Home / Plantas / Nêsperas Calorias: a Fruta Serve para Emagrecer?

Nêsperas Calorias: a Fruta Serve para Emagrecer?

Também conhecida como ameixa-amarela, as Nêsperas são muito comuns e apreciadas no Brasil. Confira a seguir tudo sobre a fruta, quais suas calorias e ainda se ela serve para emagrecer.

A fruta de cor amarelada e bastante suculenta tem sua origem na China. A nêspera é bastante saudável e nutritiva. Inclusive é rica em vitaminas, minerais e diversos nutrientes. A nêspera também é muito produzida no Brasil, que é o terceiro maior produtor da fruta. Desse modo fica bem mais fácil encontra-la nas feiras e supermercados.

Entretanto, muitos tem dúvidas se a fruta serve para emagrecer e quais suas calorias. Por isso, nesse artigo te ajudamos a solucionar esses questionamentos. Acompanhe.

História e Origem da Nespereira

A nespereira é uma espécie vegetal que teve sua origem no sudeste da China. De lá, foi introduzida no Japão onde tem sido produzida há mais de mil anos. Depois começou a ser cultivada na Índia e em outros lugares e se adaptou bem as condições do local.

Acredita-se que a nespereira foi trazida a América pelos imigrantes chineses. Seus primeiros registros por aqui se deram nos anos de 1870, no Hawaii, Califórnia.

Atualmente, o Brasil está entre os três maiores produtores, ficando atrás apenas de Israel e do Japão, que é o maior produtor da fruta. A nêspera também é produzida em Portugal, Espanha, França, África, Itália, Grécia, Turquia e Líbano.

Características das Nêsperas

A nêspera vem da árvore chamada nespereira. A árvore tem origem no sudeste da China e pode medir até 10 metros de altura, mas geralmente é menor que isso. A nespereira possui uma coroa circular e seu tronco é curto. As folhas da nespereira são simples, verde-escuras e medem de 10 a 25 centímetros. Possuem uma textura mais rígida e tem suas bordas serrilhadas.

As Nêsperas são diferentes das outras frutas. Isso porque tem sua maturação entre o final do inverno e inicio da primavera. As frutas tem de 3 a 5 cm, são em formato oval e possuem uma casca aveludada. Quando maduras, tem cor amareladas ou levemente alaranjadas ou rosadas.

Características das Nêsperas

A Nêsperas possuem de 1 a 5 sementes na cor marrom conforme a variedade. Essas sementes podem ser pequenas ou grandes, dependendo da maturação. Em algumas frutas há apenas uma semente, que pode ser bem grande comparado ao tamanho da fruta.

A nêspera é uma fruta bastante suculenta, que pode ser doce ou ácida, conforme sua maturação ou variedade. Também seu tamanho é diferente, pois algumas se desenvolvem mais que outras. A nespereira é uma árvore cultivada de forma ornamental, devido ser uma arvore bonita e exótica. Então é muito utilizada em jardins e hortos.

Propriedades da Nêspera e seus Benefícios

Além de ser uma fruta rica em minerais e vitaminas, as Nêsperas tem diversos outros benefícios. Ela também é bastante comparada com a maçã, devidos suas propriedades nutricionais ser bem parecidas.

Dentre seus princípios ativos estão a pectina, tanino, ácidos cítricos, tartárico, málico, ácido bórico. Entre as vitaminas existentes há os folatos, niacina, vitamina B6, vitamina C, vitamina A. além disso, a fruta é rica em sais minerais, como ferro, cálcio, cobre, fósforo e manganês.

A nêspera também possui propriedades terapêuticas, sendo bastante eficaz para aliviar dores de garganta e amigdalite. A fruta também é boa para o sistema digestivo, pois regula o intestino, é antidiarreico e trata estomatite. Além do mais, a nêspera é muito benéfica e eficaz contra o cancro de cólon, devido a fruta conter grandes quantidades de pectina. Além disso, é rica em antioxidantes, protegendo contra radicais livres e contra o stress oxidativo.

A fruta também é muito benéfica para a pele, devido a vitamina A. Ao consumi-la você estará ajudando a proteger sua pele e evitar o envelhecimento precoce. Além da pele, a nêspera é muito benéfica para os olhos, pois a vitamina A ajuda na proteção dos olhos. Além disso, ela evita danos da retina, protege contra cataratas e melhora a visão.

A vitamina A também é muito importante para desenvolvermos melhor os dentes e ossos. Desse modo, a nêspera é uma ótima forma de fortalecimento deles.

Por ser uma fruta rica em nutrientes como ferro, cálcio, cobre, fósforo e manganês, a nêspera ajuda na produção de sangue no nosso corpo. Esses nutrientes são necessários para formar os glóbulos vermelhos e a vitamina C aumenta a capacidade do nosso corpo absorver o ferro. Tudo isso contribui a aumentar essa produção de sangue.

Como Consumir Nêsperas

A nêspera é consumida principalmente in natura, basta descascar a fruta. Como é uma fruta sensível, deve ser comida assim que é apanhada. Além disso ela pode também ser combinada com outras frutas em vitaminas, sorvetes e sucos.

Também é utilizada para fazer recheios e coberturas de bolos e também na fabricação de compotas. Inclusive, a nêspera fica muito saborosa em forma de geleia. Na medicina chinesa, as Nêsperas são utilizadas na forma de calda, sendo um remédio para a irritação de garganta. A fruta pode ser ainda utilizada na fabricação de licor.

Quanto as folhas da nespereira e as sementes da fruta, ambas tem um sabor bem amargo e são bastante tóxicas, não sendo apropriadas para o consumo.

Calorias e Emagrecimento

Cada 100 gramas de Nêsperas possuem apenas 45 calorias. Além disso a fruta é rica em fibras, o que ajuda bastante a quem quer emagrecer. Por ser de baixo valor calórico e rica em fibras, a nêspera ajuda a diminuir o apetite e aumentar o funcionamento do metabolismo. Desse modo promove a perda de peso.

Além disso, a fruta tem quase 75% de água em sua composição, sendo muito hidratante. Além do mais, ela ajuda a desintoxicar o corpo e também a diminuir a retenção de líquidos. Dessa forma, a nêspera torna-se uma fruta bastante apreciada por quem deseja emagrecer. Porém é importante lembrar que ela possui alto teor de açúcar, por isso é preciso consumi-la de forma consciente.

Também é bom salientar que quem quer emagrecer precisa consultar um médico ou nutricionista. É o profissional que vai dizer qual a melhor forma de emagrecer e ter uma vida saudável.

 

Veja também

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *