Home / Plantas / Quais São os Benefícios da Sálvia?

Quais São os Benefícios da Sálvia?

A sálvia é uma planta que possui cerca de 900 espécies distribuídas por todas as partes do mundo.

Um dos principais usos da sálvia é na culinária, onde suas folhas são usadas para temperar variados tipos de pratos, já que possuem características únicas em relação ao sabor.

Inclusive, algumas espécies de sálvia são também comestíveis desde suas pétalas, fazendo parte de sobremesas e na maioria dos casos de saladas.

Além disso, a sálvia também é uma planta altamente comercializada por questões de ornamentação, onde muitos exemplares dão belas plantas que enfeitam lares e jardins.

A sálvia é uma planta de origem americana, mais especificamente no México, descendo o mapa e adentrando as florestas brasileiras, principalmente a Floresta Amazônica.

O gênero da sálvia faz parte da tribo das Menthea, onde a menta faz parte, por isso muitas pessoas, às vezes, chegam a confundir sálvia com menta devido ao frescor proporcionado por algumas espécies, tal como a Salvia divinorum.

Não obstante os usos culinários e ornamentais, a sálvia também possui inúmeras características medicinais e até mesmo alucinógenas em algumas espécies.

Para conhecer mais sobre as sálvias, acesse outros artigos em nosso site Mundo Ecologia:

Benefícios da Sálvia Para a Pele e Corpo

A sálvia é um produto natural que oferece inúmeros benefícios à saúde, e seus usos podem ser variados, desde comidas até mesmo crua, moída, fervida e várias outras formas de consumo.

É uma planta com alto índice de proteínas, fibra alimentar, carboidratos e água presentes em sua composição natural.

Além disso, a sálvia apresenta Vitaminas A, C, K e E, ferro, cálcio, magnésio, manganês, cobre, ácidos fólicos, fenólicos, riboflavina, tiamina e piridoxina.

Sendo um produto natural, seu consumo pode ser feito diariamente, sem apresentar efeitos colaterais.

A sálvia é tão importante para o organismo de maneira interna assim como de maneira externa.

Isso significa que os benefícios são realizados por dentro e por fora do corpo.

Por fora, a sálvia é usada de diversas formas de cremes e cosméticos, desacelerando a degradação das células, lutando contra o envelhecimento das mesmas, ou seja, garante uma pele mais saudável, limpa e cuidada.

Não obstante, a sálvia também é historicamente utilizada em forma de pasta para curar ferimentos e sarar hematomas.

A sálvia também pode promover um excelente desempenho no crescimento capilar, assim como pode ser utilizada diretamente no cabelo para que o mesmo sempre fique forte, sedoso e com brilho natural.

Benefícios da Sálvia Para o Organismo

Assim como a sálvia serve para curar ferimentos e cicatrizações externas, o mesmo ocorre de maneira interna.

Isto é, a sálvia ajuda na cicatrização interna do corpo.

Por exemplo, pessoas que passaram por cirurgias e o corpo precisa se recuperar, a sálvia é uma boa opção para ajudar nessa recuperação.

Mulheres no período em que o útero sofre descamações também podem fazer ingestão da sálvia para aliviar as cólicas provocadas.

Os ácidos presentes nas folhas de sálvia servem também para auxiliar o fluxo de sangue no corpo, deixando o sistema cardiovascular mais livre e independente.

Não obstante, o sistema respiratório também é afetado pelos benefícios da sálvia, onde as vitaminas e flavonóides eliminam obstruções e até mesmo agentes externos maléficos que podem provocar problemas ao organismo.

A sálvia também atua diretamente no estômago e intestino, fazendo ambos trabalharem com mais ênfase.

Muitos alimentos que provocam desconfortos e até mesmo micro fissuras tanto na parede estomacal quanto na parede intestinal são eliminados e processados pelos nutrientes presentes na sálvia.

O colesterol também passe a receber os ataques dos nutrientes presentes na sálvia, já que esse produto natural ajuda na queda do colesterol ruim, tornando um aliado importante para quem necessita de um controle mais urgente.

A Sálvia é Uma Aliada na Perda de Peso

Um dos principais usos da sálvia é na ajuda contra o ganho de peso.

Perder peso realmente não é uma tarefa nada fácil, por isso é necessário ter conhecimento sobre produtos naturais que auxiliem as pessoas a conquistarem essa tão desejada tarefa.

Dessa forma, é importante aliar o consumo de sálvia em dietas que, querendo ou não, são obrigatórias.

Porém, o maior problema das dietas é o fato de ser quase impossível de segui-las.

Nesse ponto, a sálvia aparece como uma aliada pelo fato de que suas proteínas ajudam a saciar a fome dando uma sensação de enchimento ao consumi-la.

Sálvia para Perda de Peso

A partir do momento que a pessoa come sálvia em uma salada, por exemplo, essa pessoa não sentirá a necessidade de comer outros pratos por determinado período de tempo.

Claro que a sálvia não é um produto milagroso, por isso, acima de tudo, é necessário ter autocontrole, e até nisso a sálvia auxilia, já que ela é um relaxante natural.

Inclusive, em algumas partes do México, por exemplo, algumas folhas de sálvia são utilizadas para produzir cigarros semelhantes ao da cannabis.

Principais Formas de Consumo da Sálvia

Afinal, existe cerca de 900 espécies de sálvia pelo mundo e cada espécie apresenta pode apresentar alguns benefícios exclusivos, mas na maior parte todas possuem os mesmos nutrientes.

Sendo assim, é importante ter conhecimento de como consumir essas plantas sem que elas percam seus nutrientes e então forneçam qualidade de vida aos seus consumidores.

A forma mais prática e fácil de fazer o consumo da sálvia é através da sua ingestão em forma de planta mesmo, comendo diretamente suas folhas.

Porém, essas folhas devem ser higienizadas e então usadas em saladas ou em temperos. Nesse ponto tudo dependendo da preferência de quem for fazer o consumo.

Outra forma de adquirir os nutrientes das folhas de sálvia é utilizando as mesmas em chás.

Basta colocar uma quantidade ideal de folha de sálvia em uma chaleira e deixar na água até ferver.

Em seguida, basta que o líquido repousa por cerca de 15 minutos e então fazer seu consumo.

Veja também

Goiabeira

Como Fazer a Muda da Goiaba?

Goiaba é uma fruta deliciosa e cheia de benefícios para a nossa saúde. O que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.