Home / Plantas / Quanto Tempo Leva Para Um Pé de Carambola Dar Frutos?

Quanto Tempo Leva Para Um Pé de Carambola Dar Frutos?

A carambola, uma das frutas mais consumidas em todo o continente asiático, é proveniente do país indiano. Sua cor é verde, amarela ou a mescla das duas cores. Além disso, o seu sabor é agridoce, fazendo com que agrade a maioria dos paladares.

Por mais que ela não seja tão popular no Brasil, o seu formato de estrela faz com que ela seja inconfundível comparado a qualquer outra fruta.

Se você está pensando em ter uma caramboleira em seu jardim, saiba que os seus cuidados não são tão complicados. Se você já souber o básico das árvores frutíferas, não terá muitos problemas com ela.

Os cuidados básicos já são suficientes! Sabendo disso, veja mais informações ao decorrer do texto, principalmente sobre o tempo necessário para que ela tenha os seus primeiros frutos. Vamos lá?

Fatos sobre a Caramboleira

Essa árvore de nome peculiar — e que dá frutos em formatos mais peculiares ainda — é originária da Índia, como foi dito anteriormente. Porém, o seu maior consumo está situado na China, onde ela é usada principalmente para fazer doces e sobremesas em geral.

Aqui no Brasil, o primeiro relato encontrado dela foi em Pernambuco, no ano de 1817. Ela foi introduzida no país para que fosse uma fruta com muita abundância. Em partes, a ideia deu certo. Por mais que não seja uma das mais populares (como a banana, laranja e maçã) o seu consumo ainda é apreciado por muitos.

Um fato bastante curioso sobre a caramboleira, é que, mesmo que os seus frutos não sejam tão consumidos, há uma procura muito grande para que — tanto a árvore quanto a fruta — sejam usadas como objeto decorativo em quintais, jardins e até mesmo dentro de casa.

Seu tamanho é impressionante: Uma árvore dessas pode chegar aos 8 metros de altura! Com toda certeza, não é pequena! Para apanhar os seus frutos, será necessário o uso de uma escada, caso não tenha paciência para apanhar apenas os que caem do pé.

Onde é Indicado o Cultivo de Carambolas?

Não há uma região específica onde o cultivo desse fruto é mais recomendado. O que se pode fornecer é que as carambolas se adaptam melhor ao clima úmido e quente. Por este motivo, o Brasil foi escolhido para receber com abundância esses frutos no século XIX.

A Índia, que é o país de onde elas saíram, também possui o clima perfeito para que elas se desenvolvam de maneira perfeita.

Mas, não é por causa disso que as caramboleiras não podem ser cultivadas em um ambiente mais seco ou mais frio. Suas raízes conseguem extrair todo o necessário do solo, e, caso a sua parte exterior esteja sendo bem cuidada, é provável que os frutos apareçam belos, firmes e saborosos.

A caramboleira se dá muito bem com o calcário. Tendo um pouco desse ingrediente no solo (cerca de 300g) será capaz de fazer com que o seu desenvolvimento seja mais rápido e mais vigoroso.

Quanto Tempo Leva Para um Pé de Carambola dar Frutos?

A resposta para esta pergunta é simples: Uma caramboleira leva, em média, 3 anos para fazer com que os primeiros frutos apareçam. É um tempo razoável, comparado a qualquer outra árvore frutífera.

Os cultivadores dessa árvore precisam dar os procedimentos básicos para que ela cresça saudável e com frutos vigorosos. A adubação, livramento de pragas e nutrição constante com água e minerais são atributos indispensáveis para fazer com que os frutos sejam perfeitos.

Pé de Carambola Carregado de Frutas
Pé de Carambola Carregado de Frutas

Caso você queira fazer com que este tempo seja encurtado, uma medida simples e poderosa que pode ser feita são as mudas enxertadas.

E, se prepare para recolher os frutos: É possível que no primeiro ano de frutificação, você consiga apanhar cerca de mil estrelinhas. E, quanto mais o tempo passa, mais frutos irão nascer. O número de colheita do primeiro ano pode dobrar ao decorrer do tempo!

Caso você faça tudo isso, pode ser com que os pés que cultivou durem até 70 anos! O tempo médio de duração é de 50 anos, porém, pode ser prolongado com cuidados para as plantas que já estão dando frutos por um bom tempo.

O Fator que Chama Mais Atenção Para a Fruta

Com toda certeza, é o seu formato! Lembra muito uma estrela. Por causa disso, um dos nomes pelo qual ela também é conhecida é star fruit (que, traduzindo, chama-se fruta-estrela).

Ela possui cinco gomos, quase sempre uniformes, e sua consistência é bem sólida. É bem difícil encontrar o seu cultivo em larga escala, já que os produtores preferem frutas que deem um retorno — praticamente — imediato.

Este é um dos motivos que a impedem de ser consumida com maior frequência, já que a maioria das caramboleiras é encontrada em quintais, jardins, pomares pequenos e regiões residenciais.

Existem agricultores que possuem essas árvores em abundância, mas, é raro.

Fontes Nutricionais e Formas de Consumo

Ela é uma fruta muito rica em vitaminas, como a A, B1, B2 e C. Além disso, os sais minerais são presentes com abundância. Fósforo e potássio são as outras duas vitaminas que se desenvolvem dentro da planta e que auxiliam no organismo humano.

Muitas pessoas gostam do sabor natural da fruta, e, por isso, fazem a ingestão da carambola in natura. Porém, a forma mais popular dela (assim como é na China) é como o principal ingrediente de doces e sobremesas.

Geleias, caldas, compotas e sucos são os principais responsáveis pela popularidade que ela possui.

Contraindicações

Carambolas Ainda Verdes Em Potinhos
Carambolas Ainda Verdes Em Potinhos

O seu consumo, apesar de ser saboroso, não é recomendado para as pessoas que possuem algum tipo de problema renal. Elas possuem um alto teor de caramboxina. Essa substância não consegue ser filtrada por rins que estão com algum tipo de doença. Os efeitos colaterais vão desde soluços até mesmo convulsão grave e morte.

Além disso, as carambolas também possuem ácido oxálico, que, quando consumido por rins doentes, pode fazer com que pedras surjam nele. É muito grave para que já possua e para quem tem predisposição para desenvolvê-las. Tome muito cuidado com isso! Apesar de seus olhos a desejarem, lembre-se dos riscos que você pode correr!

Caso queira saber mais sobre mitos e verdades da fruta, clique aqui!

Veja também

Asessippi Lilas

Asessippi Lilás: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Asessippi Lilas O Asessippi lilás é um tipo de arbusto de grande tamanho com folhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *