Home / Plantas / Canteiros de Girassol Com Fotos

Canteiros de Girassol Com Fotos

O girassol é uma planta que pode atingir uma altura de 4 metros. É caracterizado por suas pétalas amarelas e coração marrom, que é frequentemente comparado ao sol.

Helianthus Annuus

Todo mundo já viu e é uma aposta segura que o nome desta planta imediatamente evoca uma imagem de enormes campos amarelos até onde os olhos podem ver. Girassol, seu pequeno nome Helianthus annuus, é uma planta que floresce anualmente. Ela é bem conhecida por seu heliotropismo. É também chamado de heliotrópio e vem da família Asteraceae.

Como todos os primos do gênero, essa flor vem originalmente da América do Norte. É também um parente próximo da alcachofra de Jerusalém, sim, o vestido não faz o monge! Falando em aparência, o girassol parece uma planta grande, com um tronco longo e não ramificado que tem uma grande flor amarela no seu ápice, cujas pétalas podem atingir 30 centímetros.

O girassol pode crescer até 4 metros de altura! Não é realmente o tipo de flores para crescer dentro de casa . Aconselhamos você a se perder em um campo de girassol, porque mesmo com toda a boa vontade do mundo, você terá dificuldade em encontrar a saída. Mas, você sempre pode optar por cultivar o girassol anão em casa.

O nome desta flor foi emprestado da palavra italiana “girasole” que literalmente significa “virar para o sol”. Mas ele está realmente se voltando para o sol? A resposta é sim! O processo de heliotropismo começa antes mesmo do florescimento da flor e influencia o desenvolvimento do último.

Na verdade, a planta se move para seguir o sol e aproveitar o sol durante todo o dia. A flor é virada para o leste no início da manhã e é encontrada de frente para o oeste à noite. Mas não entre em pânico, ela se move muito devagar ao longo do dia.

Origem do Girassol

Esta planta foi domesticada pelos ameríndios e mexicanos, que a utilizavam como alimento, produto medicinal e tingimento. As sementes continham cerca de 20% de óleo. A suposição de que originalmente veio do oeste da América do Norte parece ser posta em cheque pela descoberta de pegadas fossilizadas como flores asteraceae, o mais antigo datado aproximadamente 50 milhões de anos atrás, no noroeste da Patagônia.

Sua cultura como oleaginosa foi desenvolvido na Rússia do século 19, onde o conteúdo de sementes oleaginosas passou a ser selecionado chegando, por conseguinte, a óleo de 40%. O cultivo de girassol é agora difundido em todos os continentes. No momento, este é muito cultivado por suas sementes, das quais se produz facilmente o óleo de girassol que você encontra em suas cozinhas!

Imagem Descritiva do Girassol

Lindo Girassol Com uma Borboleta Em Cima
Lindo Girassol Com uma Borboleta Em Cima

É uma grande planta anual com um caule muito forte e não ramificado, com até 4 m de altura. As folhas simples, cordada (em forma de coração), alternativo, exceto na base onde estão às vezes oposta, ter um pecíolo mais ou menos longo e são ásperas ao toque. As cabeças de flor , receptáculos florais carnudos, que tendem a virar depois da floração, podem chegar a 30 cm de largura.

São rodeados por uma casca de brácteas oval com um topo pontiagudo. As flores exteriores são dispostas em uma única linha longilínea, e geralmente são amarelas. As flores centrais no tubo são amarelo pálido ou vermelho escuro nas variedades de antocianinas. Os frutos são aquênios encimados por duas escamas. A raiz principal é pivotante.

O arranjo das flores centrais (ou florzinhas), ou sementes, no receptáculo desenha espirais que respondem às regras da filotaxia e giram no sentido horário ou no sentido oposto. Os números de floretes de cada tipo de espiral são constantes e são números sucessivos da sequência de Fibonacci.

O girassol está sujeito ao heliotropismo antes da floração. Este fenômeno atua no crescimento do tronco de acordo com a iluminação. Permite que as folhas mantenham a exposição ideal ao sol ao longo do dia.

Heliotropismo e Polinização

A superfície superior das folhas da planta de girassol jovem segue o sol o dia todo: no início da manhã, os jovens girassóis estão voltados para o leste; durante o dia eles seguem o sol; no final da tarde, eles olham para o oeste. O interesse funcional do fototropismo é permitir que as plantas acessem a melhor insolação possível para garantir a maior eficiência da fotossíntese.

A partir da floração, a cabeça da flor é fixada de frente para o leste. Uma vez fertilizada, a cabeça da flor se volta para o solo sob o efeito do peso das sementes. Algumas variedades não conseguem garantir essa troca, o que provoca queimaduras solares e redução da taxa de germinação.

A polinização é agora feita principalmente por abelhas, muitas vezes por abelhas, através de colmeias alugadas para os apicultores e importadas perto dos campos para compensar a forte regressão dos polinizadores na natureza. As linhas de polinização são masculinas ou femininas. Interessante que algumas variedades femininas são menos visitadas do que as linhagens masculinas, o que intriga os cientistas.

A Utilização do Girassol

O óleo é extraído das sementes, cujo teor nas variedades melhoradas varia de 40 a 50%. O óleo de girassol é apreciado pelo seu equilíbrio de ácidos gordos que contém apenas 12% de ácidos gordos saturados e muitos ácidos gordos mono ou poli-insaturado, ácido oleico, ácido palmítico e especialmente ácido linoleico, que é um ácido gordura essencial.

Segundo os nutricionistas, este óleo tem excelentes qualidades dietéticas, por exemplo, para combater a diabetes. É também uma boa fonte de vitamina E . O óleo de girassol é usado em margarinas. Também é usado para fazer sabão e velas. Muitas vezes é usado para colocar como óleo em massas ou outros alimentos…

Sementes de girassol descascadas e cruas são vendidas (especialmente a granel ou em lojas orgânicas) e são consumidas como snacks, acompanhamento de saladas, etc. Sementes torradas também são consumidas.

Outra maneira de se alimentar de sementes de girassol é a germinação e a tenra brotação. De fato, os nutrientes contidos nas sementes aumentam dez vezes quando se transformam em rebentos. Estes rebentos podem ser um pouco compridos mas são muito bons.

A planta inteira colhida antes da maturidade é usada como forragem. Além disso, os resíduos de esmagamento são ricos em proteína, um aminoácido altamente procurado no fornecimento de alimentação para o gado, a metionina. Sementes inteiras são populares para alimentar papagaios e outras aves de aviário.

O girassol também é uma excelente planta melífera que tem a vantagem de florescer quando não há muitos outros recursos disponíveis para as abelhas. O pólen de girassol é excelente para as abelhas. Também é cultivado como uma planta ornamental por suas cabeças de flor espetaculares. Existem várias cultivares, incluindo espécies anãs, com apenas 60 a 80 cm de altura.

Veja também

Tipos de Rosas e Espécies Representativas

É muito provável que você tenha recebido ou enviado flores para alguém em algum momento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *