Home / Plantas / Maria-Sem-Vergonha: Curiosidades e Fatos Interessantes

Maria-Sem-Vergonha: Curiosidades e Fatos Interessantes

A maria-sem-vergonha é facilmente cultivada em solos uniformemente úmidos, organicamente ricos e bem drenados, em parte à sombra. O sol da manhã com sombra da tarde é o melhor.

Essa é uma planta que tolera sombra total. Precisa de proteção contra o sol, principalmente em climas com verões quentes e úmidos. As marias-sem-vergonhas têm bom desempenho em canteiros elevados, onde o solo está bem arejado.

Para incentivar o crescimento ramificado e/ou compacto é preciso apertar as hastes das plantas jovens. Elas são resistentes ao inverno, mas devem passar pelo frio em ambientes fechados e com uma boa poda posterior.

Planta Maria-Sem-Vergonha
Planta Maria-Sem-Vergonha

Características Dignas de Nota da Maria-Sem-Vergonha

A maria-sem-vergonha é uma planta para cobertura muito popular atualmente. É uma espécie amplamente definida que é nativa da Nova Guiné, Ilhas Salomão e Nova Irlanda.

Foi descoberta e citada pela primeira vez pelo tenente Hawker em Papua, Nova Guiné, em 1884. Entretanto, não foi introduzida em outros cantos do mundo até o início dos anos 70.

A maior parte dessa espécie apresenta plantas maiores, flores maiores e melhor desempenho em áreas de sombra parcial. Elas devem ser comumente cultivadas em áreas de sombra a sombra, com pouca tolerância ao sol. As folhas são em espirais de 3 a 7 folhetos.

Folhetos ovais a elípticos (de 5 a 10 cm de comprimento) são verde escuro a bronze. As flores achatadas de 5 pétalas vêm em uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, laranja, vermelho, violeta e roxo. As plantas geralmente crescem até 15 a 20 cm de altura.

A floração é ininterrupta de maio a outubro. A maria-sem-vergonha tem sido desenvolvida em um grande número de cultivos diferentes, algumas das quais foram introduzidas como parte de séries nomeadas.

Tais plantas são variáveis ​​em termos de cor da flor/folhagem, tamanho e forma da folha. Mas são agora consideradas geralmente incluídas em 15 grupos informais (variabilidade natural dentro de uma única espécie) como parte de um conjunto amplamente definido.

O nome do gênero vem da palavra latina impatiens, que significa impaciente. Isso se refere ao fato das vagens maduras se abrirem à força quando tocadas.

Problemas Relacionados às Plantas

Não existem problemas graves de insetos ou doenças relacionadas às marias-sem-vergonhas. As plantas são altamente resistentes ao oídio. Os possíveis problemas de doenças incluem:

  • O vírus impatiens necrótico;
  • Manchas de fungos;
  • Oídio;
  • Podridão.

Problemas potenciais com os insetos incluem:

  • Pulgões;
  • Cochonilhas;
  • Thysanoptera;
  • Mosca branca;
  • Lesmas;
  • Caracóis.

Entretanto, um cuidado especial deve ser dado aos ácaros. Outra questão é com a folhagem. Ela normalmente queima muito com o sol na maioria das plantas deste gênero. Contudo, com um pouco de umidade extra, a maria-sem-vergonha pode ser cultivada em pleno sol sem problemas.

Curiosidades Sobre a Maria-Sem-Vergonha

Usos Nos Jardins

Essa espécie pode ser usada em grupos como camas e bordas. A cobertura do solo tende a ficar relativamente alta. É ótima para servir de borda ao longo de passeios ou caminhos.

Vasos, caixas na janela e cestos pendurados também são boas opções. Essa é uma planta para ser cultivada em casa.

Plantio

As marias-sem-vergonha, após todo o risco de geada ter passado, fica incrível na primavera. Mantenha-as bem regados antes de transplantar. Essas maravilhas têm melhor desempenho em solo úmido e bem drenado. Assim, você pode misturar um bom composto multiuso ao plantar para ajudá-las a prosperar.

Quanto mais próxima você plantar uma maria-sem-vergonha da outra, mais rápido e mais alto elas crescerão. Você pode optar por plantá-las juntas para formar rapidamente um monte grande. Ou, se você estiver procurando por plantas individuais de baixo crescimento para seus tapetes de flores, por exemplo, deixe 20 cm ou mais entre cada muda.

Maria-Sem-Vergonha ao Redor da Árvore
Maria-Sem-Vergonha ao Redor da Árvore

Como citado, essa espécie é uma escolha clássica como uma planta que fica parecendo um tapete colorido. Ela também é fantástica sub-plantanda em árvores ou arbustos. Da mesma forma, sua cor vibrante traz vida alegre a vasos e muitos outros recipientes.

A Poda

Essas plantas não requerem podas regulares para ficarem vistosas. Elas florescem por toda a temporada por conta própria.

Rega

Regue regularmente, principalmente durante períodos secos e não deixe de regar as raízes. A melhor hora para regar é de manhã cedo ou à noite.

Fatos Acerca das Duas Mais Populares Variedades de Marias-Sem-Vergonhas

Impatiens Hawkeri

Impatiens Hawkeri
Impatiens Hawkeri

Essa é uma variedade de maria-sem-vergonha que ama o sol. Ela foi descoberto recentemente na década de 1970. Assim como a Impatiens walleriana, é uma planta compacta e de baixa manutenção que ilumina jardins, bordas e vasos em um local ensolarado.

As plantas dessa variedade se beneficiam de flores maiores e mais vistosas em comparação com suas primas. Com certeza elas podem se tornar bem mais vistosas se colocadas uma ao lado da outra.

  • Tempo de floração: maio a outubro (pode sobreviver ao inverno);
  • Exigências do sol: sol em determinados períodos e também sombra;
  • Solo: solo úmido e bem drenado;
  • Resistência: não é tão resistente quanto a outra espécie;
  • Tamanho: cresce até 45 cm de altura x 25 cm de largura.

Impatiens Walleriana

Impatiens Walleriana
Impatiens Walleriana

As plantas Impatiens walleriana são a forma clássica da maria-sem-vergonha. É uma das plantas para camadas mais populares cultivadas nos jardins do mundo inteiro. A massa de flores planas e brilhantes as torna uma planta fantástica para as coberturas de solo sob árvores e arbustos. É também perfeita para caírem brilhantemente penduradas em um pátio ou peitoril da janela.

As marias-sem-vergonha geralmente crescem melhor em um local parcialmente sombreado. Vários pesquisadores da área já comprovaram que esta variedade é altamente resistente ao “míldio”, uma doença que afeta historicamente essas plantas.

Os exemplares também são excelentes artistas de jardinagem, florescendo de maneira confiável durante toda a temporada. Sem contar que são resistentes, mesmo em locais ensolarados.

  • Tempo de floração: maio a outubro (pode sobreviver ao inverno);
  • Exigências do sol: sombra parcial ou sombra total;
  • Solo: solo úmido e bem drenado;
  • Resistência: é relativamente resistente;
  • Tamanho: cresce até 35 cm de altura x 30 cm de largura.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a maria-sem-vergonha? Essa é uma planta ótima para se ter em jardins. Se você quiser adicionar algo diferente junto às suas outras plantas, tente essa opção.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *