Home / Animais / História da Flor Sálvia-Ananás, Significado e Origem da Planta

História da Flor Sálvia-Ananás, Significado e Origem da Planta

As plantas podem ser essenciais para o modo de vida das pessoas. Como a sociedade entendeu, ao longo do tempo, as plantas podem ser fundamentais para deixar o corpo mais saudável e eliminar doenças. Um bom exemplo disso é a sálvia-ananás, um tipo de flor muito interessante que possui diversos pontos positivos para a saúde. A sálvia-ananás é fundamental para ao tratamento da ansiedade e depressão no México, embora o tratamento com a planta não tenha se tornado tão popular em outras partes do mundo.

De todo modo, planta comestível que é, a sálvia-ananás pode ser consumida até mesmo nas refeições, como um acompanhamento a pratos principais. A planta, quando bem cultivada, pode atingir cerca de 1,5 metro de altura. Porém, como em nem todos os casos a sálvia-ananás cresce tanto, é mais simples achar essa planta um pouco abaixo disso, com cerca de 1 metro.

O mais importante mesmo é a forma como ela pode ser eficiente para o corpo, oferecendo uma série de nutrientes chaves para muitas das reações feitas pelo organismo. Se você deseja saber mais sobre a história da sálvia-ananás, seu significado e como a planta pode colaborar com a boa saúde, veja todas as informações logo adiante.

Origem e Significado da Sálvia-Ananás

A sálvia-ananás possui origem entre o México e a Guatemala, embora não se saiba ao certo o país exato em que a planta começou a crescer. Assim, em ambos os países, mas também em outros da região, a sálvia-ananás é muito usada para fins medicinais. Na realidade, o nome da planta, em muitos locais, remete à cura.

Isso porque a sálvia-ananás realmente funciona muito bem quando se trata de ajudar o corpo a se tornar mais eficiente e regulado. Para pessoas com problemas de ansiedade, por exemplo, a sálvia-ananás é um grande remédio. Vale ressaltar que a ansiedade pode gerar aumento de peso, perda de eficiência em funções básicas do organismo e muitos outros problemas.

Flor Sálvia-Ananás

Portanto, o ideal mesmo é que o chá da planta – ou a folha crua – seja consumido com certa frequência. A sálvia-ananás, assim, é lembrada nos principais países em que tem fama como uma planta curativa, que funciona basicamente para melhorar a saúde. Como será possível ver adiante, o cultivo da sálvia-ananás é bastante simples, não exigindo grande complexidade. Dessa forma, a planta pode ser útil para muitas pessoas.

Cultivo da Sálvia-Ananás

A sálvia-ananás pode chegar a cerca de 1,5 metro de altura quando bem cuidada. Dessa maneira, a planta não ocupa tanto espaço e pode até mesmo ser cultivada em vasos. Mas, se você preferir, não há problemas em tê-la no jardim. As raízes da sálvia-ananás podem se esticar por longos caminhos sob a terra, como forma de fazer com que a planta possa acessar a água com facilidade. A sálvia-ananás prefere locais de clima tropical para fazer o seu desenvolvimento, com um verão muito pesado e forte.

No inverno, as chuvas mais torrenciais podem ajudar a sálvia-ananás a manter o seu padrão de beleza e guardar água para o restante do ano. É importante que você capriche na matéria orgânica do solo, então trate de providenciar um adubo de qualidade. Um pouco de areia e pedras pode também ser útil para facilitar a drenagem, mas não exagere tanto.

A sálvia costuma florescer no meio ou no fim do inverno, se mantendo forte até o começo da primavera. Embora não apresente flores tão bonitas, é bom ter a sálvia-ananás para o uso medicinal, pois nunca se sabe quando será necessário utilizar uma planta tão poderosa. Pessoas ansiosas, estressadas ou com depressão podem fazer uso contínuo da sálvia-ananás.

Benefícios da Sálvia-Ananás

Além de ser muito boa para problemas como estresse e ansiedade, ajudando a acalmar os ânimos, a sálvia-ananás também é eficiente em mais alguns sentidos. É possível citar, por exemplo, o fato de a planta ser muito boa quando se trata de acabar com a tontura e a falta de coordenação.

Isso mesmo, pois a sálvia-ananás possui propriedades que agem diretamente sobre o organismo para maximizar a capacidade de direção. Logo, você não mais ficará tonto ou perderá o controle sobre o senso de direção e coordenação com facilidade. A planta é muito boa para diminuir a frequência cardíaca, propriedade que, no fim das contas, torna a sálvia-ananás boa contra o estresse.

Ainda não é possível comprovar se a sálvia-ananás pode gerar efeitos colaterais crônicos para o corpo, então por isso não é aconselhável que crianças abaixo de 10 anos, gestantes ou lactantes façam uso da sálvia-ananás.

Mesmo que não seja possível provar, a planta pode ter algum tipo de ação negativa contra o corpo. Caso a ingestão do chá da sálvia-ananás cause problemas ou desconfortos por longos períodos de tempo, como dias, é fundamental entrar em contato com um médico ou ir até a emergência.

Curiosidades Sobre a Sálvia-Ananás

A sálvia-ananás possui alguns detalhes interessantes a seu respeito. Assim, essa planta pode, por exemplo, ser uma boa alternativa para quem quer atrair borboletas para o jardim. Pois a sálvia-ananás, mesmo sem tantas flores bonitas, é capaz de fazer com que as borboletas permaneçam por perto.

Afinal de contas, todos os donos de jardins querem ver a beleza da sua produção premiada com a presença constante de animais. Além disso, as abelhas gostam da sálvia-ananás por conter grandes quantidades de néctar. Logo, se você optar por ter exemplares da planta em sua casa, saiba que atrairá algumas abelhas.

Outro detalhe é que a sálvia-ananás pode se adaptar a solos argilosos, além dos arenosos. Portanto, não é tão complicado encontrar um solo de qualidade para essa cultura. Ademais, o aroma da sálvia-ananás pode ser muito saboroso, sendo muito característico dessa planta. Para quem conhece o cheiro de uma sálvia-ananás verdadeira, identificá-lo, mesmo de longe, é tarefa fácil.

As folhas da planta, quando secas, podem servir para temperos ou ainda para o consumo durante as refeições. Lembre-se realizar uma poda anual, logo quando a floração estiver no fim. Retire as flores e folhas mortas, sempre com uma tesoura especial de jardinagem. Os ramos também podem apodrecer com o excesso de água, então, se esse for o caso, retire-os.

Veja também

Marreco de Topete: Características, Classificação Científica e Fotos

Conhecido como Marreco Pom Pom, também podemos ouvir falar no nome Marreco de Topete. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *