Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Flox: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Flor Flox: Características, Nome Científico e Fotos

Você já ouviu falar da Flor Flox? Elas são exuberantes e encantam qualquer pessoa que observe-as pela primeira vez! 

Ela é conhecida cientificamente pelo nome Phlox Drummondii e está classificada na família Polemoniaceae, dentro do gênero Phlox. 

São flores de rara beleza, com aparência única e capaz de embelezar qualquer ambiente! Continue acompanhando este post para conhecer mais sobre a Flor Flox, quais suas principais características, as curiosidades além de muitas fotos. Confira! 

Características da Flor Flox

Ela é uma flor distinta das outras, com seus próprias características e peculiaridades. Ela possui diferentes colorações, desde rosa, roxo até branco e vermelho. São flores anuais, ou seja, as flores brotam praticamente o ano todo e, desta forma, são ideais para jardins, floreiras ou varandas. 

É importante destacar que são flores que adoram a luz solar. Elas necessitam ficar expostas para que as flores brotam cheias de vida. 

É uma flor de origem Norte americana, ela é oriunda dos Estados Unidos, mais precisamente do Estado do Texas. Sendo assim, suporta temperaturas tropicais, como também temperado e subtropical. No Brasil, a planta teve excelente adaptabilidade e compõe diversos jardins espalhados pelo país. 

A planta não cresce muito, apresenta um tamanho igual ou inferior aos 30 centímetros. Ela possui um vasta quantidade de ramos, estes que são densos, com folhas esverdeadas semelhantes a uma lança, são moles e também macias. Já quando falamos das flores em si, elas brotam em forma de buquê, todas agrupadas e um único ramo. 

São pequenas e encantam os olhos de quem a observe. Há ainda dois tipos de flor flox: São as dobradas e as simples. Tudo varia de acordo com a espécie e isso interfere se as flores nascem dobradas, estreitas, mais largas ou mesmo lisas. 

Elas nascem praticamente o ano todo, porém, é no inverno onde elas aparecem pela primeira vez, e permanecem durante toda a primavera e grande parte do verão. Apenas no outro é onde a planta não pode ser vista com muita frequência, mas mesmo assim, de acordo com a espécie, ela pode ocorrer também nessa estação. 

Características da Flor Flox
Características da Flor Flox

Gostou delas e quer colocar algumas flores fox na sua casa? Confira a seguir algumas dicas de espaço, local e terra para total sucesso do seu plantio com essas belíssimas e exuberantes flores. 

Como Plantar a Flor Fox? 

As flores flox são ideais na composição de jardins, sobretudo com gramados, onde elas ficam presentes na borda ou mesmo como planta ornamental espalhado ao longo do ambiente. 

Não é apenas em gramado que ela se dá bem, pode ser cultivada em vasos com muita facilidade. O ideal é que você se atente a alguns fatores determinantes na hora do plantio da sua flor fox. Veja quais são eles a seguir! 

Espaço

o Espaço determinará o quanto sua planta irá crescer. Se deseja que ela fique grande, com muitos ramos, plante-a em um espaço grande, de preferência diretamente na terra junto com outras plantas. Porém, se não possui muito espaço em casa, fique atento e coloque-a em um vaso.

Espaços para Plantação da Flor Flox
Espaços para Plantação da Flor Flox

Os vasos são excelentes alternativas para quem mora em apartamento, quitinete ou casas que não possuem quintal. Por isso antes de cultivar qualquer planta, veja se a sua casa suporta e que a planta viverá com qualidade no seu ambiente. 

Iluminação Solar

A iluminação solar é fundamental na vida de qualquer planta, desta maneira é preciso atenção redobrada quanto aos cuidados com a exposição da planta. 

A flor fox é uma planta que não suporta temperaturas muito altas, ela suporta o frio, mas não vive em temperaturas extremas. Por isso, o ideal é que cultive-a em meia sombra, que em algum período do dia ela receba por algumas horas de iluminação solar. Isso fará muito bem para a vitalidade da sua planta e ela florescerá de maneira esplêndida. 

Terra

A terra é fundamental para que sua planta cresça  com qualidade e com os devidos nutrientes. Uma terra boa é aquela que possui os minerais, fornece alimento para a planta. Evite terras arenosas e de preferências para aquelas ricas em matéria orgânica, com adubo e compostagens. 

Terra para Plantação
Terra para Plantação

Assim como os dois itens citados acima, a terra é vital para a saúde da planta. Então atente-se e não plante a sua flor fox em qualquer terra. É importante destacar a importância de uma terra bem drenada, onde a água não acumule e não prejudique a planta. Lembre-se de quando for plantar a flor fox (muda ou semente) de fazer buracos de 15 a 30 centímetros no solo. 

Água

Por último, mas não menos importante, temos a água. Faça regas na planta regulares na planta. Pode regar todo dia, porém, atente-se em relação a quantidade, pois se colocar uma quantidade além do que ela precisa, pode afogar a planta e consequentemente matá-la.

Importância de Regar as Plantas
Importância de Regar as Plantas

É a água quem vai manter a sua planta viva, com os nutrientes absorvidos e com a saúde necessária. 

Como Reproduzir a Flor Flox? 

Uma dúvida frequente que todo cultivador iniciante possui é em ralação a fazer mudas da planta. Fazer muda é excelente alternativa para reproduzir as plantas que você já tem na sua casa. Sendo assim, muitas pessoas procuram fazer para presentear , ou mesmo apenas para a multiplicação da espécie. 

No caso da flor flox, é muito fácil reproduzi-la. Você precisará de poucos instrumentos. É rápido e muito simples, veja como a seguir: 

Primeiramente escolha de qual pé você vai retirar o ramo para replantar em outro local. Escolha um ramo que não possui botões e corte aproximadamente 10 centímetros dele, é importante também retirar as folhas presentes nos primeiros centímetros. 

Coloque na água para que as raízes possam se desenvolver (você pode utilizar qualquer pote com uma camada rasa de água). Deixe a planta ali por alguns dias, aos poucos, será possível notar as raízes crescendo e se desenvolvendo. É fundamental deixá-la sob a iluminação solar nesse período. 

Feito isso, após as raízes crescerem, leve-as para a terra e posicione-as onde deseja cultivá-las! 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e continue acompanhando nossos posts para ficar por dentro das melhores dicas e informações!

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *