Home / Plantas / Lírio da Paz Com Folhas Queimadas, Murcho ou Doente: O Que Fazer?

Lírio da Paz Com Folhas Queimadas, Murcho ou Doente: O Que Fazer?

Os lírios da paz têm folhas verdes e lindas flores, esbeltas, graciosas e da cor da porcelana. Se você vir seu lírio da paz, além de murcho, com um tom amarelado ou marrom nas folhas dando a planta uma aparência queimada, é hora de rever os cuidados que você está dando a eles. Geralmente, esses sintomas indicam que o dono cometeu erros ao prestar cuidados. Vejamos como resolver:

Lírio da Paz com Folhas Amareladas

Quando o lírio da paz (spathiphyllum) está amarelado na borda das folhas da planta indica uma nítida falta de nitrogênio. Nesse caso, a descoloração começa na ponta das folhas. Portanto, a princípio, você notará que o lírio da paz possui folhas com pontas amarelas e, gradualmente, esse amarelo se estende por toda a lâmina da folha.

O lírio da paz prefere ter luz solar indireta média e desenvolverá folhas amarelas se estiver recebendo muita luz ou pouca luz. Manchas e estrias marrons também podem se desenvolver se o sol direto atingir a planta. É melhor tentar manter o lírio da paz a poucos metros de uma janela para ajudar a manter os níveis de luz consistentes e uniformes. Os lírios da paz terão um bom desempenho quando cultivados sob luzes fluorescentes.

As folhas amarelas também podem ser consequência de falta de fertilização (falta de nitrogênio). Se você levantar o vaso, notará que as raízes são evidentes no orifício de escoamento da água, corra para se esconder, faça a prática de cultivar plantas exclusivamente em recipientes e adicione solo fresco e fértil com um recipiente maior.

Se a planta não precisar da prática de cultivar plantas exclusivamente em recipientes, simplesmente dê fertilizante de nitrogênio. Se você não agir, você se encontrará com um lírio da paz que perde folhas repentinamente.

Como tratar o lírio da paz com folhas amarelas? Execute um fertilizante de emergência com fertilizante líquido. Em seguida, fertilize a planta duas vezes por ano, na primavera e no final do verão, usando um fertilizante nitrogenado de liberação lenta.

Lírio da Paz no Sol

Se você não conhece as raízes do orifício de drenagem do vaso, em vez de praticar o cultivo de plantas exclusivamente em recipientes com o lírio da paz, limite-se a remover o solo da superfície e substituí-lo por um novo solo fértil.

Lírio da Paz com Bordas Secas nas Folhas

Plantas que apresentam folhas com pontas secas, em geral, sofreram um forte estresse hídrico. Também neste caso, a causa pode ser o cultivo da planta em um recipiente que não deu certo: se o solo for muito pouco e o recipiente muito pequeno, a água fluirá e não será absorvida pelas raízes.

Se você não fizer um cultivo em recipiente por muito tempo corretamente, precisará renová-lo conforme descrito anteriormente.

O lírio da paz com pontas secas nas folhas nos alerta para sofrimento de desidratação causada pelo ar seco, irrigações não constantes, temperatura ambiente excessivamente alta etc. Os sintomas, além das extremidades secas, podem ser outros: as folhas podem ficar marrom para ápice e margens adjacentes às pontas. As pontas das folhas podem enrolar e secar completamente.

Como tratar um lírio da paz com folhas secas? Tente manter a planta em ambientes com temperaturas não excessivas, não mantenha o lírio em pleno sol, mas em uma área sombreada. Comece a irrigar a planta frequentemente com a mesma quantidade de água. Pulverize a folhagem da planta para garantir um bom grau de umidade. Se você não agir, a planta pode sofrer dessecação e queda das folhas.

Lírio da Paz com Folhas Marrons

Se o lírio da paz tiver folhas marrons, ou melhor, com manchas marrons, pode ser uma doença fúngica. Existem vários fungos que causam manchas nas folhas, alguns vivem no solo e outros, ao contrário, prosperam na superfície das folhas.

Em geral, manchas marrons podem ser irregulares ou criar uma espécie de mancha ao longo das bordas e no centro da lâmina. Nesse contexto, você terá que realizar tratamentos com fungicidas à base de cobre, como a própria mistura de Bordeaux.

Corte as folhas afetadas, mova as plantas afetadas (essas doenças se espalham facilmente) e realize tratamentos com fungicidas específicos à base de cobre ou tebuconazol.

Nesta fase, ele tenta manter a irrigação no mínimo, pois a umidade facilita o crescimento do fungo. Isole a planta e coloque-a em uma área bem ventilada. Trate com fungicidas à base de cobre a cada 15 dias.

Lírio da Paz não Produzindo Flores

Nesse caso, pode não ser uma doença de fato grave, mas simplesmente uma falta de atenção. De fato, a floração é a primeira coisa que a planta sacrifica quando sente algum sofrimento. Por qualquer sofrimento, quero dizer tudo: da falta de solo, ao estresse hídrico, da luz insuficiente recebida ou excesso de luz que danifica as hastes que produzem as flores. Também pode ser a falta de micronutrientes.

Além disso, se o seu lírio da paz não produz flores, pode ser uma exposição incorreta. Ao contrário do que se possa imaginar, a planta precisa de ambientes claros. É verdade que tolera o ambiente doméstico, mas somente se colocado em uma área iluminada e longe da luz solar direta.

Coloque a planta em uma sala iluminada, mas não perto de uma janela voltada para o sul, onde sofreria devido aos raios diretos do sol.

Quanto à irrigação, não existe uma regra universal real sobre como irrigar o lírio da paz ou outras plantas. Tudo depende da temperatura, da umidade do ambiente e da circulação do ar. Ao contrário do que muitos podem imaginar, a principal causa de desidratação de uma planta é o vento e não o sol!

O lírio da paz deseja um ambiente moderadamente úmido (para que você possa nebulizar a água desmineralizada no ar, usando um spray), longe da luz solar e em áreas não ventiladas, não tolera choques térmicos e evita colocar a planta perto de uma entrada ou uma janela que você abre com frequência.

Para fazer o lírio da paz florescer, tente manter a planta em um ambiente em que a temperatura esteja em torno de 20 °C.

Se o lírio da paz não florescer, faça um cultivo em recipiente (deve ser feito no início da primavera ou, em caso de emergência, no outono) e, após 7 a 10 dias, administre um fertilizante. Qual fertilizante escolher? Se você tem um fertilizante granular universal em casa, comece a adicioná-lo ao solo.

Fertilizantes de liberação lenta, a longo prazo, pague! Para uma intervenção mais oportuna, você pode usar um fertilizante líquido, mas eu recomendo nunca exceder ou exceder as doses indicadas no rótulo. Um excesso de fertilizante pode causar danos ao sistema radicular.

Se você tiver a chance, tente irrigar a planta com água desmineralizada (a água do condicionador também é boa) ou use água da chuva.

Por favor, note. Se o lírio da paz não florescer como resultado de um cultivo em recipiente tardio, talvez feito no final da primavera ou no início do verão, silencioso, a planta leva tempo para se reajustar a um novo substrato e, devido ao estresse, pode não florescer novamente.

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *