Home / Plantas / Lista de Tipos de Agapanto: Espécies Existentes Com Nome e Fotos

Lista de Tipos de Agapanto: Espécies Existentes Com Nome e Fotos

Também conhecido como lírio africano ou lírio do Nilo, o agapanthus é uma planta perene que floresce no verão e produz flores grandes e vistosas em tons de céu azul, bem como numerosos tons de roxo, rosa e branco.

Lista de Tipos de Agapanto: Espécies Existentes

 Agapanthus Orientalis

 Agapanthus Orientalis
Agapanthus Orientalis

É o tipo mais comum de agapanthus. Esta planta perene produz folhas largas e arqueadas que atingem alturas de 1,2 a 1,5 mts. As variedades incluem tipos de flores brancas, como ‘Albus’, variedades azuis como ‘Gelo Azul’, e formas duplas, como ‘Flore Pleno’.

Agapanthus Campanulatus

Agapanthus Campanulatus
Agapanthus Campanulatus

É uma planta caducifolia que produz folhas de tiras e flores caídas em tons de azul escuro. Esta variedade também está disponível em ‘Albidus’, que exibe grandes cachos de flores brancas no verão e no início do outono.

Agapanthus Africanus

Agapanthus Africanus
Agapanthus Africanus

É uma variedade perene que exibe folhas estreitas, flores azuis profundas com anteras azuladas distintas, e caules atingem alturas de não mais de 40 cm. Cultivares incluem ‘Double Diamond’, uma variedade anã com flores brancas duplas; e ‘Peter Pan’, uma planta alta com grandes flores azul-celeste.

Agapanthus Caulescens

Agapanthus Caulescens
Agapanthus Caulescens

É uma espécie de agapanthus decíduo bonito que você provavelmente não encontrará em sua floricultura local. Dependendo das subespécies (há pelo menos três), as cores variam de azul claro a azul profundo.

Agapanthus Inapertus Ssp.

Agapanthus Inapertus Ssp.
Agapanthus Inapertus Ssp.

O pêndulo Graskop, também conhecido como pasapanthus, produz flores azul-violeta que se elevam acima de tufos de folhas verde-claras.

Agapanthus sp. ‘Cold Hardy White’

Agapanthus sp. 'Cold Hardy White'
Agapanthus sp. ‘Cold Hardy White’

É uma das variedades de agapantos resistentes mais atraentes. Esta planta decídua produz grandes aglomerados de flores brancas vistosas no meio do verão.

Características do Agapanto

O nome Agapanthus é derivado do grego ágape , que significa amor, e anthos , que significa flor. Não há razão clara para essa derivação, embora possa ser interpretada como “linda flor” ou “flor do amor”. Agapeo significa “estar contente”.

Uma planta herbácea grande e duradoura (ou seja, perene) crescendo até 1 m de altura. Forma aglomerados densos através de caules subterrâneos curtos  e tem um sistema radicular tuberoso. Esta espécie não possui hastes acima do solo, exceto as longas hastes floridas. Estes são verdes, redondos em seção transversal  e sem pelos (ou seja, glabro). Eles são bastante grossos e têm centros ocos.

Folhas

As folhas muito grandes e em forma de tira (ou seja, lineares) são produzidas em grupos (de até 20 folhas) na base da planta (ou seja, são basais). Estas folhas brilhantes (20-70 cm de comprimento e 3-5 cm de largura) são relativamente espessas e um tanto carnudas ou coriáceas por natureza, com veios a correr no sentido do comprimento (ie veios paralelos). Eles são sem caule (sésseis), mas têm uma bainha curta em suas bases. Suas margens são inteiras e sem pelos.

Flores do Agapanto

As hastes floridas carregam um único aglomerado grande, denso e quase esférico de numerosas (ou seja, até 100) flores nas suas pontas (isto é, um umbel terminal). Estas flores são inicialmente fechadas em duas brácteas frondosas, que são derramadas quando as flores começam a se abrir. Cada uma das flores de cor azul a malva (ou ocasionalmente brancas) é suportada por um longo pedúnculo espalhante (isto é, pedicelo) com 9 a 12 cm de comprimento. Eles têm seis grandes ‘pétalas’ (ou seja, segmentos perianth ou tepals) que são 40-45 mm de comprimento e 6-11 mm de largura. Essas ‘pétalas’ são fundidas em um tubo (15 a 20 mm de comprimento) na base. As flores também têm seis estames, consistindo de filamentos longos com anteras que são amarelados no começo e escurecem com a idade. Estes estames rodeiam um único estilo longo que é inclinado com um estigma globular (isto é, capitato). A floração ocorre principalmente durante o verão.  As abelhas visitam e polinizam as flores do Agapanthus. As sementes de Agapanthus são dispersadas pelo vento.

Fruto

Fruto do Agapanto
Fruto do Agapanto

O fruto é uma cápsula de três lados relativamente grande e um tanto alongada (com cerca de 50 mm de comprimento). Essas frutas mudam de verde para marrom pálido ou cor de palha à medida que amadurecem, e se abrem para liberar suas numerosas sementes (20-100). Essas sementes são pretas, achatadas e têm uma projeção semelhante a uma asa.

Interação Medicinal

Na medicina tradicional, acredita-se que o agapanthus seja medicinal e mágico, e é a planta da fertilidade e da gravidez. É usado em vários medicamentos usados ​​durante a gravidez e é usado pelas mulheres como um charme para trazer bebês fortes e saudáveis. É usado para tratar doenças cardíacas, paralisia, tosse, dores no peito e aperto no peito. Ele também é usado por pessoas que temem tempestades, pois acredita-se que afastar o trovão.

Agapanthus contém várias saponinas e sapogeninas que geralmente têm anti-inflamatório (reduzir o inchaço e inflamação), anti-edema (edema – inchaço devido ao acúmulo de líquido), antitussígeno (aliviar ou suprimir a tosse) e imuno regulatório (têm influência no sistema imunológico) propriedades. Agapanthus é suspeito de causar intoxicação hemolítica em humanos, e a seiva causa ulceração severa da boca. As folhas e raízes desta espécie são consideradas venenosas para os seres humanos e sua seiva é irritante para a pele.

Erva Daninha Ambiental

Esta espécie se reproduz através de um grande número de pequenas sementes. Também pode reproduzir-se vegetativamente através dos seus pequenos caules rastejantes, é considerada uma erva daninha ambiental em vários ecossistemas.

As sementes leves podem ser espalhadas pelo vento ou na água (por exemplo, elas são frequentemente lavadas em drenos de águas pluviais e cursos de água). Aglomerados podem se espalhar lateralmente através de suas hastes subterrâneas rastejantes (ou seja, rizomas) e podem dar origem a novos indivíduos. No entanto, aglomerados são mais comumente espalhados em áreas naturais em resíduos de jardim despejados e em solo contaminado (as sementes também podem ser espalhadas desta forma também).

Erva Daninha
Erva Daninha

É uma planta de jardim muito popular e resistente que está começando a causar problemas significativos de plantas daninhas. Muitas infestações provavelmente se estabeleceram a partir de lixo de jardim despejado, mas também se espalha rapidamente pelas linhas de drenagem. Suas densas raízes aglomeradas são capazes de deslocar outras espécies de plantas terrestres e também podem impedir a regeneração de árvores e arbustos. Por isso, é considerado um enorme potencial para mudar os ecossistemas das plantas e até mesmo eliminar o habitat da fauna nativa.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *