Home / Plantas / Tipos De Graviola Fruta: Características E Variedades Com Fotos

Tipos De Graviola Fruta: Características E Variedades Com Fotos

Dentre as frutas mais conhecidas no Brasil, uma que se destaca é a graviola. Mas, você sabia que existem algumas variedades de graviola na natureza? Pois é exatamente isso o que vamos mostrar no próximo texto.

Características Gerais Da Graviola

A origem dessa fruta é da América Tropical, porém, atualmente, ela se encontra distribuída em várias regiões do continente americano, , e incluindo também países asiáticos e africanos. Onde é cultivada, a graviola recebe vários nomes (em espanhol é guanabana, e em inglês é soursop). No dias de hoje, os maiores produtores mundias dessa fruta são México, Brasil, Venezuela, Equador e Colômbia. Aqui em nosso país, os maiores produtores são os estados do Nordeste (especialmente Bahia, Ceará, Pernambuco e Alagoas).

O fruto que nasce de um pé de graviola é relativamente grande, possuindo cerca de 30 cm, e com um peso que pode variar entre 0,5 e 15 kg. Quando esse fruto está mauro, a casca é mais ou menos espessa, indo de uma coloração verde-escura para um verde-claro bem brilhante. Nesse estágio, ele também fica bem amolecido.

Já a polpa é branca, ácida e bem aromática, de sabor bastante agradável e com muitas sementes negras nessa polpa (em alguns casos, há quase 500 sementes em um único fruto). As graviolas que são mais doces (e também menos ácidas) podem ser consumidas in natura. Outras, por sua vez, o mais aconselhável é consumir em drinques, sorvetes e em outros produtos.

A gravioleira em si cresce em solos que tenham boa drenagem, e a colheita dos frutos se dá quando ocorre o que chamamos de amadurecimento fisiológico, quando a coloração da casca passa a ser um verde maçante. A propagação de um pé de graviola por ser feita de várias maneiras, entre elas, por sementes, estacas ou alporquia.

Tipos Mais Comuns De Graviolas

Graviola Comum

Na região Nordeste, a graviola comum é a variedade dessa fruta que mais predomina. Também chamada de crioula, essa essa fruta é uma das menores em termos de tamanho, e por isso acaba  tendo menos polpa do que as demais.

Graviola Lisa

Aqui, trata-se de uma variação colombiana da graviola mais popular, podendo cegar a um tamanho médio de cerca de 20 cm (sendo menor que as variações comum e morada). Mais de 80% do fruto é composto de polpa.

Graviola Morada

Está entre os tipos de maior tamanho, sendo a que pode chegar facilmente a 15 kg de peso, sendo, obviamente, a maior produtora de polpa entre as demais. Até pelo tamanho, é também um dos tipos de graviola mais difíceis de conseguir em um cultivo.

Propriedades Nutricionais Da Graviola Em Geral

Benefícios da Graviola
Benefícios da Graviola

Independente de qual tipo você escolha consumir, a graviola possui alguns bons benefícios para a saúde, como é típico da maioria das frutas originárias dos trópicos. Um desses benefícios é a diminuição da insônia, já que ela possui em sua composição substância que conseguem promover tanto um relaxamento, quanto uma boa sonolência.

Outras propriedades da fruta incluem diminuição da pressão arterial, tratamento de doenças estomacais, prevenção da osteoporose e da anemia, tratamento da diabetes, retardamento do envelhecimento e alívio de dores provocadas pelo reumatismo.

Para aproveitar tantas propriedades, existem algumas formas de consumir a fruta. Uma delas, claro, é in natura, mas também pode ser consumida como suplementos em cápsulas e em sobremesas diversas. Fora isso, é importante ressaltar que tudo da graviola pode ser aproveitado, desde a raiz às folhas, especialmente para fazer chás.

Só tome cuidado, pois a graviola (seja de qual tipo for) não é indicada para gestantes, pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, devido à acidez de sua polpa.

Falsa-Gravioleira: Cuidado Para Não Confundir

Falsa Graviola
Falsa Graviola

A natureza é repleta de espécies animais ou vegetais que se parecem muito umas com as outras, e claro que com a graviola não seria diferente. Existe uma frutífera de nome científico Annona montana, que faz parte da mesma família que a graviola, mas que não é uma gravioleira. Na verdade, ela faz parte da mesma família que outras frutas, como a fruta-do-conde e a cerimóia.

Essa frutífera é  conhecida simplesmente como falsa-gravioleira, e é nativa do Vale do Ribeira e da Mata Atlântica em geral. Os seus frutos, no entanto, não bem menores que as graviolas, possuindo uma casaca lisa e uma polpa bem amarelada. Polpa, essa, inclusive, bem pouco apreciada.

Mesmo assim, dá pra usar a polpa dessa fruta (cujo aspecto é viscoso) para fazer sucos, mas que precisam ser consumidos logos após serem processados. É então que essa polpa fica com um aspecto mais gelatinoso, exalando um cheiro bem forte, algo bem diferente do suco da graviola verdadeira, que é considerado um dos melhores do mundo.

E Quanto Ao Uso Dos Tipos De Graviola Contra O Câncer?

Uma das coisas mais polêmicas surgidas nos últimos anos é a possibilidade da graviola ser usada contra o câncer. Foram vários os estudos que indicaram que essa fruta tem um efeito citotóxico que chega a ser cerca de 10.000 vezes maior do que a adriamicina, uma substância usada no tratamento de diversos tipos de câncer. Daí  se criou a máxima de que a graviola é excelente para combater essa enfermidade.

Porém, não é bem assim, e é preciso tomar cuidado com esse tipo de informação. Esses estudos foram apenas preliminares e feitos em camundongos, ainda não sendo cientificamente comprovado que essa fruta realmente é eficaz contra o câncer. Até mesmo porque nem todos podem consumir essa fruta, como diabéticos, e pessoas com pressão baixa, além dos casos citados acima.

Portanto, ainda vale o conselho de esperar para ver p que mais a ciência pode descobrir no futuro.

Graviola: Diferentes Tipos, Uma Finalidade

Apesar dos tipos, das contra-indicações, e até mesmo de uma graviola falsa na natureza, essa fruta, no final das contas, pode ter uma finalidade só: fazer muito bem à saúde. Sendo consumida do jeito certo, é uma das mais saborosas comidas naturais que temos por aqui.

Então, seja ela da comum, da lisa ou até da morada, vale a pena investir nesse que é um dos frutos típicos mais ricos que possuímos.

 

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *