Home / Plantas / Qual a Vitamina da Soja? Benefícios da Proteína da Soja

Qual a Vitamina da Soja? Benefícios da Proteína da Soja

A soja é um grão com diversos nutrientes e que vem sendo utilizada na alimentação humana há mais de 5 mil anos, tendo surgido na Ásia.

A soja ganhou destaque nas últimas décadas pelo seu alto grau de proteína e benefícios, em relação a reposição hormonal em mulheres durante a menopausa e o climatério.

A principal função da soja, além de proteica, é o alto conteúdo de isoflavonas, que no organismo feminino conseguem mitigar os sintomas nocivos da menopausa e do climatério.

Mas vamos saber mais sobre a soja.

Soja e Exportação

A  soja, também conhecida como feijão-soja e feijão-chinês, é uma planta pertence à família Fabaceae, família esta que compreende também plantas como o feijão, a lentilha e a ervilha.

A soja é empregada na alimentação humana e animal. A palavra “soja” vem do japonês shoyu, sendo originária da China.

A soja é a principal fonte de renda em termos de produção agrícola no Brasil. Ela lidera o ranking de produtos exportados pelo Brasil há mais de 22 anos.

Os pontos atrativos para seu cultivo são o desenvolvimento de sementes resistentes à praga e os preços interessantes.

Em 22 anos, a área de soja no Brasil passou de 11,3 milhões de hectares para pouco mais de 35,7 milhões de hectares, avanço de 216%. Aliado a isso, vem a produtividade média, que cresceu 43% desde 1997 até hoje, passando de 39,7 sacas, para 56,6 sacas.

A produção anual do Brasil é em torno de 120 milhões de toneladas. Nesses mesmos 22 anos, a produção cresceu 360%, pois há 22 anos a produção era de pouco mais de 26 milhões de  toneladas.

No Brasil, os estados que mais produzem soja são o Paraná em primeiro e o Rio Grande do Sul em segundo lugar.

O Brasil perde para os Estados Unidos em termos de produção, uma vez que os americanos conseguem ficar em primeiro lugar com pouco mais de 127 milhões de toneladas de soja de produção.

Benefícios da Soja

Benefícios da Soja
Benefícios da Soja

Por ser rica em nutrientes, proteínas e gorduras essenciais, como ômegas 3 e 6, além de possuir quantidades significativas de minerais, como cálcio, ferro, cobre, fósforo e zinco,  vitaminas, principalmente as do complexo B, a soja é adequada para compor uma alimentação saudável e balanceada.

A soja é rica em proteínas e tem ácidos graxos que auxiliam o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

São ricas fontes de isoflavonas, que são classificados como fitoestrógenos.

As isoflavonas atuam de forma semelhante ao estrógeno produzido pelas mulheres. Isso significa que, com a ingestão de soja, sintomas característicos da menopausa, como ondas de calor, sudorese, insônia e irritabilidade, são amenizados.

Uma das principais dúvidas sobre o uso da soja é a relação do grão com o desenvolvimento hormonal. Parte desta preocupação se dá por conta da semelhança com o hormônio estrógeno.

Mas apesar disso, o efeito da isoflavona é muito mais sútil do que o do hormônio (estrogênio). Há muitos fatores que podem influenciar os efeitos das isoflavonas na saúde, tais como momento de consumo da soja (início da vida, peri-menopausa ou pós-menopausa) ou ainda frequência e tempo de consumo.

Em geral, uma dieta equilibrada, com o consumo regular de soja, em quantidades recomendadas, não oferece qualquer perigo hormonal, em nenhuma fase da vida.

Além disso, as isoflavonas possuem afinidade por receptores específicos em nosso organismo e desta forma poderão desencadear efeitos específicos.

A composição da soja é:

  • 35% de carboidratos
  • Entre 18 e 20% de lipídios, dos quais 23% são ácidos graxos monoinsaturados, 58% poli-insaturados e 15% saturados
  • 45% de proteína em sua composição, a soja e fonte de proteína de origem vegetal, de alto valor biológico.

Os principais benefícios de consumir soja regularmente são:

1 – Redução Do Risco De Doenças Cardiovasculares

Com seu conteúdo alto de isoflavonas, a soja atua na prevenção das doenças cardiovasculares.

2 – Redução do Colesterol

As isoflavonas presentes na soja estão diretamente ligadas à redução do LDL, que é considerado o colesterol ruim e que deve ter seus níveis sempre abaixo de 100 para prevenção de doenças cardiovasculares.

3 – Previne Trombose

Em sua composição, a soja possui omega-3 e isoflavonas, que reduzem o aparecimento de ateromas.

4 – Fortalecimento Ósseo

Embora tenha cálcio em sua composição, não é por esse nutriente que a soja atua no fortalecimento ósseo. Isso porque a soja possui um componente, chamado ácido fítico, que interfere na absorção de cálcio pelo organismo.

O que ajuda no fortalecimento ósseo, mais uma vez, são as isoflavonas.

5 – Alivia Sintomas Da Menopausa E Do Climatério

Soja na Tigela
Soja na Tigela

Mulheres de 45 a 55 anos de idade, que passam pelo climatério e início da menopausa, com muito sintomas, como fogachos, sudorese e mal-estar, encontram no consumo de soja alívio para esses sintomas.

6 – Prevenção De Câncer De Cólon, Mama E Próstata

As isoflavonas, presentes na soja, atuam na prevenção do câncer.

7 – Mantém a Firmeza Da Pele

Atua na manutenção da firmeza e elasticidade da pele, por estimular o organismo na produção de colágeno e ácido hialurônico.

Soja – Como Consumir

Existem 3 tipos diferentes de soja, sendo a soja amarela a mais conhecida. Mas também há edamame e soja preta.

A soja preta não só possui os mesmo benefícios da versão amarela como também conta com outros pontos positivos.

O grão ajuda a emagrecer de acordo com um estudo da Universidade Católica da Coréia do Sul isto porque as antocianinas, fitoquímicos que proporcionam o pigmento escuro à soja preta, são capazes de agir nas células que armazenam gorduras em nosso corpo e favorecer a perda de peso.

Esse tipo de soja ainda possui cinco a sete vezes mais antioxidantes, chamados fitoesterois, do que a amarela. O pigmento preto que reveste esta soja forma uma espécie de casca em torno do grão o que ajuda a conservar melhor os seus nutrientes.

Soja na Mão de uma Pessoa
Soja na Mão de uma Pessoa

Para obter os benefícios da soja, o ideal é consumir cerca de 85 g de soja cozida, 30 g de tofu ou 1 copo de leite de soja diariamente.

No entanto, deve-se preferir usar a soja orgânica, pois a maior parte da soja vendida no Brasil é transgênica, o que pode aumentar o risco de alterações no DNA das células, causando malformações fetais e câncer.

Portanto, equilíbrio é sempre a palavra-chave. Uma dieta equilibrada, com consumo ideal de cada nutriente é capaz de trazer benefícios ao organismo.

Fonte: https://canalrural.uol.com.br/agronegocio/soja/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/16686-conheca-os-beneficios-da-soja-e-saiba-como-consumi-la

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *