o seu ambiente natural bonito e sofisticado também nos momentos mais frios do ano.

Conheça a Flor Heléboro

Entre as muitas flores de inverno que se pode buscar, já que há algumas que são capazes de resistir a temperaturas realmente baixas, a flor heléboro se encaixa muito bem em qualquer tipo de jardim, já que as suas variações permitem bastante maleabilidade no seu encaixe.

A flor heléboro é, por tradição e por essência, uma flor de inverno, sendo a escolha perfeita para quem deseja ter uma jardim pomposo e belo não apenas nas estações mais quentes do ano. No Brasil, a flor heléboro pode ser encontrada pela internet ou, então, em algumas lojas de flores mais tradicionais, já que a heléboro não é exatamente a flor mais popular do país.

Flor Heléboro no Inverno
Flor Heléboro no Inverno

Porém, para quem realmente deseja ter essa flor na sua casa, dando um visual diferenciado para o jardim também no inverno, é bastante interessante comprar a flor heléboro.

Veja abaixo mais informações e detalhes sobre a flor heléboro, compreendendo as características da flor e como se dá o encaixe dessa flor no jardim.

Características da Flor Heléboro

A flor heléboro provém de uma planta de característica herbácea, que cresce de forma lenta e alcança, em geral, meio metro de altura quando em fase madura. A planta que gera a flor heléboro, portanto, se encaixa bem em qualquer tipo de jardim, já que não é necessário um grande espaço para que a flor heléboro se desenvolva e apareça com força nos momentos de inverno.

As folhas são grandes, além de serrilhadas e de cor verde-escura, sendo as flores da planta muito grandes e com variações de cores. Dessa forma, as flores podem ser brancas, rosas ou lilás, mas o certo é que, de qualquer maneira, a flor heléboro interage muito bem com o ambiente ao seu redor.

Assim, a flor é muito recomendada para diversos objetivos, desde a decoração de interiores até a decoração e jardins mais amplos e abertos, embora o mais comum mesmo seja ver a flor heléboro na natureza, em ambiente aberto de jardim.

Nome Científico e Cuidados com a Flor Heléboro

A flor heléboro atende pelo nome científico de Helleborus, sendo que a outra parte do nome depende do tipo da planta.

Ademais, a flor heléboro provém de uma planta típica de clima subtropical, o clima da região Sul do Brasil. Dessa forma, não é aconselhável que a flor tome doses grandes e prolongadas de sol por dia, sendo mais recomendado deixar a flor heléboro sob uma árvore.

Dessa maneira, será possível pegar algumas partes dos raios solares sem que a flor seja totalmente afetada pela força do sol.

Nome Científico - Helleborus
Nome Científico – Helleborus

Ademais, o solo da flor heléboro precisa ser fértil, rico em matéria orgânica e com areia e algumas pedras pequenas para a drenagem. Porém, é interessante saber que não se pode exagerar na quantidade de matéria orgânica no solo, já que um exagero nessa questão fará com que a flor heléboro não apareça muito, dando crescimento para as folhas.

Outra dica muito importante da flor heléboro é a proteção às raízes, já que as raízes dessa planta são, em geral, bastante frágeis a impactos ou até mesmo a animais. Portanto, é recomendado que a flor heléboro seja protegida por um pequeno cercado no solo, que não a deixe vulnerável e, ainda assim, mantenha toda a beleza da planta que gera a flor heléboro.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *