Home / Plantas / Por Que as Folhas das Rosas do Deserto Ficam Amarelas?

Por Que as Folhas das Rosas do Deserto Ficam Amarelas?

Quem gosta de plantas em geral sabe o quanto alguns problemas incomodam e preocupam. As folhas da rosa do deserto ficam amarelas por um motivo especial, assim como em outras flores.

A adenium obesum é um arbusto temperado que cresce bem em ambientes áridos e úmidos. Ela é a única espécie do gênero adenium, mas é dividida em grupos de subespécies para diferenciar as variedades.

Existem várias razões, incluindo pragas, doenças e condições adversas de crescimento, que fazem com que as rosas do deserto morram, murchem ou fiquem amarelas.

Mas se você quer se aprofundar no assunto, não deixe de ler o artigo até o fim. Várias informações importantes estão contidas aqui para que você fique inteirado de tudo.

Características da Rosa do Deserto

A rosa do deserto, cujo nome científico é Adenium obesum, é um arbusto pertencente à família Apocynaceae. Ela atinge 2 m de altura. É nativa da África Oriental e Austral tropical e subtropical e da Arábia.

Suas folhas são perenes, o que significa que essa planta é sempre verde o ano todo, mas em áreas onde o inverno é frio, elas caem. Elas medem o comprimento de 5 até 15 cm e 1 a 8 cm de largura. São de tons verde escuro, mas às vezes as folhas da rosa do deserto ficam amarelas e têm um nervo central muito visível.

As flores, que aparecem no verão ou no início do outono, têm o formato de uma trombeta. São compostas por cinco pétalas de 4 a 6 cm de diâmetro. Elas podem ser de cores diferentes: branco, vermelho, rosa, bicolor (branco e rosa). Uma vez polinizadas, começam a amadurecer as sementes com 2 a 3 cm de comprimento e formato retangular.

Um Pouco Sobre a Planta

Rosa do deserto, azálea falsa, estrela de Sabi, lírio impala estão entre os nomes comuns de uma planta disponível para jardins diversos. Por muito tempo foi cultivada pelos entusiastas das plantas suculentas por causa de sua forma bizarra. Possui lindas flores nas cores vermelho escuro até branco puro. Sua tolerância a negligências ocasionais, a torna rapidamente uma das opções mais assertivas entre as plantas domésticas populares no mundo todo.

A Rosa Que Não é Rosa

Uma das características é não possuir espinhos. Entretanto, além disso, ela não tem nenhuma relação com a família da rosa, nem parece uma. Apenas o nome é de rosa. Essa planta é chamada dessa forma pela alta resistência e pelo seu tronco grosseiramente espessado.

Muda de Rosa do Deserto
Muda de Rosa do Deserto

É da família Asclepiadaceae, ou serralha, que além da Asclepias spp. Inclui:

  • A pervinca comum do jardim;
  • O oleandro (freqüentemente usado como arbustos floríferos em climas amenos);
  • A espinhosa palmeira de Madagascar (que, é claro, não é uma palmeira);
  • A Plumeria, que é cultivada em todo o mundo em climas tropicais;
  • Uma infinidade de suculentas africanas com flores bizarras, muitas vezes fedorentas, em forma de estrela.

Mas os tipos mais comuns disponíveis são o Adenium obesum (utilizando o nome no seu estrito sentido), bem como suas variedades híbridas.

Ela pode ser facilmente encontrada em lojas de jardinagem, bem como lojas de ferragens e na Internet. Atualmente, as plantas mais disponíveis se cultivam a partir das sementes, sendo muito semelhantes com as espécies verdadeiras que são encontradas dentro da natureza.

Por Que as Folhas da Rosa do Deserto Ficam Amarelas

Frio

Esta planta é muito resistente ao calor, mas não suporta o frio, não é fácil de manter, exige muito esforço e dedicação. No verão, é melhor colocá-la do lado de fora. No inverno também é bom ficar dentro da residência. Mas não precisa se preocupar. Se as folhas da rosa do deserto ficam amarelas nesse período por causa do clima, elas simplesmente caem e renascem na primavera.

Folhas da Rosa do Deserto
Folhas da Rosa do Deserto

Sobre Irrigação

A rega excessiva é a razão mais comum pela qual as folhas da rosa do deserto ficam amarelas. Isso causa podridão na raiz. A planta nos permite conhecer sua condição soltando ficando com a cor diferente.

Você saberá se a sua planta está molhada demais, se os caules parecerem macios ao toque. Isso significa que eles estão cheios de água.

Substrato Inadequado

Agora, o que acontece se não a sua planta não está sendo regada em demasia e mesmo assim se mostra muito molhada? Nesse sentido, a sua rosa do deserto não está sendo cultivada no solo certo.

Isso significa que ele anda retendo muita umidade. Misturar a terra com a areia e substrato ajuda na drenagem.

Falta de Irrigação

Outro motivo de porque as folhas da rosa do deserto ficam amarelas pode ser a falta de água. Como ela exige mais água durante os meses em que está crescendo ativamente, pode derrubar todas as folhas no estado adormecido se não estiver recebendo umidade suficiente. Às vezes, as folhas ficam amarelas antes de cair.

Rosa do Deserto Cultivadas no Vaso
Rosa do Deserto Cultivadas no Vaso

Falta de Iluminação

Muita sombra também pode fazer com que as folhas amarelem ou caiam.

Fertilização Inadequada

As deficiências nutricionais podem fazer com que as folhas fiquem:

  • Amarelas;
  • Avermelhadas;
  • Desenvolvam bordas ou pontas marrons queimadas antes de caírem.

Para evitar esses problemas, fertilize apenas nos meses de primavera e verão.

Ser Transplantada

A rosa do deserto odeia ser movida de um lugar para outro. Transplantar ou movê-la pode causar estresse nas folhas. Portanto, elas ficam amarelas.

Latência

Uma rosa do deserto que deixa cair as folhas no outono provavelmente está entrando em dormência, uma parte natural de seu ciclo de vida. A planta deve ser mantida seca durante esse período.

Em regiões quentes, onde as temperaturas ultrapassam atingem 25º C, a rosa do deserto não apresenta latência.

Processo Natural

Todas as folhas em seu momento cairão. Antes que isso aconteça, elas ficam amarelas. Normalmente, apenas as folhas inferiores são as que caem. Você saberá que sua rosa do deserto está doente quando as folhas superiores ficam amarelas.

A Solução Quando as Folhas da Rosa do Deserto Ficam Amarelas

Cultive sua rosa do deserto em pleno sol em um solo com excelente drenagem. Fazer uma pequena elevação ao plantar fornece excelentes resultados. Isso faz com que a água seja drenada e não tenha poder de encharcar. Assim, as folhas da rosam do deserto ficam amareladas, mas com bem menos frequência.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *