Home / Plantas / Para Que Servem os Cristais de Gengibre? O Que São?

Para Que Servem os Cristais de Gengibre? O Que São?

Para quem gosta de gengibre, você não pode não gostar do gengibre cristalizado, a menos que esteja irritado com o açúcar e ame o gengibre com aquele toque picante. Por outro lado, ele não gosta de gengibre, mas sabe quantos benefícios derivam de tomar esse ingrediente para o nosso corpo, ele pode experimentar gengibre cristalizado que não tem o mesmo caráter picante da raiz.

Os cristais de gengibre parecem doces rudimentares e são frequentemente encontrados para venda em lojas onde há frutas secas e desidratadas. Mesmo no supermercado, você pode encontrar cristais de gengibre nas prateleiras, vendido como um lanche doce e saudável. Um pouco picante, é verdade, mas o açúcar amolece esse lado.

Para que Servem os Cristais de Gengibre? O que são?

De fato, como balas, o gengibre é primeiro seco e, em seguida, seu conteúdo de açúcar é gradualmente aumentado para 70%. Há quem prepare esse lanche em casa e crie pacotes coreográficos para dar a parentes e amigos, por que não? Em vez de outras doçuras, isso dá um pensamento doce que também é bom para sua saúde.

Os cristais de gengibre preserva todos os benefícios do gengibre fresco, por isso acalma as náuseas, ajuda a digestão e a circulação. É um sedativo natural. É claro que não se pode argumentar que comer gengibre e sua versão cristalizada é a mesma coisa, é claro, algumas substâncias com doces são perdidas, mas alguns ingredientes ativos permanecem, incluindo o gingerol, que é responsável pelas propriedades digestivas e anti-nauseantes.

Os cristais de gengibre servirão bem contra o enjoo e também contra doenças sazonais, como tosse e dor de garganta, porque tem uma ação balsâmica e anti-inflamatória. Se não gostar de cristais de gengibre, pode comê-lo cru ou em chás de ervas feitos com essa raiz e limão.

Por um lado, é verdade que a adição de açúcar faz com que esse lanche seja energizante, por isso não deve-se abusar dele, mas também é verdade que o doce é baseado em açúcar e um gengibre sem açúcar não pode ser chamado de doce.

O gengibre cristalizado sem açúcar não é um verdadeiro gengibre cristalizado, mas uma preparação semelhante que, no entanto, tem calorias diferentes e também um sabor diferente. Nos cristais de gengibre, o teor de açúcar é muito alto, com um mínimo de 3 a 5 g de açúcar por peça de 6 gramas.

Cristais de Gengibre: Calorias e Receita Caseira

Considere as propriedades nutricionais do gengibre preparado dessa maneira, para ver também quantas calorias ele traz. Um pedaço de 6 gramas fornece cerca de 40 calorias, depois depende muito da quantidade de açúcar usada em sua preparação. Por esse motivo, é melhor não exagerar nos cristais de gengibre, não apenas para questões de estética, mas também porque não é bom consumir muitos açúcares. O limite diário é de cerca de 20 gramas por dia, portanto, 2 a 3 peças por dia.

Não é difícil prepará-lo em casa, você precisa de 500 gramas de gengibre fresco e com casca, como muitos gramas de açúcar mascavo por litro e meio de água. Limpe o gengibre e faça fatias ou cubos mais finos, deixe ferver por cerca de meia hora e depois escorra. O gengibre assim obtido deve ser recolocado na mesma panela, com mais água cobrindo-o completamente. Neste ponto, é hora de adicionar o açúcar mascavo e cozinhar a água, o açúcar e o gengibre até a água evaporar.

Geralmente leva meia hora para que isso aconteça. Depois basta drená-lo finalmente, e deixar esfriar por cerca de 1 hora, mexendo ocasionalmente. Normalmente, é espalhado sobre a bancada da cozinha, acima de um papel manteiga, e então esperar para prová-lo. Cristais de gengibre podem ser mantidos por alguns meses apenas se colocado em um frasco de vidro selado ou a vácuo.

Da prescrição vista, não jogue fora a água da primeira fervura, nem o xarope residual. Com a água fervente do gengibre, é possível preparar um chá de ervas, ainda melhor se aromatizado com limão. Enquanto o xarope residual é perfeito para adoçar chás de ervas, como o chá de gengibre e limão. O xarope de gengibre residual dará ao chá um leve sabor picante, típico do gengibre.

Outras Receitas de Gengibres Cristalizados

Gengibre cristalizado sem açúcar: como mencionado, não é possível fazer cristais de gengibre sem açúcar. Se você não usar um substituto doce para esse ingrediente. Neste contexto, pode aprender a como fazê-lo de modo caseiro com estévia ou mel.

Gengibre cristalizado com mel: é possível prepará-lo com mel e o procedimento é o mesmo. Aconselha-se que adicione 200 gramas de mel para cada 600 gramas de gengibre fresco e, ao final do processo, polvilhe o gengibre cristalizado obtido, quando ainda quente, com açúcar granulado para que possa aderir à superfície.

Gengibre cristalizado com estévia (siga com os seguintes ingredientes):
300 gr de gengibre limpo
Cerca de 750 ml de água
200 gr de estévia granular ou em cubos
grãos de estévia para cobertura final

Receita de Gengibres Cristalizados

Nesta receita, desidrate o gengibre no forno (você também pode seguir a receita anterior, como preferir):

Corte o gengibre em fatias, cubos ou palitos.
Ferva a água e adicione o gengibre. Cozinhe até ficar macio.
Quando a maior parte da água tiver evaporado, adicione a estévia e misture. Quando a estévia se dissolver, deixe descansar por pelo menos 20 minutos.
Filtre o gengibre sem jogar a água (é xarope de gengibre).
Aqueça o forno a 200 gramas, ainda melhor se você tiver ventilação.
Coloque o gengibre em uma assadeira forrada com papel.
Cozinhe por 5 minutos em forno ventilado e 10 minutos no caso de forno convencional. Monitore o cozimento e interrompa-o quando o gengibre cristalizado estiver seco, mas não queimado.
Deixe esfriar e polvilhe com grãos de estévia.

Existe Contra Indicações com Cristais de Gengibre?

Existe contra indicações com cristais de gengibre? Não é bom por causa da alta quantidade de açúcar: como frutas cristalizadas, o gengibre também tende a grudar nos dentes e causar cáries. Possui uma grande quantidade de calorias (conforme especificado anteriormente, um pequeno pedaço de 6 gramas gera cerca de 40 calorias).

A quantidade de calorias de gengibre cristalizado varia de produtor para produtor e depende da quantidade de açúcar usada no processo de cristalização. Se você optar pelas formas sem açúcar, poderá contar com gengibre desidratado menos tratado, para que não perca suas propriedades nutricionais e que, acima de tudo, não tenha as contra-indicações clássicas ligadas à presença de açúcar.

Para as contra-indicações relacionadas ao uso de gengibre, convido você a ler a análise aprofundada:

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *