Home / Plantas / Tipos de Orquídeas Terrestres com Fotos

Tipos de Orquídeas Terrestres com Fotos

Cada vez mais, as flores estão se tornando um atrativo para muitas pessoas. Seja por hobbie ou seja como profissão, cuidar de flores é algo cada vez mais comum entre a população de todas as faixas etárias; por esse motivo, muitas pessoas têm interesse em conhecer as espécies de flores.

Caso esse seja o seu caso, você está no artigo certo! Neste artigo iremos falar mais especificamente sobre alguns tipos de orquídeas terrestres existentes e também te mostraremos fotos; assim, você terá mais opções na hora de escolher uma flor para comprar ou plantar, já que conhecerá mais variedades.

O Que São Orquídeas Terrestres?

Antes de mais nada, vamos iniciar com uma informação básica; afinal, o que são as orquídeas terrestres? A resposta é bem simples: são espécies de orquídeas que crescem, se desenvolvem e vivem em ambiente terrestre; ou seja, no solo terrestre.

Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas não sabem que devemos classificar as orquídeas entre terrestres e aquáticas, porque muita gente nem sabe que existem orquídeas aquáticas! Portanto, podemos dizer que as espécies de orquídea terrestre se diferenciam das orquídeas aquáticas pois as primeiras vivem no solo e as segundas vivem na água (geralmente doce).

Vamos ver agora alguns tipos de orquídeas terrestres presentes na natureza; dividiremos os tipos por gêneros, já que a classificação Orchidade é uma família, e dentro dela existem diversos gêneros e espécies inclusos!

Sobrália

Esse é um gênero da família Orchidae que possui cerca de 70 espécies. Essa orquídea tende a ser mais presente em países da América do Sul e também no México, isso porque ela se desenvolve melhor em ambientes mais quentes úmidos.

Quanto às suas características, o caule da orquídea Sobrália pode chegar a medir 2 metros de altura, o que faz dela um flor de porte grande com folhas grossas e flores chamativos, sendo que apenas uma flor nasce de cada vez, diferenciando de outros gêneros de orquídeas.

Sobrália
Sobrália

Geralmente a Sobrália é utilizada para decorações; por isso, ela pode ser plantada no meio de um gramado (entre flores menores), em muros para fazer uma cortina de flores ou apenas em um canteiro isolado caso você não tenha muito espaço.

Paphiopedilum

A Paphiopedilum é um tipo de orquídea terrestre (que possui mais de 80 espécies) encontrado principalmente na Ásia, mais especificamente na parte tropical do continente.

O mais interessante sobre esse tipo de orquídea é que cada exemplar pode ser diferente do outro por conta do local de habitação e desenvolvimento. Geralmente, espécies que vivem mais isoladas tendem a se desenvolver de forma diferente das outras e também são maiores; por esse motivo pode ser difícil para os pesquisadores precisarem quantas espécies exatamente existem no mundo.

Paphiopedilum
Paphiopedilum

Bletia

A Bletia é um gênero de orquídea que possui cerca de 35 espécies. Ela precisa de clima quente para se desenvolver, e por isso pode ser encontrada com muito mais facilidade em países como o México. Para precisar a Bletia é encontrada em toda a faixa de terra presente entre a Flórida e a região Sul do Brasil. Porém, quando falamos do Brasil, apenas duas espécies desse gênero estão presentes.

Bletia
Bletia

Quanto às suas características, a planta costuma ter porte grande e caule fino, o que a torna extremamente frágil. Diferentemente do primeiro gênero de orquídea que citamos, a Bletia dá cerca de 10 flores de uma única vez, sendo que essas também são grandes e bem chamativas.

Spathoglottis

Spathoglottis
Spathoglottis

Esse gênero de orquídea possui cerca de 40 espécies, sendo que a mais famosa é a orquídea-grapete, muito utilizada para ornamentação. A Spathoglottis pode ser encontrada na Ásia (principalmente na região sudeste) e no sudoeste do Oceano Pacífico.

Uma curiosidade sobre esse gênero de orquídea é que ela possui um cheiro que lembra o da uva, além de uma coloração roxa típica e bem chamativa. Quanto ao nascimento das flores, geralmente a Spathoglottis produz até 6 botões ao mesmo tempo, sendo que seu caule pode chegar a medir 1 metro de altura, logo, ela é uma flor de porte médio.

Phragmipedium

Phragmipedium
Phragmipedium

Essa flor já sofreu diversas revisões por cientistas, já que ela é criada. Por conta de sua estrutura e aparência ela é muito utilizada para ornamentação de ambientes, o que faz com que a oferta disponível no mercado seja baixa e ela tenda a custar mais caro do que as outras que citamos anteriormente.

Para ser encontrada naturalmente, ela deve ser buscada desde o sul do México até a Bolívia, sendo que no Brasil ela também está presente na maioria do território. Logo, podemos concluir que esse gênero de orquídea precisa de um tempo tropical para se desenvolver.

Arundina

Arundina
Arundina

Diferente dos outros gêneros de orquídea que já citamos, a Arundina possui apenas uma espécie de flor: a orquídea bambu (Arundina graminifolia). Esse gênero é predominante na região tropical da Ásia – em países como Índia, China, Nepal, Tailândia e outras ilhas próximas ao oceano Pacífico. Além disso, ela foi introduzida pelo ser humano em países como a Costa Rica.

Ela é uma orquídea terrestre de porte médio à grande, medindo no mínimo 70 centímetros e podendo chegar a medir 2 metros. Além disso, suas folhas são finas e compridas, podendo chegar a medir 20 centímetros.

No Brasil, esse gênero de orquídea é muito utilizado para ornamentações de ambientes, e a flor pode ser encontrada de maneira natural principalmente na região do litoral do Paraná.

Quem diria que uma única flor poderia ter tantas divisões e variações? Lembre-se que indicamos apenas tipos de gêneros de orquídeas e dentro de cada gênero existem diversas espécies; ou seja, existem milhares de espécies de orquídeas no mundo e  todas elas vivem e se desenvolvem de maneira diferente!

Agora, basta você escolher um tipo de orquídea terrestre e cuidar dela para que a mesma cresça de maneira saudável e dê flores lindas assim como as fotos que você viu neste artigo. Você quer ter uma orquídea mas não sabe exatamente como pode cuidar de uma da maneira correta? Não se preocupe, nós temos as dicas certas para você aqui! Leia também: Água de arroz para orquídeas como fertilizante é bom?

Veja também

Abacate Para Emagrecer

Quais os Benefícios e Malefícios do Abacate para a Saúde?

Você conhece os Benefícios e Malefícios do Abacate? O Abacate é originário do México e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *