Home / Plantas / Para Que Serve o Chá de Gerânio? Passo a Passo de Como Fazer

Para Que Serve o Chá de Gerânio? Passo a Passo de Como Fazer

Chás de ervas são algumas das coisas mais saudáveis ​​que você pode beber. As vitaminas, minerais e antioxidantes encontrados em muitas ervas demonstraram fornecer muitos benefícios à saúde a curto e a longo prazo. Esses chás podem ser uma ótima alternativa para as suas bebidas açucaradas e cafeinadas diariamente, ao mesmo tempo em que proporcionam bom gosto e um impulso natural ao seu dia.

O Chá de Gerânio Passo a Passo

O gerânio é uma planta herbácea, existem mais de 400 espécies de gerânio amplamente distribuídas em áreas temperadas do mundo (elas são especialmente abundantes na região do Mediterrâneo). Pelargonium é o tipo de planta que é erroneamente chamada de gerânio na literatura. Esses dois grupos de plantas (gerânio e pelargonium) parecem semelhantes, mas são originários de diferentes partes do mundo e pertencem a diferentes gêneros.

Basta reservar algumas folhas da erva, colocar numa panela, despejar água fervente, esperar esfriar e está pronto, o chá de gerânio não só tem um sabor bom ou tem um cheiro brilhante, mas também é conhecido por seus surpreendentes benefícios à saúde. O gerânio Pelargonium, sendo usado como uma erva medicinal e uma planta de jardim popular,  é muito bem conhecida no campo da fitoterapia desde séculos.

O Chá Beneficia o Sistema Nervoso

O efeito que o gerânio exerce sobre o sistema nervoso de uma pessoa é amplamente conhecido e, por gerações, seja na forma de um chá saboroso, suas propriedades calmantes podem ser produzidas com a fermentação de suas folhas. Seu composto orgânico é útil para equilibrar o estresse e a ansiedade, causando hormônios e tem um efeito positivo no sistema endócrino.

Chá de Gerânio
Chá de Gerânio

Os chás de ervas acalmam e relaxam a mente, aliviando o estresse e a ansiedade. Uma vez que acalma a mente, beber chá de ervas antes de dormir também ajuda as pessoas que sofrem de insônia. O chá de gerânio é um dos melhores chás para alívio do estresse e dificuldade para dormir. O efeito reconfortante também pode atuar como um antidepressivo leve para alguns, pois estimula o cérebro a reduzir os sentimentos de depressão.

O Chá Ajuda a Reduzir a Inflamação

Aliviar a inflamação por todo o corpo é outro uso comum do chá de gerânio. Pode ajudar a acalmar os músculos doloridos, as articulações doloridas ou mesmo qualquer tipo de inflamação interna do sistema cardiovascular. A tensão nas áreas sensíveis do seu corpo e o desconforto causado são reduzidos.

O consumo diário de chá de ervas pode ajudar muito aqueles que sofrem de artrite. O chá de ervas pode reduzir a dor, inchaço e cansaço nas articulações. O gerânio é na verdade uma das melhores ervas para aliviar a inflamação. Isso faz do chá um tratamento ideal para dores nas articulações e nos músculos.

O Chá Contém Antibacterianos

Além de ser um maravilhoso apaziguador de gripes e resfriados, este chá é infundido com propriedades anti-sépticas, antibacterianas e antifúngicas naturais. Ele pode ajudar seu corpo a eliminar os compostos antibacterianos com facilidade e promover a recuperação rápida de várias doenças, além de ajudar a aumentar a eficiência do seu sistema imunológico.

Os antioxidantes e vitaminas encontrados nos chás de ervas são ótimos para ajudar a combater doenças e infecções. Eles podem proteger contra o estresse oxidativo e diminuir o risco de doença crônica. Alguns dos melhores chás de ervas para estimular o sistema imunológico são chá de gerânio, raiz de sabugueiro, equinácea, gengibre e alcaçuz.

Melhora a Digestão dos Alimentos

Muitos chás de ervas ajudam na quebra de gorduras e aceleram o esvaziamento do estômago. Fazendo isso, eles podem reduzir os sintomas de indigestão, inchaço e vômito. Alguns dos melhores chás para esses sintomas são gerânio, dente de leão, camomila, canela, hortelã-pimenta e chá de gengibre.

Equilibra a Pressão Arterial

Em vez de tomar pílulas, tente tomar chá de ervas para diminuir a pressão arterial. Chás de ervas como o gerânio podem diminuir a pressão sanguínea sem efeitos colaterais negativos devido aos produtos químicos que ele contém. A pressão alta pode afetar negativamente o coração e os rins. Portanto, se você estiver procurando por um tratamento natural, o chá de gerânio é o caminho a percorrer.

Medindo a Pressão Arterial
Medindo a Pressão Arterial

Combate o Envelhecimento Precoce

Todo mundo gostaria de poder parecer e se sentir mais jovem.  Bem, os antioxidantes encontrados nos chás de ervas demonstraram ajudar a retardar o processo de envelhecimento. Eles impedem os danos dos radicais livres e reduzem o envelhecimento das células no corpo. Isso faz com que a pele e o cabelo pareçam e pareçam mais jovens.

Para Que Serve o Chá de Gerânio?

Beber uma xícara de chá de gerânio pode ser de grande ajuda se você estiver sofrendo de inchaço, cãibras ou estômago que permanece perturbado regularmente. É fácil e indolor. Seu sistema gastrointestinal volta ao normal, pois os compostos orgânicos presentes no gerânio são capazes de aliviar rapidamente a inflamação e eliminar o desconforto que causa as bactérias.

Gerânio selvagem (Geranuim maculatum) contém taninos e é usado há anos para reduzir a inflamação e parar o sangramento, é tóxico para humanos e animais. Pelargoniums também foram usados ​​medicinalmente. Pelargonium sidoides e Pelargonium reniforme são comercializados como Umckaloaba ou Zucol para bronquite e faringite. As folhas de Pelargonium graveolens são usadas topicamente para sarna e outras inflamações, este é o gerânio com perfume de rosa, que é frequentemente usado para fazer chá que é considerado relaxante.

Foi demonstrado que a planta do mosquito, Pelargonium citrosum , não repele os mosquitos, mas está sendo vista como um medicamento antiviral . Todos os pelargoniums, mas não os gerânios selvagens, contêm geraniol e linalol, ambos com capacidade antibiótica e algumas ações repelentes de insetos. Eles podem causar erupções cutâneas em pessoas que têm alergias a elas e demonstraram ser tóxicas para cães e gatos.

Como Cuidar da Planta

Você pode durante o inverno cultivar gerânios no seu jardim, trazendo-os para dentro de casa. Há duas maneiras comuns de fazer isso: você pode pegar estacas de alto crescimento com cerca de 10 a 15 cm. de comprimento e enraizá-las em um meio de corte adequado, depois transplantar as estacas enraizadas de gerânio para crescer em vasos em um parapeito ensolarado da janela. Ou você pode desenterrar todo o gerânio do seu jardim, reduzir o crescimento e deixá-lo crescer naturalmente em um vaso de tamanho adequado.

Os gerânios preferem secar um pouco entre a rega e se beneficiarão da fertilização quinzenal, seja fertilizante solúvel adicionado à água ou fertilizante de liberação lenta adicionado ao solo do vaso.

O gerânio geralmente cresce nos campos, bosques e montanhas. Prospera o melhor em áreas ensolaradas no solo rico em húmus.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *