Home / Plantas / Rosa-do-Deserto ou Lírio-Impala Com Fotos

Rosa-do-Deserto ou Lírio-Impala Com Fotos

No post de hoje iremos falar sobre uma das plantas que mais vem se tornando popular em paisagismos de jardins e para uso comercial. Falaremos sobre a rosa do deserto, também conhecida por lírio impala, suas características, como realizar o plantio, cultiva-las e muito mais. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender mais sobre elas.

Características da Rosa do Deserto ou Lírio Impala

A rosa do deserto, também chamada popularmente de lírio impala, é uma planta muito conhecida ao redor do mundo, principalmente por sua utilização no paisagismo. Seu nome científico é Adenium obesul. Ela faz parte da família Apocynaceae e é uma planta domesticada, que tem uma característica importante: ela precisa de polinização manual para ocorrer a reprodução. Isso ou você deve utilizar o método das mudas.

Apesar disso, é uma planta que consegue se adaptar bem facilmente a qualquer clima, principalmente os mais secos. Prova disso é que podem ser encontradas desde a Tailândia até os desertos africanos. A sua beleza é única, e sua origem é da África do Sul. Seu tamanho normalmente fica em torno de 3 a 4 metros de altura, e alcançam um metro de largura. Isso quando estão em climas propícios e com espaço para tal.

O formato de seu calo é mais grosso na base, isso foi uma estrutura criada pela planta para aguentar os períodos de seca e então conseguir reservar água e nutrientes. Por isso, tem formatos tão diferentes da maioria das plantas que vemos pelo Brasil, parecendo realmente esculturas exóticas e diferentes. A planta herbácea é perene, o que significa que as suas folhas nunca caem o ano todo. Elas são dispostas em um espiral, e se reunem nas pontas dos ramos. Ela lembra uma pequena árvore com raízes para fora, visíveis para todos. As flores possuem variação de cor entre o creme até o vinho escuro, e só surgem durante a primavera. Podem durar até o outono, mas depende muito do local em que está.

Como Plantar e Cultivar uma Rosa do Deserto/Lírio Impala?

Na hora de plantar uma rosa do deserto, a maioria das pessoas utilizam as sementes da planta. É preciso entender que ela precisa de muita água para que consiga ter um bom crescimento, porém nunca deve ficar encharcada. Escolha vasos então que tenham uma boa drenagem de água. Para plantar uma flor dessas, primeiro você precisa forrar o fundo do vaso.

Utilize pedras e TNT para que as raízes não acabem saindo do vaso. Como falamos anteriormente, é uma planta nativa de clima semiárido, por isso é capaz de aguentar altas temperaturas. Escolher o substrato perfeito é de muita importância, e o melhor na hora de plantar é uma mistura básica de terra, areia grossa e o famoso húmus.

O local em que o vaso com a planta vai ficar é preciso ser olhado cautelosamente. Nunca o deixe em lugares que a temperatura mínima seja menos que 14 graus Celsius, e ela precisa estar em um local que tenha bastante incidência solar. Precisam estar em contato com sol direto por pelo menos 12 horas. Apesar de serem cuidadas em meia sombra, não é o ideal e o resultado não tão bom assim. Mantenha a terra sempre úmida, para que não haja perigo das raízes terem queimaduras por causa do sol e calor intenso.

Lírio Impala no Vaso
Lírio Impala no Vaso

Existe um tipo de rosa do deserto que é bem diferente, e possui troncos mais grossos. Se você escolher esse tipo para ter em casa, é preciso que você tenha algumas ferramentas que possam te ajudar na hora de cuidar. Independente da espécie, é preciso que você sempre use luvas quando for fazer qualquer coisa, tal como plantar, podar e outros. Isso porque ela possui uma seiva extremamente tóxica.

Na hora de escolher a cor da sua rosa do deserto, sempre procure saber qual a precedência. Isso porque quando ela é cultivada em estufas e a polinização é feita com duas plantas iguais, sem a interferência de insetos, é bem mais provável que você consiga a coloração desejada. No qual são muitas, um verdadeiro leque de possibilidades.

Quanto as regas, ela não precisa de muitas. Para saber quando regar, você pode tocar o solo e ver se ele está seco ou não. Quando estiver seco, pode regar até ficar bem úmido, mas nunca encharcado. A adubação não é tão importante para o lírio impala, apesar de ser bom de vez em quando uma adubação orgânica para estimular a floração.

Quando está muito frio, essas plantas possuem uma característica interessante. As suas folhas caem, e a planta imediatamente entra em dormência, mas não chega a morrer, a não ser que o frio seja demais. E só retornam depois quando a temperatura volta a ficar mais quente. O replantio deve ser feito a cada dois ou três anos. Uma dica é sempre que for realizar o replantio, levantar um pouco a planta, deixando a parte de cima das raízes mais expostas.

Fotos da Rosa do Deserto ou Lírio Impala

Veja alguns exemplos de rosas do deserto em vasos e no próprio ambiente natural. Para que assim você possa reconhece-las, caso deseje comprar uma. Nunca retire-as da natureza, é ilegal e você está fazendo um grande prejuízo para a natureza e o mundo em geral. Certifique-se que o local em que você está comprando também é confiável.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender melhor sobre a rosa do deserto ou lírio impala e suas características. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre rosas e outros assuntos de biologia aqui no nosso site!

Veja também

Fraco de Óleo de Lavanda

Qual O Melhor Óleo Essencial De Lavanda?

O óleo essencial de lavanda tem sido uma das opções mais utilizadas para diversos tratamentos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *