Home / Plantas / Como Cuidar da Flor Jasmim-dos-Poetas, Fazer Mudas e Poda

Como Cuidar da Flor Jasmim-dos-Poetas, Fazer Mudas e Poda

A flor Jasmim-dos-Poetas (Jasminum polyanthum) pertence à família Oleaceae. Essa planta consiste em uma trepadeira bem vigorosa, que pode chegar a uma altura de até 6 m, desde que ela consiga encontrar um bom suporte.

Conforme o clima da região, a Jasmim-dos-Poetas pode apresentar folhagem semi-caduca, ou perene, em que as folhas são mantidas o ano inteiro.

Para saber como cuidar da flor Jasmim-dos-Poetas, como fazer mudas, como cultivar e podar, continue lendo, que daremos todos as dicas.

Principais Características da Flor Jasmim-dos-Poetas

Essa espécie de planta é um arbusto tipo cipó, que apresenta um tamanho indefinido. É bem ramificada, e que forma uma touceira bem densa.

A flor jasmim-dos-poetas apresenta folhas na coloração verde-escuras, compostas por cerca de 5 a 9 pínulas, que são as subdivisões que as folhas apresentam. A parte superior tem um tom de verde mais escuro. Enquanto que a parte inferior é em uma tonalidade mais clara de verde. A pínula, ou folíolo terminal, é bem maior do que os demais.

A flor jasmim-dos-poetas produz inúmeros botões florais na cor rosa meio avermelhado, quando está no fim do inverno, e no começo da primavera.

A inflorescência da flor jasmim-dos-poetas é ramificada, apresentando inúmeras flores perfumadas. As flores apresentam a cor branca por dentro, e um tom mais rosado por fora.

Como Fazer Mudas da Flor Jasmim-dos-Poetas

Para fazer as mudas dessa planta, é preciso retirar ramos de ponteiro, mas na época em que a planta não estiver com flores, depois da primavera, que é a estação de crescimento dessa planta.

As estacas devem ser cortadas com 15 a 25 centímetros de comprimento.  As folhas de base devem ser todas retiradas, antes de plantar as mudas.

Mudas da Flor Jasmim-dos-Poetas
Mudas da Flor Jasmim-dos-Poetas

Elas devem ser plantadas em sacos de cultivo, ou em caixotes. É preciso enterrar as mudas, pelo menos, 5 cm para dentro do substrato. Em seguida, deve-se deixar as mudas em um local protegido. Deve-se também manter a umidade, pois ela ajuda no enraizamento da planta.

Como Plantar o Jasmim-dos-Poetas

Para plantar o jasmim-dos-poetas, é preciso fazer um buraco que seja maior do que o torrão em que está a muda.

Em seguida, deve-se misturar em um recipiente cerca de 300 g de composto orgânico, com adubo animal que esteja bem curtido, e com 100 g de farinha de osso. Misture nem tudo isso.

Distribua essa mistura no fundo do buraco e nas laterais. Depois de plantar a muda, é preciso compactar a terra levemente, ao redor da muda, e não deixar de regar bem.

Nos primeiros 10 dias após o plantio, é importante regar bem diariamente. Passados esses 10 dias, pode-se espaçar as regas, mas não deixando de regar regularmente, para manter a planta sempre úmida, mas sem ficar encharcada.

Todos os anos, durante o inverno e as chuvas, é importante adubar bem, com uma mistura semelhante à usada no plantio, dispondo a mistura sempre em volta da muda, e adicionado também ao solo do canteiro. Não se esquecer de sempre regar depois.

Essa espécie de trepadeira sobe assim que encontra o primeiro suporte, e vai enrolando no formato de um espiral. No momento em que ela não encontra mais para onde subir, ela fica com os ramos pendentes.

Não se deve plantar a jasmim-dos-poetas muito próxima de janelas. O ideal é que ela fique à uma distância de, pelo menos, 30 m. Essa planta tem um perfume tão forte, que pode causar dor de cabeça, se tornar muito enjoativo, e provocar até mesmo alergia.

A flor jasmim-dos-poetas é usada com frequência no paisagismo. Ela serve para revestir arcos, caramanchões, muros, e também pode ser apoiada em pilares e em colunas.

Essa flor é perfeita para ser usada em jardins no estilo clássico ou romântico. É uma espécie que apresenta tanto florescimento quanto folhagem muito belas. E o seu perfume, exatamente por ser intenso e adocicado, tem o poder de aguçar os sentidos das pessoas.

Como Cuidar da Flor Jasmim-dos-Poetas? Muda e Poda

Jasmim-dos-Poetas no Pergolado
Jasmim-dos-Poetas no Pergolado

Confira abaixo as principais dicas de como cuidar da flor jasmim-dos-poetas, como fazer mudas, como podar e muito mais…

Cultivo e adubação: a flor jasmim-dos-poetas gosta de clima temperado e subtropical, e frio, sendo que é nesse último que a planta mais floresce.

O seu cultivo deve se dar sob sol pleno, em solo que seja bem drenado, fértil, rico em matéria-orgânica e farinha de osso. As regas precisam ser constantes, mas a planta não deve ficar encharcada.

O ideal é adubar a flor jasmim-dos-poetas no final do verão, usando adubo orgânico. E também é importante adubar todos os meses, durante a floração, usando NPK, cuja fórmula é 01-14-08. É importante frisar que o produto deve ser usado sempre longe do caule da planta. Também é fundamental sempre seguir corretamente as orientações do fabricante.

Poda da flor jasmim-dos-poetas: deve-se realizar podas de limpeza a qualquer momento, retirando todos os galhos que já estiverem secos, e também os galhos doentes.

Mudas: a propagação da flor jasmim-dos-poetas pode ser feita por estacas, que devem ser preparadas depois do florescimento, e foram deixadas em um ambiente seco, bem protegidas do calor intenso e da umidade, até começarem a enraizar.

A flor jasmim-dos-poetas é uma espécie que se expande facilmente dentro da sua área de distribuição, uma vez que ela tem a capacidade de crescer a partir de um pequeno pedaço do caule.

Ela ainda conta com uma grande camada de ramos. Além disso, os turiões que essa planta produz possibilitam que a planta ocupe uma boa parte do solo, além de também permitir que a planta se espalhe por uma longa distância.

É uma planta que tolera bem a sombra. Pode, inclusive, florescer em uma área com uma grande quantidade de árvores, como uma floresta, por exemplo. No solo, ela forma uma cobertura bem densa, impedindo que as pequenas plantinhas cresçam, além de também sufocar a vegetação em volta.

A flor jasmim-dos-poetas se espalha com grande facilidade, e bem rapidamente também nas florestas que já se encontram desenvolvidas. Para conseguir controlar o seu crescimento, pode-se cortar os ramos, e também aplicar herbicidas nos locais dos cortes. Uma recomendação é manter o controle químico da cobertura de todo o solo onde haja essa planta.

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *