Home / Plantas / Tem Cereja no Brasil?

Tem Cereja no Brasil?

Você gosta de cereja? Elas são deliciosas, muito bonitas e convidativas, não é mesmo? Hoje vamos falar um pouco sobre elas aqui, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Ela é um fruto do tamanho de uma uva e possui formato redondo, ela pode ser encontrada em algumas cores, mas a mais famosa é a cereja vermelha, que é mais comum e é mais vista nos supermercados para vender. Existe a cereja doce, essa é uma cereja suculenta e pode ser comido in natura, é uma delícia. Saiba que dentro da cereja existe um polifenol chamado tanino que se você consumir demais pode sofrer com problemas no estômago, por isso o recomendado é não ultrapassar o consumo de 200g por dia.

Saiba que cereja na verdade é o nome dado a frutos do gênero Prunus, e nem todas as espécies são comestíveis. Aquelas cerejas que vemos à venda nos supermercados na grande maioria das vezes são de duas espécies específicas, são elas:

  • Cerejeira Brava – Nome científico – Prunus avium,
  • Cereja Ácida – Nome científico – Prunus cerasus.

Essa última tem a polpa bem densa, ela é principalmente utilizada para fazer cereja em conserva, também compotas, licores e etc. Você sabia que a cereja possui proteínas? Além disso, ainda tem diversas vitaminas como A,B, e C, tem ferro e cálcio. É uma fruta muito refrescante e pode ser consumida in natura, além disso é um laxante natural e além de ter ação diurética. Também possui ação antiinflamatória por conta da grande quantidade de antocianina que é um poderoso antioxidante, por isso ameniza dores e ainda evita inflamações no seu corpo. Inclusive as sementes de cereja tem seu papel na nossa saúde, pois também tem ação diurética e vermífuga.

Tem Cereja no Brasil?

Cereja
Cereja

Essa é uma dúvida comum dos amantes de cereja, mas infelizmente a resposta é não. Nosso país não cultiva comercialmente esta fruta pois nenhuma das suas espécies sobrevivem ao nosso clima. A espécie Prunus avium por exemplo é nativa da Europa e da Ásia, hoje em dia também tem sido cultivada nos EUA e em outros países de clima mais frio. 

Você sabia que algumas frutas precisaram passar por melhoramento genético para serem produzidas por aqui? Pois era a única forma dessas frutas produzirem em nosso clima, são elas a ameixa, o pêssego, a maçã e a pêra. Hoje existem espécies próprias para o clima brasileiro, mas infelizmente isso ainda não foi possível com a ameixa.

As frutas que vem de clima temperado onde nos períodos de calor as temperaturas podem ficar acima de 10ºC, mas no período de frio varia entre – 3ºC e 18ºC que na maior parte do ano tem algumas necessidades específicas. Uma delas é que elas precisam ter um grande número de horas de baixas temperaturas para que as gemas acordem e facilitem que germinem. Esse número de horas varia bastante de uma espécie para outra, assim como a temperatura ideal para que elas cliclem novamente. Para a cereja, por exemplo, a sua árvore precisa passar por 1.200 a 1.400 horas de baixas temperaturas para se desenvolver, elas devem ficar todo esse tempo a menos de 7ºC. Em nosso país isso nunca seria possível, mesmo se pensarmos em regiões onde o inverno é mais rigoroso por aqui, pois mesmo lá não é possível somar todas essas horas de frio. Até existem espécies de cereja que exigem um número menor de horas de baixas temperaturas, como de 100 a 150 horas, mas estas não são saborosas infelizmente.

Quando é Cultivada a Cereja?

Cereja
Cereja

Assim como outras plantas dessas regiões mais frias, as sementes da fruta precisam passar por horas de baixas temperaturas para conseguirem germinar. A tática então é fazer o plantio dessas sementes no outono (depois de serem germinadas na temperatura ideal), então é na primavera que as mudas aparecem. A árvore leva bastante tempo para produzir os seus primeiros frutos, cerca de 3 a 4 anos depois do plantio, só vai ser considerada uma árvore madura depois de 7 anos. É por este motivo que eles não poderiam ser cultivados aqui no nosso país, não seria possível comprir tantas horas de frio para que as sementes germinem. Na parte ao sul da linha do equador onde está metade da terra, as frutas estão bombando no fim de dezembro, e é por esse motivo que são ligadas às festas natalinas.

Quanto Tempo Leva um Pé de Cereja para dar Frutos?

Essa árvore deve levar entre 7 e oito anos para começar a frutificar depois do plantio, por isso a técnica utilizada é de plantar novas árvores todo ano. Assim não vai faltar cereja, caso por ventura se perca alguma árvore nesse período.

Benefícios da Cereja para a Saúde

Você sabia que a cereja pode fazer bem para nossa saúde? Pois é verdade, ela possui muitos nutrientes importantes como vitaminas A e C, tem fibras, tem betacaroteno e polifenóis que são antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, tem ação anti inflamatória que deixam nosso organismo longe das inflamações. Protegem nosso coração de doenças cardiovasculares, ainda tem diversos minerais importantes para o nosso corpo e que ainda ajudam a regular a pressão arterial.

Não existe gente triste comendo cereja, pois ela é rica em serotonina, triptofano e melatonina que ajudam no bem estar, no relaxamento, melhora problemas no sono e combate a depressão.

Para obter todos esses benefícios é importante consumir a cereja ainda fresca, basta observar os talos bem verdinhos. Quando chegar em casa mantenha ela na geladeira para que ela fique fresca por mais tempo, isso ajuda também que ela não perca a vitamina C.

Veja também

Pé de Mamão

Quanto Tempo um Pé de Mamão Leva Para dar Fruto?

Hoje vou falar sobre o mamão e o mamoeiro. Mamão é a fruta produzida por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.