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Classificação Botânica da Soja, Fisiologia e Morfologia

As origens da soja há muito foram obscurecidas por lendas e por relatórios históricos imprecisos ou conflitantes. Hoje, a teoria mais difundida sobre a origem da soja é que a planta emergiu como uma espécie domesticada na metade oriental do norte da China por volta de 1.100 anos antes de Cristo (início da dinastia Chou). Somente 400 anos depois a soja deixou seu principal centro genético na China. Próximo ao ano 100, provavelmente alcançou o norte, o centro e o sul da China, a Coréia e o Japão.

Um clássico da literatura médica chinesa do século II contém um longo discurso sobre as propriedades medicinais da soja. A soja foi indicada como um remédio específico para o funcionamento adequado do coração, fígado, rim, estômago e intestinos. Ele foi usado para estimular os pulmões, eliminar toxinas do sistema, melhorar a aparência limpando a pele de várias impurezas e estimular o crescimento e a aparência do cabelo. Além disso, a soja verde fresca foi usada para curar a hidropisia, febre gástrica, problemas na bexiga, circulação imprópria do sangue, catarro, calafrios e envenenamento.

Fisiologia da Soja

A soja é uma cultura de importância global e é uma das leguminosas mais frequentemente cultivadas em todo o mundo. É rico em óleo e proteína, usado para consumo humano e animal, bem como para fins industriais. As plantas de soja também desempenham um papel importante na diversificação de culturas e beneficiam o crescimento de outras culturas, adicionando nitrogênio ao solo durante a rotação de culturas. Com contribuições de pesquisadores eminentes de todo o mundo, a soja fornece uma cobertura concisa de todos os aspectos desta importante cultura, incluindo genética e fisiologia, melhoria varietal, tecnologia de produção e proteção, utilização e valor nutricional.

A soja é uma das fontes mais ricas e baratas de proteína e é um alimento básico nas dietas de pessoas e animais em várias partes do mundo. A semente contém 17 por cento de óleo e 63 por cento de farinha, 50 por cento dos quais é proteína. Porque soja não contêm amido , eles são uma boa fonte de proteína para diabéticos.

Na Ásia Oriental, o grão é amplamente consumido nas formas de leite de soja, uma suspensão líquida esbranquiçada tofu , uma coalhada um pouco parecida com queijo cottage. A soja também é germinada para uso como ingrediente de salada ou como vegetal e pode ser comido assada como um lanche.

Sojas jovens, conhecidas como edamame, são comumente cozidas no vapor ou cozidas e comidas diretamente da vagem.O molho de soja , um líquido marrom salgado, é produzido a partir de grãos de soja triturados e trigo que passam por fermentação de levedura em água salgada por seis meses a um ano ou mais; é um ingrediente onipresente na culinária asiática. Outros alimentos de soja fermentados incluem tempeh, missô e pasta de feijão fermentada.

Morfologia da Soja

Morfologia da Soja
Morfologia da Soja

As vagens de soja geralmente contêm uma a três sementes cada. Existem grandes variações na forma, tamanho e cor da semente. A forma varia de quase esférica a plana e alongada. O tamanho da semente varia de 5-11 mm. e o peso da semente de 120-180 mg / semente. Cascas de soja podem ser amarelas, verdes, marrons ou pretas, todas de uma cor ou um padrão de duas cores. Os cotilédones são amarelos ou verdes, e o hilo pode ser preto, marrom, amarelo-claro ou amarelo claro.

A soja é uma leguminosa; como todas as outras ervilhas e feijões, lentilhas e amendoins, pertence à grande família botânica Leguminosae (que inclui cerca de 500 gêneros e mais de 12.000 espécies), na subfamília Papilionideae.  Todas as leguminosas alimentares (também denominadas “leguminosas de grão comestíveis”) podem ser divididas em dois tipos: oleaginosas e leguminosas. Soja, como amendoim, são sementes oleaginosas. Apenas cerca de 30 legumes são amplamente utilizados em dietas em todo o mundo.

A soja é uma planta ramificada ereta e pode atingir mais de 2 metros (6,5 pés) de altura. As flores autofertilizantes são brancas ou um tom de roxo. As sementes podem ser amarelas, verdes, marrons, pretas ou bicolores, embora a maioria das variedades comerciais tenha sementes marrons ou bege, com uma a quatro sementes por vagem.

Nos Estados Unidos, a maioria das culturas de soja é geneticamente modificada para resistência ao herbicida glifosato. A soja pode ser cultivada na maioria dos tipos de solo , mas prospera em barro arenoso quente, fértil e bem drenado. A colheita é plantada depois que todo o perigo de geada é passado. A soja é geralmente colhida mecanicamente, após as folhas caírem da planta e o teor de umidade da semente caiu para 13%, permitindo o armazenamento seguro.

Como outras leguminosas, a planta adiciona nitrogênio ao solo por meio de bactérias fixadoras de nitrogênio e, historicamente, tem sido uma importante cultura que enriquece o solo, embora essa prática não seja comum na maioria dos sistemas agrícolas industriais.

Classificação Botânica da Soja

Reino – Plantae – Plantas

Subreino – Tracheobionta – plantas vasculares

Superdivisão – Spermatophyta – plantas de semente

Divisão  – Magnoliophyta – plantas de florescência

Classe  – Magnoliopsida – Dicotiledôneas

Subclasse  – rosidae

Família  –  Fabaceae – família da ervilha

Gênero – Glycine Willd. – soja P

Espécie  – Glycine max (L.) Merr. – soja P

Classificação Botânica da Soja
Classificação Botânica da Soja

Soja inclui uma ampla variedade de alimentos, incluindo edamame, produtos feitos de soja integral, alimentos fermentados de soja, alimentos processados ​​à base de soja, além de suplementos. Soja é rica em proteínas vegetais e uma boa fonte de muitos nutrientes e fitoquímicos. Soja tem demonstrado reduzir o colesterol, melhorar os resultados da fertilidade e reduzir os sintomas da menopausa.

Todos os benefícios potenciais da soja vêm com uma advertência importante: para colher, você precisa escolher formas minimamente processadas de soja – pense em tempeh , tofu , miso e edamame.

Alimentos de frangos de soja, como análogos de carne, barras de soja, iogurtes de soja ou proteínas em pó, geralmente contêm apenas isolados de proteína de soja, em vez de nutrição da soja integral. Assim como outros alimentos processados ​​são mais baixos em densidade de nutrientes, a remoção da proteína de outras enzimas e bactérias necessárias para a digestão afeta a qualidade nutricional do produto.

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