Home / Plantas / Mamão Formosa Nome Científico e Benefícios para Bebês

Mamão Formosa Nome Científico e Benefícios para Bebês

O mamão é uma fruta saudável, rica em fibras, vitaminas e antioxidantes. O mamão Formosa é a maior variedade de mamão e tem um aroma agradável e doce. A fruta em forma de pêra tem uma pele muito fina, de couro amarelo-esverdeado. A carne da Formosa é mais firme e mais laranja que outras variedades.

Mamão Formosa: Nome Científico

O mamão Formosa é uma das maiores variedades de mamão. Esta grande fruta tropical pode pesar até 3 quilos. A pele firme é amarela. A carne é laranja e, assim como as outras papaias, contém pequenas sementes pretas no meio. Mamões Formosa têm um aroma suave e carne macia e doce.

Os frutos de mamão formosa crescem em árvores de caule oco. É uma fruta de crescimento rápido que amadurece na árvore. O processo de crescimento começa com o plantio de mudas em um dia no campo. Depois de cinco a oito meses, essas mudas terão crescido em árvores frutíferas de aproximadamente dois metros.

A colheita pode então começar: cerca de um mamão por árvore por dia durante um período de um ano e meio. As árvores eventualmente crescerão a uma altura de três a quatro metros. Após o período de colheita de um ano e meio, o campo é desmatado e o produtor inicia um período de colheita num novo campo.

Cada mamão colhido é envolto em plástico bolha antes de ser colocado em caixas para evitar danos. Estas caixas são então levadas para a estação de embalagem onde as papaias são lavadas em um banho de água fria. Os frutos são então secos e classificados à mão para amadurecer e tamanho antes de serem colocados no armazenamento a frio para posterior refrigeração.

Finalmente os frutos são transportados para triagem de consumo local e exportação (invariavelmente para países europeus) onde chegam meros dias depois de serem colhidos. O mamão formosa é uma variedade tipicamente brasileira do mamão comum como o conhecemos, cujo nome científico padrão é carica papaya.

Mamão Formosa: Benefícios para Bebês

O mamão formosa brasileiro é uma grande fruta com polpa alaranjada que cresce principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Baixo em calorias e rico em vitaminas A, C e complexo B, cálcio, ferro e fósforo, o mamão é muito saudável, nutritivo e fácil de digerir.

Ele também contém a enzima papaína que ajuda a facilitar o processo de digestão, particularmente importante para pessoas com problemas digestivos ou insuficiência pancreática. Comer mamão depois de uma refeição pesada também reduz a sensação de dor de estômago.

A papaína é uma enzima que efetivamente quebra estruturas alimentares complexas. Esta é uma das razões pelas quais muitos chefs usam mamão para amaciar a carne. Regularmente alimentando seu bebê com o mamão formosa pode melhorar sua digestão.

Carica Papaya
Carica Papaya

O sistema imunológico de um bebê ainda está em desenvolvimento e não é tão forte quanto o dos adultos. Os bebês tendem a ter infecções e doenças. O mamão é uma rica fonte de vitamina C. O nutriente essencial ajuda a fortalecer o sistema imunológico do bebê e prevenir doenças.

O mamão é um reservatório de vitamina A, que ajuda a proteger a pele contra queimaduras, úlceras e feridas. Se o seu bebê tiver uma pequena queimadura ou erupção cutânea, você pode aplicar pele local ou polpa de mamão para reduzir a sensação de queimação.

O mamão também é rico em folato, o que ajuda a converter a homocisteína em aminoácidos. A homocisteína pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos e causar um derrame. Oferecendo mamão bebê pode proteger seu um pouco de doença cardiovascular em potencial no futuro.

Estudos mostram que o alto teor de antioxidantes e fibras do mamão pode ajudar a prevenir o câncer de cólon. Fique à vontade para comprar o mamão formosa e utilizá-lo das diversas formas possíveis para alimentar seu bebê e mantê-lo em um desenvolvimento saudável.

Sugestões de Utilização do Mamão Formosa

Comprar mamão para o seu bebê é bastante fácil. Se você quiser alimentá-lo no mesmo dia, pegue um bem amarelinho. Mas se você tiver outras frutas em sua geladeira, escolha uma com um leve tom verde. Geralmente, os mamões amadurecem totalmente em poucos dias.

Duas sugestões de uso muito comum da mamão para os bebês são o purê de mamão ou o mamão junto com arroz. Como purê, basta escolher um mamão formosa bem amadurecido, descasque e retirar as sementes do mamão, cortá-lo em pedaços, por a fruta no moedor e transformá-la em um purê suave. Sirva este purê de mamão formosa e sua criança vai adorar.

Para servi-lo com arroz você vai precisar de um mamão formosa maduro e um pouco de arroz (cozido). Descasque e retire as sementes do mamão, corte-o em pedaços, agora adicione a fruta, o arroz cozido e um pouco de água a um moedor. Afogar para formar uma massa lisa.

O Mamão Formosa no Brasil

O mamão está entre os principais cultivos de frutas dos trópicos americanos, e ganhou projeção internacional através dos espanhóis que o descobriram no sul do México e norte da Nicarágua. A partir daí, a cultura do mamão passou a ser distribuído por diversas outras regiões tropicais amplamente, inclusive no Brasil a partir de 1587.

A cultura é desenvolvida satisfatoriamente, em locais com temperatura média anual de 25 ºC, com limites entre 21 ºC e 33 ºC, e pluviosidade de 1500 mm por ano bem distribuída. A produção mundial de mamão representa 10% da produção mundial de frutas tropicais, das quais 39% são produzidas na América Latina e no Caribe. Os principais produtores são o Brasil, o México, a Nigéria, a Indonésia e a Índia.

O Brasil está entre os principais produtores cultivando mais de 1,5 milhão de toneladas em mais de 40.000 hectares de terreno. A Comunidade Européia (Holanda, Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Suíça) e os Estados Unidos são os principais importadores de mamão brasileiro.

Para a produção nacional, os principais produtores são os estados da Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Ceará. Na exportação o estado do Espírito Santo responde por praticamente a metade do total.

A cultura do mamão formosa também com seus híbridos  que produzem frutos de maior dimensão especialmente para o consumo nacional é mais comumente realizada nas regiões de Pinheiros no Espírito Santo, e nas regiões de Prado e Porto Seguro na Baía. Esses são os principais produtores de mamão formosa no Brasil atualmente.

Veja também

História da Flor Agapanto, Significado e Origem da Flor

A família Amaryllis ( Amaryllidaceae ) contém 73 gêneros e pelo menos 1.600 espécies distribuídas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *