Home / Plantas / O Que é Maçã Farinhenta? Quais São as Suas Propriedades?

O Que é Maçã Farinhenta? Quais São as Suas Propriedades?

É uma unanimidade: A maioria das pessoas do mundo adora a maçã. Popularmente, é conhecida como “fruto proibido” e seus preços estão entre os mais acessíveis dentre todas as frutas. Seja pelo fato de ser muito consumida ou pela grande abundância pelos continentes, um fato é incontestável: A maçã é uma das frutas mais populares do planeta.

Mas, sabia que nem todas as espécies de maçã são bem aceitas pelo público? Pois bem, estamos falando de uma delas neste artigo — a maçã farinhenta! Saiba por que ela é odiada por muitos. Além disso, veja suas propriedades e algumas outras informações sobre ela.

Maçã Farinhenta: Propriedades

Uma maçã média — com um diâmetro de cerca de 8 centímetros — é igual a 1,5 xícaras de frutas. Duas xícaras de frutas por dia são recomendadas em uma dieta de 2.000 calorias.

Uma maçã média — 182 gramas — oferece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 95;
  • Carboidratos: 25 gramas;
  • Fibra: 4 gramas;
  • Vitamina C: 14% da Ingestão Diária de Referência (IDR);
  • Potássio: 6% do IDR;
  • Vitamina K: 5% do IDR.

Além disso, a mesma porção fornece 2% a 4% do IDR para manganês, cobre e as vitaminas A, E, B1, B2 e B6. As maçãs também são uma rica fonte de polifenóis. Embora os rótulos nutricionais não listem esses compostos vegetais, eles provavelmente são responsáveis por muitos dos benefícios para a saúde.

Para tirar o máximo proveito das maçãs, deixe a pele — ela contém metade da fibra e muitos dos polifenóis.

Vários estudos associaram a ingestão de maçãs a um risco menor de diabetes tipo 2.Em um grande estudo, comer uma maçã por dia foi associado a um risco 28% menor de diabetes tipo 2, em comparação com a não ingestão de maçãs. Mesmo comendo apenas algumas maçãs por semana teve um efeito similar de proteção.

É possível que os polifenóis das maçãs ajudem a prevenir danos nos tecidos das células beta do pâncreas. As células betas produzem insulina no seu corpo e são frequentemente danificadas em pessoas com diabetes tipo 2.

Estudos em tubos de ensaio mostraram uma ligação entre compostos de plantas em maçãs e um menor risco de câncer.

Além disso, um estudo em mulheres relatou que comer maçãs estava ligado a taxas mais baixas de morte por câncer.

Os cientistas acreditam que seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios podem ser responsáveis por seus potenciais efeitos preventivos do câncer.

Comer frutas está ligado à maior densidade óssea, que é um marcador da saúde óssea.

Os pesquisadores acreditam que os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios da fruta podem ajudar a promover a densidade e força óssea.

Alguns estudos mostram que as maçãs, especificamente, podem afetar positivamente a saúde dos ossos.

Em um estudo, as mulheres faziam uma refeição que incluía maçãs frescas, maçãs descascadas, molho de maçã ou nenhum produto de maçã. Aqueles que comiam maçãs perdiam menos cálcio de seus corpos do que o grupo de controle.

Mais Benefícios

A maioria das pesquisas se concentra na casca e na carne da maçã.

No entanto, o suco de maçã pode ter benefícios para o declínio mental relacionado à idade.

Em estudos com animais, o concentrado de suco reduziu as espécies reativas de oxigênio no tecido cerebral e minimizou o declínio mental.

O suco de maçã pode ajudar a preservar a acetilcolina, um neurotransmissor que pode diminuir com a idade. Baixos níveis de acetilcolina estão ligados à doença de Alzheimer.

Da mesma forma, os pesquisadores que alimentaram ratos idosos maçãs inteiras descobriram que um marcador da memória dos ratos foi restaurado para o nível de ratos mais jovens.

Dito isto, as maçãs inteiras contêm os mesmos compostos que o suco de maçã – e é sempre uma escolha mais saudável comer a fruta inteira.

Diferenças Entre Alguns Tipos De Maçã

Existem dois tipos principais de maçãs. O primeiro é o Red Delicious (nome pelo qual a maçã farinhenta é conhecida mundo afora), que é tipicamente vermelho vivo e tem cinco saliências muito óbvias no fundo.

O outro tipo é uma maçã redonda, verde-amarelada, conhecida como Golden Delicious. Algumas pessoas chamam a maçã Golden Delicious de maçã verde; mas quando está completamente maduro, tem mais amarelo que verde. Esses dois tipos têm algumas coisas em comum, mas também várias diferenças.  A principal delas está na coloração.

Características

A maçã farinhenta é doce, mas não excessivamente. Às vezes tem um pouco de acidez, embora nem sempre seja esse o caso. A farinhenta é muito crocante e suculenta, com carne amarela pálida.  É naturalmente baixo em ácido. A maçã Golden Delicious é mais doce que a maçã que estamos citando e tem um sabor agradável e suave. A carne desta maçã é crocante com uma cor amarela muito clara e é bastante suculenta.

Gosto

Ambas as variedades de maçãs são adequadas para comer cru. Qual delas é preferível é em grande parte uma questão de gosto pessoal. Ambos são muito doces e crocantes. Se a maçã Golden Delicious parecer mais verde que amarela, ela pode não estar madura o suficiente para comer crus e não será tão doce quanto quando estiver madura.

À medida que envelhece, ele se transforma em uma cor amarela muito óbvia, o que pode indicar que já passou do auge. É provável que tenha perdido tanto doçura quanto nitidez nesse ponto. A maçã farinhenta permanece vermelha mesmo quando é mais velha, por isso é difícil dizer, olhando para o que pode ser como dentro.

Cozinhando

Maça Golden Delicious, Cortada Para Cozer
Maça Golden Delicious, Cortada Para Cozer

A maçã Golden Delicious é excelente para cozinhar. Ele pode ser usado para fazer tortas, compota de maçã ou simplesmente assado com um pouco de açúcar e canela polvilhado por cima.  Ela também normalmente congela bem e pode ser cortado e congelado para uso posterior em tortas.

A maçã farinhenta não se sustenta também em termos de sabor quando cozida. Também não congela bem e é mais bem mantida refrigerada e comida cru. Outros usos Ambos os tipos de maçãs deliciosas podem ser usados ​​para fazer cidra de maçã. Na verdade, eles são frequentemente combinados para criar uma sidra equilibrada.

Eles também podem ser combinados com outros tipos de maçãs, como a espécie Jonathan com Golden Delicious. Golden Delicious também pode ser transformado em manteiga de maçã e geleia, mas a maçã farinhenta não é uma boa escolha para qualquer uma delas.

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *