Home / Plantas / Bonsai de Gabiroba: Como Fazer e Cultivar

Bonsai de Gabiroba: Como Fazer e Cultivar

O bonsai pode ser considerado uma arte que atrai diversas pessoas ao redor de todo mundo, principalmente porque ver árvores em tamanho reduzido não é comum e ao mesmo tempo é algo extremamente interessante, exatamente porque não é comum.

Essa é uma técnica japonesa que acabou espalhando para todo o mundo, e nos dias de hoje as pessoas estão adaptando o bonsai em árvores e plantas de seus países, de forma que essa arte está se tornando cada vez mais famosa e também muito globalizada.

A gabiroba é uma planta presente no Brasil que vem ganhando cada vez mais popularidade, assim como você pode perceber pelos nossos textos aqui no site. E exatamente por causa dessa fama cada vez maior as pessoas estão procurando como fazer um bonsai de gabiroba.

Porém, nem sempre a internet possui todas as informações que procuramos, e pode ser um pouco complicado encontrar dicas sobre essa técnica tão milenar.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre como você pode fazer um bonsai de gabiroba de maneira fácil, sem gastar muito; além disso, você verá também como cultivar esse bonsai com o passar do tempo. Logo, continue lendo o artigo para saber como fazer tudo isso!

O que é o Bonsai de Gabiroba?

Apesar de ser muito conhecido, muitas pessoas ainda não sabem que a gabiroba pode ser feita em forma de bonsai. Isso significa basicamente unir a técnica japonesa à planta brasileira, o que causa um efeito muito interessante e bonito.

Ao cultivar a gabiroba com a técnica de bonsai, é claro que a sua muda ficará em tamanho pequeno para o resto da vida, e você acabará criando um ecossistema em miniatura, algo extremamente interessante e visualmente muito bonito.

Bonsai de Gabiroba Características

Com isso, podemos dizer que o bonsai de gabiroba nada mais é do que um bonsai feito com a planta da gabiroba, e é exatamente por isso que você pode aprender a cultivá-lo de maneira simples, já que essa planta já está acostumada com o clima do nosso país e o bonsai é ao mesmo tempo simples de cultivar, apesar de parecer difícil.

Portanto, vamos ver mais informações sobre o plantio e também o cultivo do bonsai de gabiroba para que você saiba exatamente o que deve fazer na hora de cuidar com muita dedicação do seu futuro bonsai!

Como Fazer um Bonsai de Gabiroba

A ideia de fazer  um bonsai pode parecer extremamente difícil, principalmente quando nos deparamos com aquela árvore minúscula em um vaso, algo que é extremamente incomum e ao mesmo tempo muito interessante, já que serve para diversos tipos de ornamentação e também gera muita curiosidade.

A verdade é que fazer um bonsai pode realmente não ser algo tão simples assim, mas seguindo os passos certos você com certeza conseguirá dominar essa arte. É claro que quanto mais bonsais você fizer, mais prática terá; porém, vale a pena começar de agora mesmo.

Caso você não saiba como fazer um bonsai e queira aprender, siga o passo a passo simplificado que te falaremos agora!

O Passo a Passo do Bonsai de Gabiroba

Passo 1: Escolha o tamanho

Antes de mais nada, você precisa principalmente decidir qual tamanho o seu bonsai terá; e isso deve ser decidido antes de ir até a loja de plantas, que corresponde ao passo seguinte.

O tamanho irá refletir diretamente no número de cuidados que você precisará ter, e por isso é interessante que você pense bem sobre isso antes de decidir; pense também sobre todo o espaço que você tem disponível, por exemplo.

Passo 2: Escolha a muda

Após ter decidido o tamanho que o seu bonsai terá, vá até uma loja e encontre a planta que mais te agrada. Lembre-se de que plantar desde a semente é ainda mais trabalhoso, e por isso seria mais interessante comprar a muda já pronta, até mesmo para que você veja resultados mais rápidos. Escolha plantas de cores vivas e saudáveis.

Passo 3: Escolha o vaso

A escolha do vaso é essencial para que seu bonsai fique muito bonito. Por isso, escolha um vaso grande o suficiente para suportar sua árvore, mas ao mesmo tempo bonito o suficiente para servir como ornamento.

Passo 4: O preparo

O preparo do bonsai é simples. Com tudo em mãos, coloque a terra no vaso (que deve ser de acordo com a planta que você escolheu), corte um pouco das raízes da planta e coloque no vaso.

Pronto! Dessa forma você montou o seu próprio bonsai de maneira bem simples.

Como Cultivar o Bonsai

Engana-se quem pensa que a tarefa mais difícil é plantar, já que na verdade ela é a mais simples. Após plantar o seu bonsai, é hora de você aprender a cultivar a planta da maneira correta para que ela continue muito bonita com o passar do tempo e o seu bonsai fique sempre perfeito.

A rega é a parte principal do cultivo do bonsai, já que água demais pode encharcar a raiz e fazer com que a planta morra, enquanto pouca água pode acabar fazendo com que a planta morra ressecada.

No caso do bonsai, você deve regar sempre que o solo estiver seco, o que significa que essa rega pode ser feita até mesmo mais de uma vez por dia dependendo da espécie, e por isso é interessante você regar de acordo com as necessidades da planta que você comprou.

Além disso, é interessante que às vezes você troque a terra, assim a sua planta não irá acumular fungos, por exemplo; e tudo crescerá de maneira bem mais saudável e seu bonsai ficará cada vez mais bonito.

Quem diria que uma técnica tão bonita poderia ser feito com plantas tão diferentes das japonesas, não é mesmo? É por isso que o bonsai é tão interessante de se aprender, comece a cultivar o seu!

Quer saber ainda mais informações sobre a gabiroba antes de começar a cultivar a planta na sua casa? Sem problema nenhum, temos sempre o melhor texto para você! Leia também aqui em nosso site: Quanto tempo a gabiroba leva para produzir?

Veja também

Gabiroba Murici: Características, Nome Cientifico e Fotos

A gabiroba é nativa dos cerrados do Brasil. Mas, também pode ser encontrada por todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *