Home / Plantas / Pimenta Saco de Velho Arde? Qual Sua Origem e Nome Cientifico?

Pimenta Saco de Velho Arde? Qual Sua Origem e Nome Cientifico?

Sem dúvida, a pimenta é um dos condimentos mais populares do mundo, e algumas se destacam em sabor e (principalmente) em ardência.

É o caso da pimenta saco de velho, nome popular para a Habanero Amarela, um tipo de pimenta que, para os amantes da boa culinária, merece ser conhecida.

Vamos saber mais dela, então?

Características Básicas da Habanero Amarela

A Habanero Amarela (ou, como queira, a pimenta saco de velho) é originária do Caribe e da costa oeste do México, sendo uma das mais picantes do mundo. Pra se ter uma ideia, essa pimenta alcança uma pontuação de 350.000 na escala Scoville, um método utilizado para medir o grau de ardência ou de pungência de plantas Capsicum e de algumas pimentas.

Ela pertence à espécie Capsicum chinense, sendo uma planta de pequeno porte, podendo chegar a 80 cm de altura, apenas. Apesar do tamanho, trata-se de uma espécie vegetal altamente produtivo, cujos frutos são em formato de lampião, tendo, em média, 5 cm de comprimento.

Uma das principais características dessa pimenta é que, apesar de sua enorme ardência, ela é saborosa, aromática e suculenta. Inclusive, dentro do grupo das Habaneros, existem outros variações de pimentas, como a chocolate, a red savina e a White.

São pimentas que podem ser facilmente encontradas em lojas especializadas e em supermercados em geral, além de terem um cultivo relativamente simples, que não necessita de muitos cuidados.

Benefícios Para a Saúde

Não somente a pimenta saco de velho, mas todas as demais pimentas, possuem um valor nutricional bem alto, já que ela contém nutrientes importantíssimos para a nossa saúde, como, por exemplo, fibras, cálcio, caroteno, potássio, magnésio, ferro, e vitaminas A e C. Também possui uma substância chamada de capsaicina, que, entre outros benefícios, controla o colesterol e previne a formação de coágulos sanguíneos. Tal substância ainda combate hemorragias e melhora bastante a nossa resistência física.

Já a presença da vitamina C nessa pimenta causa efeitos antioxidantes e anti-inflaamatórios. Isso sem contar de que essa vitamina auxilia no tratamento da pele, evitando o envelhecimento precoce. Sendo rica em potássio, essa pimenta também ajuda a relaxar os músculos, além de controlar a pressão arterial e balancear a quantidade de água do organismo.

Em termos gerais, quando consumimos qualquer tipo de pimenta, aceleramos a queima metabólica das calorias, além de termos mais saciedade quanto à fome, o que auxilia para uma consequente perda de peso.

Quais as Outras Variedades de Habanero?

Além da pimenta Habanero Amarela, da qual pertence a saco de velho, temos outros tipos igualmente interessantes, suculentas e ardidas dessa pimenta.

Existe, por exemplo, a pimenta Habanero Chocolate, que é originária da Jamaica, e que é uma das mais picantes da turma, atingindo cerca de 580.000 na escala Scoville! Também conhecida como Congo Black Habanero, é um tipo de pimenta facilmente cultivável em vasos e jardineiras. A pimenteira pode atingir uma altura de 90 cm, e suas frutos são em formato de lanterna, com aproximadamente 5 cm de comprimento. São verdes quando imaturos, e de coloração marrom quanto estão maduros. Germina de 10 a 14 dias, e seus frutos podem ser colhidos após 110 dias.

Temos também a Habenero Red savina, que for considerada, há algum tempo atrás, como a pimenta mais ardida do mundo. A sua origem é desconhecida, porém, muitos acreditam que se trata de uma pimenteira feita a partir de outras bastante picantes. Pode atingir até atingir 577.000 na escala Scoville, e é um dos principais ingredientes usados para a fabricação do famoso spray de pimenta. A pimenteira pode atingir em torno de 60 cm, produzindo cerca de 50 unidades da Red savina. Sua cor é vermelha escura brilhante e enrugada, germinando com até 10 dias, e podendo ser colhidos após 100 dias.

Por fim, podemos citar a Habanero White, ou Habanero branca peruana, é uma das variedades de pimenta mais bonitas que existem. Atingindo cerca de 300.000 na escala Scoville, sua pimenteira pode chegar a 50 cm de altura, e é bastante produtiva. Seus frutos possuem formato de um feijão alongado, passando por estágio de cores, do verde-limão quando estão imaturos, ao branco, quando estão maduros. Além da beleza física, o sabor dessa pimenta é defumado. Após plantados, seus frutos podem ser colhidos após 120 dias, mais ou menos.

Afinal, Como Consumir a Pimenta Saco de Velho?

Pé de Pimenta Saco de Velho
Pé de Pimenta Saco de Velho

No geral, as principais utilizações para esse tipo de pimenta são como condimentos, onde ela serve para temperar, por exemplo, cozidos, legumes e peixes. Porém, você pode usar a criatividade, e preparar receitas usando essa pimenta de diferentes formas, com em caldos verdes, pamonhas salgadas, bobós de camarão e moquecas.

Receitas mais “doces” podem usufruir do aroma dessa pimenta, ou mesmo do seu sabor, para deixar a comida ainda mais interessante. É perfeitamente possível usar essa pimenta, por exemplo, em bombons, biscoitos e chocolates.

Seu uso é tão versátil, que ela pode ser usada até mesmo para finalizar certos tipos de pratos, ou até mesmo para o preparo de algum tipo de comida. Você pode até fazer uma conserva dela. Basta pegar 02 copos de vinagre branco com 01 colher de sal e 01 de açúcar, ferver tudo por até 3 minutos, até virar uma calda, colocar em cima de algumas dessas pimentas dentro de um pote esterilizado, deixando um espaço de dois dedos entre o conteúdo e a tampa. É só deixar esfriar e conservar num local ventilado. Lembrando que, depois de aberto o pote, essa conserva deve ser mantida na geladeira.

Última Dica: Preparo de Molho de Pimenta

Que tal preparar um delicioso molho usando esse tipo de pimenta? Então, siga as instruções.

Os ingredientes são: 12 pimentas Habanero, 2 cebolas grandes descascadas e cortadas em quatro, 4 dentes de alhos descascados, 250 ml de vinagre branco, sal a gosto e azeite. Já o modo de preparo é bem simples. Primeiro, pré-aqueça o forno em 200°C, e forre uma assadeira com papel alumínio, intercalando camadas de pimenta, cebola e alho. Logo depois, revogue com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que tudo fique bem assado. Depois, coloque tudo num liquidificador até ficar com a consistência de um purê. Pra finalizar, é só adicionar vinagre e sal.

Agora, é só servir!

Veja também

Para que Serve o Suco da Berinjela? Como Preparar Passo a Passo

Berinjela Vinda da Índia e consumida há mais de quatro mil anos, berinjela é conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *