Home / Plantas / Tudo Sobre A Flor De Chagas: Características E Nome Científico

Tudo Sobre A Flor De Chagas: Características E Nome Científico

Já perdi a conta de quantas matérias escrevi a respeito das inúmeras espécies de flores que existem pelo Brasil e ao redor do mundo, não dá para resistir a toda beleza que permeia essa flora belíssima que está a nossa volta.

Eu quero ver se o seu conhecimento a respeito das flores está afiado! Quais delas você conhece? Já ouviu falar na Flor de Chagas? Ela também é conhecida como Bico-de-Papagaio e creio que você e muitas outras pessoas não a conhece bem, talvez nem tivesse ideia sobre a existência dela!

Ei, porque não tira um tempinho para ler esta matéria que eu lhe preparei com tanto carinho? Prometo que serei breve e objetivo, vem comigo!

Características e Nome Científico da Flor-de-Chagas

Esta planta vem lá da terra de nossos “Hermanos”, ou seja, do México, mesmo assim alguns de nós a conhece porque ela também está presente em nosso abençoado país, mas confesso que não vejo muitos exemplares dela por aí.

Nomes científicos nunca foram a minha praia, os estudiosos os criam como forma de identificar a espécie, é nada mais nada menos que uma linguagem entre eles. Nossa linda florzinha chama-se Tropaeolum majus.

A nossa Bico-de-Papagaio tem uma cor avermelhada de cegar os olhos, sério, a sua tonalidade é completamente forte e suas folhas possuem um verde bem escuro também. A beleza desta flor é apaixonante, a mistura de cores dela encanta qualquer um!

Se você se interessa por espécies de plantas e gosta de tê-las em sua casa, então sabe que uma das primeiras coisas que é preciso ter em mente é qual o espaço que a flor ocupa, para as pessoas que moram em apartamento, por exemplo, isso é quase que uma regra e jamais pode ser ignorada.

Nossa Flor-de-Chagas pode alcançar de 1,0 a 4,0m de altura, uma proporção bastante considerável, lembrando que as folhas dela são bem longas e um pouco grandes, chegando a medir de 7 a 16cm de comprimento. Ao olhar para a folhagem da nossa Chagas você pode pensar que são bem grossas, mas possuem uma espessura bem fininha e um pouquinho sensível.

As flores possuem mil utilidades, mas a que mais interessa a maioria das pessoas é a sua capacidade de enfeitar os ambientes da casa e deixá-los sempre mais bonitos e alegres, nossa Bico-de-Papagaio é muito visada no Natal, tudo isso porque possui a cor vermelha que é muito marcante nesta data festiva.

Só lembrando a você que está linda florzinha não possui apenas a cor vermelha, eu também encontrei algumas com tons em branco, sendo que no centro dela há outras tonalidades variadas.

Tenha a Sua Bico-de-Papagaio

Toda e qualquer planta precisa de um solo específico para se desenvolver, mesmo aquelas que não exigem tanto do ambiente, com esta florzinha ocorre o mesmo, ela aceita somente solos bem soltinhos e que possuam uma boa capacidade de drenagem, lembre-se de que nenhuma espécie consegue crescer quando esta encharcada, isso faz com que as raízes fiquem sufocadas.

O clima é um fator altamente influente na vida de uma flor, praticamente todas espécies precisam do contato com o sol, porém, muitas necessitam apenas de uma exposição parcial com a luz solar.

Nossa incrível Flor-de-Chagas adora bastante o sol e isso ocorre de tal maneira que ela pode até ficar completamente exposta a ele.

Não se esqueça de que toda flor precisa ser regada, por isso é sempre necessário que você de uma molhadinha na sua Bico-de-Papagaio, mas não a encharque, isso vai acabar matando ela.

Bico-de-Papagaio
Bico-de-Papagaio

Esta incrível espécie costuma florescer na Primavera, porém, os cultivadores que a utilizam para fins de venda, conseguem manipulá-la e fazer com que ela floresça no Natal, época em que é bastante procurada pelos consumidores, pois serve como enfeite para tal comemoração.

Deixar uma planta em local fechado e sem contato com o clima é algo bastante prejudicial para ela, com certeza isso a fará mofar e todo o seu esforço para cuidar dela irá por água a baixo.

A Bico-de-Papagaio precisa de bastante ventilação, isso influencia positivamente no seu crescimento e desenvolvimento, lembrando que as plantas são como nós seres humanos, elas precisam respirar, por isso, o ar é algo necessário.

Ainda se tratando dos cuidados com a nossa florzinha, fique sabendo que ela é considerada uma espécie rustica, ou seja, não precisa de tantos mimos para se desenvolver. Mas é bom que você preste muita atenção nas dicas que eu te dei, elas são o mínimo que você precisa fazer!

Se você possui bastante espaço aí na sua casa, ou então se tiver um sitio com bastante vegetação, ela pode ser perfeita para ser propagada em grande escala, mas para ter mais de uma Bico-de-Papagaio é preciso obedecer a algumas regras que são imprescindíveis para não haver interferências no crescimento de todas elas.

Os galhos que serão utilizados para fazer a reprodução precisam ter exatos 30cm de diâmetro e também de profundidade, algo inferior a isso não dará certo.

Tome bastante cuidado quando for retirar os galhos da sua Bico-de-Papagaio já formada, se você realizar este procedimento de forma incorreta pode ser que acabe matando ela, procure utilizar uma tesoura de jardinagem, com ela tudo vai dar certinho.

O espaço entre um galho e outro é de 50cm, isso vai permitir que cada flor tenha uma área suficiente para crescer de forma adequada. Você pode colocar até 3 galhos em cada buraquinho que cavar para plantar a sua flor. Dá para ter bastante flores!

Se você for plantar a Flor-de-Chagas em vaso vai acabar precisando de utilizar produtos que componham nutrientes suficientes para ajudar no desenvolvimento da plantinha, cuidado com os compostos orgânicos, eles estão repletos de nitrogênio. Este componente acaba prejudicando a flor e a mata rapidamente, portanto, não dê bobeira, seu dinheiro não é capim para ser jogado fora assim de mão beijada!

Muito obrigado pela sua visitinha, quero que você retorne aqui em uma outra oportunidade, pois estarei lhe esperando com conteúdos inéditos e imperdíveis.

As melhores matérias estão sempre aqui, brigadão mesmo pela sua presença e volte toda vez que quiser aprender sobre a fauna e flora brasileira. Tchauzinho!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *