Home / Plantas / Manchas Marrons e Escuras na Hortênsia: O Que Fazer?

Manchas Marrons e Escuras na Hortênsia: O Que Fazer?

As flores são parte viva do ambiente natural, que interagem com as pessoas e com os animais, mostrando como a natureza pode ser bela e contagiante sem perder o seu lado mais eficiente.

Uso das Flores e Possíveis Problemas

Dessa forma, as flores servem para inúmeros fins e podem ser usados para diversos objetivos, que podem variar muito de acordo com quem está tentando fazer uso dessa flor. Assim, uma das maneiras mais antigas de uso das flores se dá na ornamentação de ambientes, onde as flores encontram uma função mais ligada à sua beleza.

Podendo também melhorar o cheiro dos ambientes, as flores são ótimas para fazer com que o convidado se sinta em casa, dando uma aparência mais aconchegante à sua casa ou apartamento. Ademais, as flores também são muito úteis quando se trata de ornamentar festas, igrejas e outros ambientes. De toda forma, o certo é que há muita utilidade nas flores.

Hortênsia como Decoração em Casas
Hortênsia como Decoração em Casas

Além dessa questão de beleza, portanto, as flores também pode servir muito bem para a parte de fabricação de remédios e produtos naturais para o corpo. Portanto, há muitas flores que encaixam muito bem nesse estilo, sendo muito importantes para todo o mercado financeiro.

Como as pessoas querem cada vez mais estar em contato com a natureza, uma forma muito eficiente de fazer isso se dá a partir do uso de óleos essenciais, tão importantes para a saúde das pessoas. Para quem ainda não conhece, o óleo essencial pode ser usado para o tratamento de inúmeros problemas ligados à saúde, que vão desde questões relacionadas ao trato respiratório até a forma como a pessoa se sente em relação a ela mesma, com a sua autoconfiança.

Portanto, o uso dos óleos essenciais pode fazer parte da sua vida, já que essa é uma forma mais natural de tratar as doenças, sem invadir tanto o espaço do corpo.

Contudo, por vezes as plantas podem apresentar problemas em sua parte física, o que pode exigir cuidados mais especiais com elas.

Dessa forma, um caso muito comum acontece com a hortênsia, que pode desenvolver manchas marrons ou pretas por toda a flor, algo que acaba por ser muito pesado para a planta e, no longo prazo, pode fazer até mesmo com que a hortênsia morra. Dessa maneira, se você possui uma flor desse tipo, preste atenção às maneiras mais eficientes de acabar com esse problema tão grave.

Manchas Marrons e Escuras na Hortênsia: O Que Fazer?

A hortênsia é uma flor que pode desenvolver manchas escuras por toda a sua extensão, algo que torna a flor menos bela e faz com que o seu jardim tenha um grande problema a ser resolvido. O que acontece, na prática, é que a hortênsia é bastante suscetível a fungos.

Dessa forma, são esses fungos que causam as manchas escuras nas flores de hortênsia, sendo que os fungos podem surgir após uma série de chuvas fortes ou até mesmo por falta de cuidado com a flor. Antes de tudo, porém, para acabar com esse problema é preciso retirar as flores que apresentam a tal mancha escura. Corte todas elas, pois só assim o problema não irá se espalhar para outras flores. Para evitar que as outras flores desenvolvam esse problema, contudo, é importante que a rega passe a ser regular e sempre constante.

Algo ainda mais importante é se certificar de que o solo possui todo o nitrogênio necessário para a hortênsia. Isso porque a ausência de nitrogênio deixa a planta ainda mais frágil e pode fazer com que os fungos tenham ainda mais força sobre ela.

Assim, é importante jogar adubo ao redor da planta, mas não exagere muito nas quantidades, pois o excesso de matéria orgânica fará com que apenas as folhas cresçam e não as flores.

Como você não deseja isso, buscando sempre flores fortes e belas, é importante não passar do ponto em relação ao uso do adubo orgânico. Em último caso, se nada disso funcionou para evitar a presença de novos fungos, é interessante e até mesmo recomendado usar um fungicida para acabar com os fungos presentes no seu jardim. Porém, trate de fazer uso do material correto, buscando saber qual é o fungo presente no seu jardim.

Hortênsia, a Flor Ácida

Um detalhe muito interessante sobre a hortênsia é que esse tipo de flor gosta de solos ácidos para crescer e se desenvolver de maneira correta, diferentemente do que acontece com a grande maioria das outras flores. Dessa maneira, a hortênsia não se dá muito bem quando o solo é neutro, com pH equilibrado. Contudo, vale lembrar que esse tipo de tratamento deve ser dado apenas à hortênsia azul, já que as outras possuem outros gostos em relação à acidez do solo.

Hortênsia - A Flor Comum do Brasil
Hortênsia – A Flor Comum do Brasil

Dessa forma, como a azul realmente é o tipo de flor mais comum no Brasil, saiba que a hortênsia até mesmo necessita de um solo um pouco mais ácido para crescer de forma plena. Assim, encontrar solo ácido não deve ser problema no Brasil, onde grande maioria dos solos são naturalmente ácidos e tarefa realmente complicada é encontrar um solo naturalmente neutro em termos de pH.

Portanto, também é válido não exagerar na quantidade de matéria orgânica usada para o crescimento da hortênsia, já que essa flor não gosta tanto assim de adubo em excesso. Ademais, o excesso de adubo fará com que apenas as folhas cresçam e não a flor.

Hortênsia Para a Ornamentação

A hortênsia é uma ótima flor para a ornamentação, sendo uma grande opção para quem deseja ter um lindo azul como a cor principal do seu jardim. Ademais, a hortênsia ainda pode ser cultivada em vasos, o que faz com que seja uma bela opção para as entradas de estabelecimentos comerciais ou até mesmo para a entrada da sua casa ou apartamento.

De toda forma, o certo é que essa flor pode ser utilizada de maneira muito simples e sequer demanda grande complexidade na sua forma de tratamento, o que a torna ainda mais atrativa.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *