Home / Plantas / Top 10 Espécies De Cactos Com Flores Para Decoração

Top 10 Espécies De Cactos Com Flores Para Decoração

Se você não tem muito conhecimento a respeito dos Cactos e acha que eles só servem para ficar expostos nas áreas desérticas, então é melhor mudar os seus conceitos.

Qualquer amante da flora que se preze sabe que os Cactos são excelentes plantas ornamentais, eles podem decorar qualquer espaço seja ele interno ou externo.

Se você quiser ter essa planta em sua casa e ainda usá-la como um ótimo objeto decorativo, basta me seguir nesta matéria super legal sobre os Cactos!

A partir de agora vou lhe mostrar 10 Cactos que possuem flores e são ótimos para fins decorativos!

10 Espécies De Cacto Super Ornamentais

Primeiro eu vou começar falando do Cacto Flor de Maio, as suas flores podem surgir em diversas cores: podem ser rosas, vermelhas, enfim, são uma infinidade de possibilidades, mas certo é que todas elas são super bonitas.

1º Flor de Maio

As flores do Flor de Maio possuem um aspecto picado, este cacto fica ótimo em ambientes externos como jardins e quintais com terra, como ele não suporta temperaturas muito altas é sempre bom que você o deixe só lado de fora da sua casa, pois pode ser que nos períodos de calor os ambientes da sua residência fiquem bastante abafados.

É bom que você saiba bem onde deseja colocar este cacto, ele possui exatos 30cm, por isso é bom achar um local perfeito para deixá-lo bastante à vontade, lembrando que ele é uma espécie que fica melhor em ambientes externos!

Flor de Maio
Flor de Maio

2º Dama da Noite

O segundo cacto que você precisa conhecer é o Dama da Noite, as flores deste excêntrico cacto são em um formato fechado e triangular, diferente do que estamos acostumados a ver esta espécie não possui espinhos, alguns dizem que existe até a possibilidade dele nascer espinhoso, mas esta é muito rara.

Em seu habitat natural o Dama da Noite possui a capacidade de assumir um aspecto semelhante à das plantas trepadeiras, ele pode fixar suas raízes no chão e se misturar a alguma árvore que estiver por perto.

Dama da Noite
Dama da Noite

Esta espécie de cacto não necessita de água, não pense você que o fato dele não precisar de liquido é algo comum, nem todo cacto possui a capacidade de viver sem água, apenas algumas espécies são assim.

Não acredito que uma planta que alcance 2,0 a 6,0m de altura possa permanecer dentro de casa, por isso está espécie de cacto é mais uma planta que fica perfeita em ambientes externos.

Lembrando que o nome Dama da Noite é referente as suas flores que desabrocham durante o período noturno!

3º Cacto Bola

Já viu um cacto em formato circular? Se nunca tiver presenciado uma espécie assim, então conheça o Cacto Bola, ele mais parece uma bola espinhosa, por causa deste detalhe super excêntrico ele é um dos mais visados quando o assunto é decoração!

Cacto Bola
Cacto Bola

Desculpe, mas se está procurando uma espécie para enfeitar ambientes internos está não é a mais adequada!

4º Cacto Mammilaria elongata

Agora sim você verá uma espécie de cacto que pode ser cultivado em ambientes internos, ele pode ser colocado em pequenos vasinhos para decorar janelas, beirais e outros espaços.

O Mammilaria é considerado um cacto de pequeno porte e de forma comprida tendo o seu crescimento para cima, com certeza você tem um espaço perfeito em sua casa!

Cacto Mammilaria Elongata
Cacto Mammilaria Elongata

5º Cacto Mammilaria

Esta espécie de cacto é semelhante ao Cacto Bola, mas ele é bem menor e é mais uma espécie que fica perfeita em locais internos, ao meu ver ele é um pouco mais belo do que os outros.

Ele possui uma aparência muito bela com um tom verde bem vivo que misturado ao seu formato circular, transmite uma beleza incrível.

Cacto Mammilaria
Cacto Mammilaria

6º Cacto Verde E Amarelo

O nome é uma referência aos seus muitos arbustos que são verdes com detalhes em amarelo, este cacto não possui apenas um longo arbusto como os tradicionais.

Cacto Verde E Amarelo
Cacto Verde E Amarelo

O Cacto Verde e Amarelo não é lá uma espécie que você possa colocar num pequeno vasinho para ornamentar os espaços da sua casa, afinal de contas, ter um cacto que pode alcançar até 8m não é lá uma tarefa fácil. Já imaginou uma coisa enorme dessas dentro da sua sala?

7º Cacto Sianinha

Cacto Sianinha
Cacto Sianinha

Ele é mais excêntrico ainda do que os cactos tradicionais, seus arbustos são em formato espiral e suas flores são num tom vermelho, roxo e ainda com uma mistura de rosa.

O Sianinha é como o Cacto Dama da Noite, seu florescimento ocorre no período noturno e também à tarde.

Este cacto consegue alcançar um tamanho de 15cm e as vezes as suas raízes se soltam do solo e fixam-se em árvores.

8º Cacto Cereus

Cacto Cereus
Cacto Cereus

Se você tem um quintal bem grande onde é possível plantar muitas flores e outros tipos de planta, então o Cereus é um tipo de cacto que vai ficar perfeito nos espaços exteriores da sua casa.

O grande Cereus não é lá uma espécie que se possa colocar em espaços pequenos, pois ele cresce até 15m de altura. Este cacto possui um aspecto bastante tradicional, ou seja, ele possui aquela manjada cor verde e é comprido como os cactos desérticos.

9º Ripsalis

Ripsalis
Ripsalis

Eu achei este cacto bastante parecido como uma samambaia, ele não possui um único arbusto como os tradicionais, ele é repleto de um emaranhado de arbustos que se entrelaçam um no outro. Ele é um dos mais belos cactos que já vi!

As flores do Ripsalis são brancas e no meio de todos os arbustos entrelaçados ela dá ao cacto uma aparência muito mais convidativo.

Por causa da sua semelhança com a Samambaia o espaço o qual ele ocupa é o mesmo desta planta, você pode deixá-lo em vasos de tamanho médio.

10º Figo-da-Índia

Figo-da-Índia
Figo-da-Índia

Nenhum dos cactos que apresentei são iguais a este, digo isso porque o Figo-da-índia além de possui flores ainda gera frutos, eles são bem suculentos e saboroso. Este cacto é bastante cultivado na América Central.

Bom, agora chega de falar sobre os cactos, acredito que eu já disse tudo o que você precisava saber sobre eles!

Espero que tenha gostado de aprender sobre estas 10 espécies de cactos super legais!

Muito obrigado pela sua presença aqui e até a próxima matéria!

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *