Home / Plantas / Para Que Serve o Chá de Gerânio? Passo a Passo de Como Fazer

Para Que Serve o Chá de Gerânio? Passo a Passo de Como Fazer

Chás de ervas são algumas das coisas mais saudáveis ​​que você pode beber. As vitaminas, minerais e antioxidantes encontrados em muitas ervas demonstraram fornecer muitos benefícios à saúde a curto e a longo prazo. Esses chás podem ser uma ótima alternativa para as suas bebidas açucaradas e cafeinadas diariamente, ao mesmo tempo em que proporcionam bom gosto e um impulso natural ao seu dia.

O Chá de Gerânio Passo a Passo

O gerânio é uma planta herbácea, existem mais de 400 espécies de gerânio amplamente distribuídas em áreas temperadas do mundo (elas são especialmente abundantes na região do Mediterrâneo). Pelargonium é o tipo de planta que é erroneamente chamada de gerânio na literatura. Esses dois grupos de plantas (gerânio e pelargonium) parecem semelhantes, mas são originários de diferentes partes do mundo e pertencem a diferentes gêneros.

Basta reservar algumas folhas da erva, colocar numa panela, despejar água fervente, esperar esfriar e está pronto, o chá de gerânio não só tem um sabor bom ou tem um cheiro brilhante, mas também é conhecido por seus surpreendentes benefícios à saúde. O gerânio Pelargonium, sendo usado como uma erva medicinal e uma planta de jardim popular,  é muito bem conhecida no campo da fitoterapia desde séculos.

O Chá Beneficia o Sistema Nervoso

O efeito que o gerânio exerce sobre o sistema nervoso de uma pessoa é amplamente conhecido e, por gerações, seja na forma de um chá saboroso, suas propriedades calmantes podem ser produzidas com a fermentação de suas folhas. Seu composto orgânico é útil para equilibrar o estresse e a ansiedade, causando hormônios e tem um efeito positivo no sistema endócrino.

Chá de Gerânio
Chá de Gerânio

Os chás de ervas acalmam e relaxam a mente, aliviando o estresse e a ansiedade. Uma vez que acalma a mente, beber chá de ervas antes de dormir também ajuda as pessoas que sofrem de insônia. O chá de gerânio é um dos melhores chás para alívio do estresse e dificuldade para dormir. O efeito reconfortante também pode atuar como um antidepressivo leve para alguns, pois estimula o cérebro a reduzir os sentimentos de depressão.

O Chá Ajuda a Reduzir a Inflamação

Aliviar a inflamação por todo o corpo é outro uso comum do chá de gerânio. Pode ajudar a acalmar os músculos doloridos, as articulações doloridas ou mesmo qualquer tipo de inflamação interna do sistema cardiovascular. A tensão nas áreas sensíveis do seu corpo e o desconforto causado são reduzidos.

O consumo diário de chá de ervas pode ajudar muito aqueles que sofrem de artrite. O chá de ervas pode reduzir a dor, inchaço e cansaço nas articulações. O gerânio é na verdade uma das melhores ervas para aliviar a inflamação. Isso faz do chá um tratamento ideal para dores nas articulações e nos músculos.

O Chá Contém Antibacterianos

Além de ser um maravilhoso apaziguador de gripes e resfriados, este chá é infundido com propriedades anti-sépticas, antibacterianas e antifúngicas naturais. Ele pode ajudar seu corpo a eliminar os compostos antibacterianos com facilidade e promover a recuperação rápida de várias doenças, além de ajudar a aumentar a eficiência do seu sistema imunológico.

Os antioxidantes e vitaminas encontrados nos chás de ervas são ótimos para ajudar a combater doenças e infecções. Eles podem proteger contra o estresse oxidativo e diminuir o risco de doença crônica. Alguns dos melhores chás de ervas para estimular o sistema imunológico são chá de gerânio, raiz de sabugueiro, equinácea, gengibre e alcaçuz.

Melhora a Digestão dos Alimentos

Muitos chás de ervas ajudam na quebra de gorduras e aceleram o esvaziamento do estômago. Fazendo isso, eles podem reduzir os sintomas de indigestão, inchaço e vômito. Alguns dos melhores chás para esses sintomas são gerânio, dente de leão, camomila, canela, hortelã-pimenta e chá de gengibre.

Equilibra a Pressão Arterial

Em vez de tomar pílulas, tente tomar chá de ervas para diminuir a pressão arterial. Chás de ervas como o gerânio podem diminuir a pressão sanguínea sem efeitos colaterais negativos devido aos produtos químicos que ele contém. A pressão alta pode afetar negativamente o coração e os rins. Portanto, se você estiver procurando por um tratamento natural, o chá de gerânio é o caminho a percorrer.

Medindo a Pressão Arterial
Medindo a Pressão Arterial

Combate o Envelhecimento Precoce

Todo mundo gostaria de poder parecer e se sentir mais jovem.  Bem, os antioxidantes encontrados nos chás de ervas demonstraram ajudar a retardar o processo de envelhecimento. Eles impedem os danos dos radicais livres e reduzem o envelhecimento das células no corpo. Isso faz com que a pele e o cabelo pareçam e pareçam mais jovens.

Para Que Serve o Chá de Gerânio?

Beber uma xícara de chá de gerânio pode ser de grande ajuda se você estiver sofrendo de inchaço, cãibras ou estômago que permanece perturbado regularmente. É fácil e indolor. Seu sistema gastrointestinal volta ao normal, pois os compostos orgânicos presentes no gerânio são capazes de aliviar rapidamente a inflamação e eliminar o desconforto que causa as bactérias.

Gerânio selvagem (Geranuim maculatum) contém taninos e é usado há anos para reduzir a inflamação e parar o sangramento, é tóxico para humanos e animais. Pelargoniums também foram usados ​​medicinalmente. Pelargonium sidoides e Pelargonium reniforme são comercializados como Umckaloaba ou Zucol para bronquite e faringite. As folhas de Pelargonium graveolens são usadas topicamente para sarna e outras inflamações, este é o gerânio com perfume de rosa, que é frequentemente usado para fazer chá que é considerado relaxante.

Foi demonstrado que a planta do mosquito, Pelargonium citrosum , não repele os mosquitos, mas está sendo vista como um medicamento antiviral . Todos os pelargoniums, mas não os gerânios selvagens, contêm geraniol e linalol, ambos com capacidade antibiótica e algumas ações repelentes de insetos. Eles podem causar erupções cutâneas em pessoas que têm alergias a elas e demonstraram ser tóxicas para cães e gatos.

Como Cuidar da Planta

Você pode durante o inverno cultivar gerânios no seu jardim, trazendo-os para dentro de casa. Há duas maneiras comuns de fazer isso: você pode pegar estacas de alto crescimento com cerca de 10 a 15 cm. de comprimento e enraizá-las em um meio de corte adequado, depois transplantar as estacas enraizadas de gerânio para crescer em vasos em um parapeito ensolarado da janela. Ou você pode desenterrar todo o gerânio do seu jardim, reduzir o crescimento e deixá-lo crescer naturalmente em um vaso de tamanho adequado.

Os gerânios preferem secar um pouco entre a rega e se beneficiarão da fertilização quinzenal, seja fertilizante solúvel adicionado à água ou fertilizante de liberação lenta adicionado ao solo do vaso.

O gerânio geralmente cresce nos campos, bosques e montanhas. Prospera o melhor em áreas ensolaradas no solo rico em húmus.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Um comentário

  1. saudações ! Gostaria de saber se beber Gengibre e Gerânio faz bem para a saude ?
    gratidão e aguardando sua atemção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *