Home / Plantas / Rosa Colorida Existe? A Rosa Arco Íris é Verdadeira?

Rosa Colorida Existe? A Rosa Arco Íris é Verdadeira?

A rosa é uma flor extremamente sedutora que teria surgido na Ásia a pelo menos 4 mil anos antes de Cristo. Essas flores já eram empregadas pelos babilônios, egípcios, assírios e gregos como elemento decorativo e componente cosmético para cuidar do corpo durante a realização de banhos de imersão.

Atualmente, as rosas continuam sendo empregadas como elementos decorativos (principalmente em comemorações com apelo emocional como casamentos), como matéria-prima para produção de cosméticos, remédios, além de infusão de chás.

Entre as espécies de rosas silvestres, é possível encontrar o número de 126. Apesar desse número já ser elevado, ele se torna maior ainda ao considerar o quantitativo de híbridos. Ao todo, são mais de 30 mil híbridos obtidos ao longo dos séculos e espalhados pelo mundo.

Neste contexto, surge a famosa curiosidade sobre a rosa colorida, ou rosa arco-íris como muitos costumam chamar.

Afinal, a rosa colorida existe? A rosa arco íris é verdadeira?

Seria essa variedade uma espécie híbrida ?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

As Rosas na História da Humanidade

Mesmo com os registros de cultivo de rosas a 4.000 anos antes de Cristo, acredita-se que essas flores são bem mais antigas do que o dados históricos indicam, isso porque análises de DNA de algumas rosas indicam que as mesmas teriam surgido a pelo menos 200 milhões de anos, dados simplesmente assustadores. No entanto, o cultivo oficial pela espécie humana ocorreu bastante tempo depois.

A aproximadamente 11.000 anos atrás, os seres humanos deixaram de apenas coletar os vegetais para começar a cultivá-los. Com o desenvolvimento agrícola, reconheceu-se a importância do cultivo de frutos, sementes e flores.

Jardins dedicados ao cultivo de flores ornamentais e rosas perfumadas tornaram-se frequentes na Ásia, Grécia e posteriormente na Europa.

No Brasil, as rosas foram trazidas pelos jesuítas nos anos de 1560 a 1570, no entanto, apenas no ano de 1829, as roseiras começaram a ser plantadas em jardins públicos.

Simbolismo das Rosas em Diversas Culturas

No império greco-romano, esta flor adquiriu um importante simbolismo ao representar a deusa Afrodite, embaixadora do amor e da beleza. Há um antigo mito grego que diz que Afrodite teria nascido das espumas do mar, e uma dessas espumas adquiriu o formato de uma rosa branca. Outro mito afirma que quando Afrodite viu Adônis em seu leito de morte, ela foi socorrê-lo e se feriu em um espinho, tingindo de sangue as rosas dedicadas a Adônis. Por essa razão, a prática de adornar os caixões com rosas tornou-se comum.

Outra simbologia, dessa vez relacionada apenas ao império romano, considera a rosa como uma criação de flora (deusa das flores e da primavera). Na ocasião da morte de uma das ninfas da deusa, Flora transformou essa ninfa em flor, solicitando o auxílio dos outros deuses. O deus Apolo foi o responsável por entrega-la vida, o deus Bacus por entrega-la Néctar, e a deusa Pomona os frutos, os quais atraíram a atenção das abelhas fazendo com que o cupido atirasse suas flechas para espantá-las. Essas flechas se transformaram em espinhos.

Na mitologia egípcia, a rosa tem associação direta com a deusa Ísis, a qual é simbolizada como uma coroa de rosas.

Para a religião Hindu, a rosa também está relacionada à sua deusa do amor, chamada Lakshmi, a qual teria nascido de uma rosa.

Na Idade Média, a rosa ganhou uma forte atribuição do cristianismo ao ser associada à Nossa Senhora.

Rosa Colorida Existe? A Rosa Arco Íris é Verdadeira?

Tipos de Rosas
Tipos de Rosas

Sim, ela existe, porém é colorida artificialmente. Neste processo, cada pétala adquire uma coloração diferenciada, conferindo um resultado final semelhante a um arco-íris.

De todas as colorações de rosas existentes, a tonalidade arco-íris com certeza é a mais encantadora.

Partindo do princípio de que as pétalas são sustentadas pelo talo, a idéia é dividi-las em vários canais lançando cores diferentes. Esses canais absorvem esse líquido colorido e distribuem as cores ao longo das pétalas. Cada pétala é si fica multi-colorida ou com dois tons de coloração, é muito difícil que uma pétala adquira tonalidade única.

A idéia da rosa colorida ou rosa arco-íris (Rainbow Roses) foi criada pelo holandês Peter van de Werken. Essa idéia tem sido explorada inclusive com o objetivo de comercialização.

Além dos termos rosa colorida e rosa arco-íris, essas rosas também podem ser chamadas de rosas felizes (Happy Roses).

Entendendo o Passo a Passo Para Fazer Rosas Coloridas

Primeiramente, escolha um rosa de cor branca, ou no máximo de cores brancas como rosa e amarelo. Cores escuras impedem que o corante fique evidente nas pétalas. Para isso, use também rosas já florescidas, e evite aquelas que ainda estiverem em estágio de botão.

Corte um pedaço do comprimento da haste dessa rosa, levando em consideração a altura do copo em que será realizado o tingimento. No entanto, lembre-se que a haste deve ficar razoavelmente mais alta do que o recipiente.

Na base desta haste, faça um corte, o qual dividirá a mesma em hastes menores. Esse número de hastes deve ser proporcional à quantidade de corantes que se deseja utilizar.

Cada copo deve ser preenchido com água e algumas gotas do corante (esse quantitativo é de acordo com a tonalidade desejada, ou seja, forte ou fraca). Posicione cada haste menor na direção de cada um dos copos, com cuidado para não danifica-las ou quebra-las. Esses copos podem ser mantidos o mais próximo possível um dos outros e permanecer assim durante alguns dias (geralmente uma semana) até que essa água com corante seja absorvida pelas hastes e esteja depositada nas flores em forma de pigmento.

*

Agora que você já conhece a rosa arco-íris, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

 

REFERÊNCIAS

BARBIERI, R. L.; STUMPF, E. R. T. Origem, evolução e história das rosas cultivadas. R. bras. Agrociência, Pelotas, v. 11, n. 3, p. 267-271, jul-set, 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CAST/article/view/1259/1050>;

BARBOSA, J. Hypeness. Rosas de Arco-íris: conheça o segredo delas e aprenda a fazer uma para você. Disponível em: < https://www.hypeness.com.br/2013/03/rosas-de-arco-iris-conheca-o-segredo-delas-e-aprenda-a-fazer-uma-para-voce/>;

CASTRO, L. Brasil Escola. O simbolismo da Rosa. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/o-simbolismo-rosa.htm>;

Flores Jardim. Rosas- Únicas entre as Flores. Disponível em: <http://www.floresjardim.com/as-rosas.htm>;

WikiHow. Como Fazer uma Rosa Arco Íris. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Rosa-Arco-%C3%8Dris>.

Veja também

Pêssego Precisa Descascar? O Que Fazer Com a Casca?

Pêssego é uma fruta suculenta e deliciosa. Muitos concordam que se parece com uma maçã, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *