Home / Plantas / Lista de Alimentos Derivados do Trigo

Lista de Alimentos Derivados do Trigo

A intolerância ao glúten está se tornando cada vez mais comum na era moderna, principalmente porque a maioria dos alimentos possuem glúten e muitas pessoas estão nascento com intolerância a esse componente ou acabam desenvolvendo essa intolerância com o passar do tempo.

Por esse motivo, saber quais alimentos contém glúten é essencial para que você possa cortá-los da dieta ou apenas fique alerta e consuma com uma menor frequência.

O trigo é uma das referências quando o assunto é glúten, quando ele é uma das maiores fontes desse componente e está presente na maioria dos alimentos. Por isso, vamos ver a seguir uma lista de alimentos derivados do trigo para que você entenda o que está consumindo!

OBS: já foi provado cientificamente que não há necessidade de excluir o trigo da dieta caso você não seja alérgico ao glúten, já que ele não irá engordar ou emagrecer ninguém por si só e não é um vilão da alimentação saudável; mas muito pelo contrário, é um grão da natureza.

Farinha de Trigo

Em primeiro lugar, não podemos deixar de citar o alimento que dará origem a praticamente todos os outros presentes nessa lista: a farinha de trigo, uma das farinhas mais utilizadas na culinária brasileira há muito tempo.

Basicamente, a farinha de trigo é produzida com o trigo moído e é utilizada na produção de massas e pães em geral, desde os locais caseiros até as maiores fábricas de alimento.

Caso você não possa consumir farinha de trigo, algumas opções disponíveis no mercado são a farinha de arroz e a farinha de aveia, basta dar uma pesquisada em substitutos.

Pães

O pão é um alimento que faz parte do café da manhã de qualquer brasileiro e também pode ser inserido na janta, tanto para comer um cachorro quente quanto para tomar uma sopa comendo um pãozinho ao mesmo tempo.

Praticamente todos os tipos de pão (francês, de leite, baguete etc) levam farinha de trigo na sua composição, e por esse motivo o pão também é considerado um alimento derivado do trigo e também deve ser evitado por quem não come trigo.

Caso você não possa comer pães feitos com farinha de trigo, vale dar uma pesquisada em marcas de pães que utilizam outras farinhas para que você possa comprar ou até mesmo receitas com outros tipos de farinha, assim você poderá fazer o seu próprio pão.

Massas

As massas no gerão (macarrão, lasanha, pizza) precisam de farinha para dar liga, e a farinha utilizada na grande maioria das vezes para fazer essa receita é a famosa farinha de trigo.

Por esse motivo, você pode procurar massas integrais que muitas vezes são feitas com outros tipos de farinha, ou pode até mesmo fazer sua própria massa em casa, já que muitas pessoas adoram fazer macarrão em casa da maneira tradicional!

Cerveja

Essa pode ser uma notícia chocante para muitas pessoas que ainda não sabiam dessa informação: a cerveja que o brasileiro tanto ama e bebe em todos os churrascos possui trigo, e muito.

A verdade é que tudo depende de qual cerveja você estará consumindo, mas a maioria das cervejas brasileiras é rica em trigo em sua composição com o intuito de baratear a produção e fazer com que a bebida “renda mais”, gerando mais lucro.

Um Com Transbordando de Cerveja
Um Com Transbordando de Cerveja

Por outro lado, cervejas importadas de outros países costumam ter uma concentração de trigo menor do que as brasileiras, e por esse motivo você pode procurar no mercado por cervejas que possuam uma menor quantidade de trigo ou até mesmo nenhum traço de trigo na composição.

Linguiça

Outro alimento que provavelmente vai te surpreender: a linguiça. Muitas pessoas se enganam ao pensar que a linguiça possui apenas carne em sua composição, principalmente porque ela é um dos alimentos embutidos mais impuros e “tóxicos” que existem; e no meio de toda a mistura que existe para fazer a linguiça, o trigo é um dos ingredientes.

Acredita-se que o trigo pode estar presente na receita da linguiça em forma de farinha de trigo, o que ajuda dar liga na mistura e ao mesmo tempo barateia a produção, já que aumenta o volume de toda a mistura em um nível considerável.

Por isso, cabe dar uma pesquisada em linguiças que possuam uma menor quantidade de trigo ou até mesmo fazer a sua própria receita em casa, já que dessa forma você estará livre de corantes e outros componentes químicos presentes nela.

Quibe

O quibe é um prato árabe típico do Oriente Médio e muito amado no Brasil, sendo consumido desde miniaturas em festas até grandes em restaurantes árabes e brasileiros. Ele não poderia ficar fora dessa lista, já que a base de sua receita é o trigo.

Kibe Com Limão
Quibe Com Limão

Nesse caso, não sabemos se existe um componente substituto para o trigo na receita de quibe, já que o trigo é a parte principal; porém, caso você ame esse prato e não queira tirá-lo da sua alimentação, sempre vale a pena buscar receitas alternativas para não parar de consumir.

Hambúrguer

Por fim, o hambúrguer tão amado pelo brasileiro também possui trigo em sua composição na maioria das vezes. Nesse caso a situação é praticamente a mesma da linguiça: o trigo ou a farinha feita dele é utilizado para dar ponto a toda a mistura do hambúrguer e também aumentar o volume dessa mistura.

Até mesmo os hambúguers artesanais levam o trigo em sua composição na maioria das vezes, e por isso vale dar uma pesquisada em receitas diferentes para que você não consuma algo que não quer.

Hambúrguer na Tábua
Hambúrguer na Tábua

Portanto, esses são alguns dos alimentos derivados do trigo presentes em nosso cotidiano. É interessante lembrar que o trigo não é um vilão de forma alguma, já que essa teoria já foi derrubada por diversos estudos científicos há muito tempo. A retirada de trigo da dieta deve ocorrer apenas se a pessoa tiver alergia a glúten ou outras doenças do tempo.

Quer saber um pouco mais sobre o trigo e não sabe onde encontrar informações? Leia também: Importância Da Farinha De Trigo Para a Saúde E Economia

Veja também

Como Plantar, Cuidar da Planta Gabiroba e Fazer Mudas

Você possui algum conhecimento a respeito da fruta em questão? A gabiroba — ou goiaba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *