Home / Plantas / Para Que Serve o Chá de Canela-de-Ema?

Para Que Serve o Chá de Canela-de-Ema?

O uso medicinal das plantas é um dos grandes presentes que a natureza deu para a humanidade, já que, em muitos casos de problemas de saúde, a cura está disponível na própria natureza.

Dessa forma, é importante entender que o ambiente natural possui a capacidade de oferecer uma grande lista de benefícios à saúde das pessoas, seja pela maneira como as plantas podem ser usadas para curar problemas já estabelecidos, seja para a prevenção de doenças que podem abater o corpo humano. Em todo caso, o certo é que o mundo natural pode caminhar próximo à medicina.

Uma planta como a canela-de-ema, por exemplo, possui muitos benefícios a serem usados pelas pessoas. O caso da canela-de-ema é especialmente interessante, na verdade, já que essa planta é típica do Brasil e se faz presente em muitas partes de todo o país.

Assim, por mais que a canela-de-ema fosse mais comum no passado, o uso dessa planta pode servir para combater uma série de problemas. A melhor maneira de ter acesso aos muitos benefícios medicinais da canela-de-ema, portanto, é a partir do chá dessa planta. Esse chá é de fácil produção, criando muitos benefícios para as pessoas. Veja abaixo os benefícios de ingerir o chá de canela-de-ema.

Chá de Canela-de-Ema e Seus Benefícios

O chá de canela-de-ema é a melhor forma de entrar em contato com s muitos benefícios que essa planta possui. De fácil acesso, a canela-de-ema possui flores muito belas e, quando abertas, tornam o jardim muito mais belo. Contudo, o grande uso dessa planta se dá para a cura de problemas de saúde.

No caso, a canela-de-ema pode ajudar no combate a problemas de depressão e desânimo, já que a planta possui substâncias que oferecem energia a quem a ingere. Dessa maneira, quem toma o chá de canela-de-ema se sente mais forte e mais preparado, além de ganhar coragem.

Por esse motivo o chá é tão usado por pacientes com questões ligadas à depressão ou síndrome do pânico. Outro interessante ponto sobre a planta medicinal é que ela serve para ajudar a minimizar os efeitos da Aids, embora, como se sabe, não haja uma cura para a doença.

De todo modo, a canela-de-ema ajuda a fazer com que a vida da pessoa infectada seja mais leve e próxima da normalidade. Por fim, o chá da raiz da canela-de-ema atua muito bem para diminuir as dores na coluna ou em outras partes do corpo, em geral causadas por posições pouco confortáveis.

Conheça a Canela-de-Ema

Por mais que você já conheça agora os benefícios que o chá da canela-de-ema possui, chegou o momento de saber mais sobre a planta que serve de base para a produção desse chá. No caso, a canela-de-ema existe me grande parte do Brasil, embora esteja mais presente entre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste. Isso porque a canela-de-ema gosta de ambiente mais secos para o seu desenvolvimento pleno, pois é comum que essa planta seja capaz de armazenar grandes quantidades de água em seu interior.

Porém, apesar de estar presente em muitos estados do Brasil, a canela-de-ema se mostra cada vez menos comum nesses locais, já que a construção de áreas urbanas e o crescimento da agricultura acabam por diminuir o número de exemplares da canela-de-ema por todo o Brasil.

Chá de Canela-de-Ema

Essa espécie de planta costuma ter um crescimento bastante lento, sendo capaz apenas de crescer, no máximo, cerca de 4 centímetros ao ano. Algumas outras plantas podem facilmente crescer de 15 a 30 centímetros em um único ano, apenas para efeito de comparação. Porém, a canela-de-ema não chega a exigir grandes cuidados no dia a dia, o que facilita o seu cultivo, além de o tamanho reduzido atrair muitas pessoas.

Flor, Raiz e Folhas da Canela-de-Ema

A canela-de-ema é uma planta comum em grande parte do Brasil e, por esse motivo, é natural pensar que muitas pessoas conhecem bastante a respeito dessa planta. Entretanto, a grande verdade é que a planta, de efeito medicinal forte, já não está mais em posição tão popular no país.

Logo, é necessário falar sobre as partes da canela-de-ema, para que se entenda mais sobre tal planta. No caso, a canela-de-ema costuma ter flores de muita beleza, com um tom de violeta muito bonito. As flores são peças comuns em arranjos de flores, além de serem comestíveis. Ademais, quando às suas raízes, a canela-de-ema tem nessa parte da sua extensão um grande aliado contra as dores nas costas e articulações.

Dessa maneira, o chá da raiz de canela-de-ema acaba por ser muito eficiente contra tais problemas, além de ser também eficaz quando se trata de absorver água. Já as folhas dessa planta também são usadas para a composição de arranjos, além de servirem bem como alimento para o gado em algumas regiões do país.

Mais Informações Sobre a Canela-de-Ema

A canela-de-ema é uma planta muito rica em detalhes e beleza, podendo ser utilizada para a alimentação das pessoas e animais, para a ornamentação de ambientes, para a produção de itens perfumados e ainda para fins medicinais. Dessa maneira, a canela-de-ema se mostra um tipo bastante completo de planta, com diversas finalidades.

Contudo, tenha atenção, pois muitas espécies são chamas pelo nome de canela-de-ema, ainda que não sejam exatamente exemplares da planta medicinal. Portanto, antes de preparar chás ou comer as flores, saiba se realmente se trata de uma canela-de-ema típica e pura. Outro ponto interessante a levar em conta é o local em que nasce a canela-de-ema, já que essa planta não costuma ser comum em todo o Brasil, mas apenas em parte do país.

As folhas da canela-de-ema também podem ser consumidas pelas pessoas, assim como as suas flores, embora o sabor das folhas não seja muito atrativo. Essa planta, na ornamentação, também pode ser usada para forrar o solo, já que as suas folhas possuem a capacidade de fazer esse trabalho muito bem. Porém, tenha atenção, pois é bastante comum que um exemplar da canela-de-ema chegue facilmente aos 2 metros de altura, embora o crescimento se dê de forma lenta e muito gradual.

Veja também

Pé de Jiló

Como Cuidar de um Pé de Jiló?

Hoje vamos falar sobre o jiló, esse é o fruto do jiloeiro e divide opiniões. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.