Home / Plantas / Lichia Emagrece? Ela dá Sono? Como Comer e Fazer Suco?

Lichia Emagrece? Ela dá Sono? Como Comer e Fazer Suco?

Em termos de alimentos saudáveis e naturais, não temos do que reclamar, afinal, a natureza disponibiliza uma gama enorme de alimentos deliciosos, que, além de terem um ótimo sabor, ainda fazem um bem e tanto para a nossa saúde.

Um desses alimentos é a lichia. Você sabe quais as propriedades dela? Sabia até que ela pode ajudar a emagrecer?

Então, vamos descobrir mais a respeito dela e o que ela tem a oferecer ao nosso bem-estar.

Comer Lichia Emagrece?

Ainda não se tem uma resposta concreta a respeito disso, mas, ao que tudo indica, sim. Pesquisadores têm encontrado respostas positivas em se tratando da queima de gordura para quem se alimenta dessa fruta. Claro, é necessário que, além de comer lichia, você faça exercícios físicos regulares, além de reeducar a sua alimentação diária.

Mas, sim, a lichia pode ajudar você a perder peso. Até mesmo porque, ela possui poucas calorias (em torno de 66 para cada 100 g da fruta). Ela também possui substâncias chamadas de polifenois, que agem diretamente na queima de gordura abdominal (que é especialmente uma região do corpo bem complicada para quem quer perder alguns quilos extras).

A lichia também possui as famosas fibras, substâncias que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, o que, consequentemente, faz com que a gente consuma menos alimentos, e (claro) perca peso.

E, por fim, outro componente importante da lichia é a cianidina. A Universidade de Hokkaido, localizada no Japão, fez um estudo recente com voluntários, onde estes recebiam um pouco de extrato de extrato de lichia, enquanto que outros tomaram placebo por cerca de 10 semanas. O resultado é que houve uma redução de 15% de gordura abdominal para quem consumiu lichia.

Voltamos a salientar, no entanto, que os benefícios da lichia para a perda de peso só serão sentidos se o consumo da fruta for feito com outros alimentos igualmente saudáveis e com moderação. Comer lichia, e, em seguida, comer um hambúrguer, não vai, de forma alguma, ajudar você a emagrecer.

Lichia dá Sono?

Praticamente todas as frutas que têm vitamina C são altamente saudáveis, e a lichia não foge à regra. Além de auxiliar na formação e resistência dos ossos, essa vitamina também ajuda a melhorar o sono. Isso ocorre até mesmo de maneira indireta, visto que ela controla a saúde intestinal através da presença de fibras (o que ajuda a não ter incômodos nessa área do corpo na hora de dormir) e auxilia também no controle da pressão arterial, já que ela é rica também em potássio (o que confere mais relaxamento na hora do sono).

Além disso, o consumo de lichia evita câimbras pelo fato de apresentar uma boa quantidade de potássio em sua composição, o que ajuda o corpo a relaxar enquanto você tentar dormir, por exemplo. Nesse sentido, é o tipo de alimento que também é ótimo para quem faz treinamento em academias. Comer algumas lichias antes dos exercícios físicos pode ajudar bastante ao atleta não ter as incômodas câimbras.

Outras Propriedades da Lichia

Além desses benefícios que listamos aqui, a lichia é uma fruta que combate a diarreia, mais precisamente através do chá feito com as sementes e folhas dela. No continente asiático, por exemplo, esse é um uso muito comum da lichia.

Pelo fato dele ter uma ação anti-inflamatória, a lichia também pode ser usada com um bom analgésico, especialmente no que se refere ao tratamento das dores musculares.

Outra característica fundamental dela é que a lichia ajuda a manter o coração saudável, visto que ele tem um composto chamado de oligonol, uma substância que promove a produção de óxido nítrico. Uma de suas funções é expandir os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua de maneira normal. Com o coração bombeando o sangue sem desgaste, tudo acaba dando certo para o sistema circulatório.

Existe Alguma Contraindicação no Consumo de Lichia?

De cara, podemos dizer que não há restrições no consumo de lichia para pessoas que gozem de boa saúde, no entanto, é importante ficar atento para alguns casos isolados.

Um desses casos é se a pessoa já teve reações alérgicas à lichia anteriormente, afinal, muitos têm alergias alimentares.

Outro ponto importante é se a pessoa tem alguma doença renal crônica, por causa do alto teor de potássio.

E, por fim, é preciso ficar atento a quem é diabético, pois a lichia possui grandes doses de açúcar, além de ter uma substância chamada de hipoglicina, que altera o metabolismo da glicose, fazendo com que os seus níveis caiam.

Como Escolher Lichias Para Consumo?

Lichias Para Consumo
Lichias Para Consumo

A lichia estará boa se a coloração dela estiver vermelha, o que indica que a fruta está devidamente madura. Se a casaca dela estiver muito clara, isso significa que ela ainda não atingiu o ponto ideal. Outra dica importante é evitar comer frutos amolecidos demais, pois já passaram do ponto.

Por fim, é bom ficar atento, já que muitas das frutas podem ter uma casca perfeita, mas, ter uma polpa que está manchada. Isso acontece, pois podem ter microfissuras na casca, fazendo com que o ar entre e oxide a fruta. Nesse caso, o melhor a fazer é descartar a lichia.

Como Consumir Lichias?

Devido ao seu sabor doce, a lichia pode ser consumida tanto in natura ou em sucos, quanto através de chás (feitos com a casca a semente e as folhas), doces, geleias e sorvetes.
Inclusive, os sucos feitos com lichia possuem propriedades desintoxicantes, além de serem hidratantes e termogênicos. Ou seja, não somente ajudará você a emagrecer, como também promoverá uma completa limpeza no seu organismo.

Os ingredientes para o preparo desse suco são bem simples. Você vai precisar de 200 ml de água de coco, a polpa de 8 lichias, 1 colher de sobremesa de folhinhas de hortelã e gelo picado. O preparo é bem fácil: basta tudo no liquidificador e tome imediatamente.

E, só lembrando que a safra dessa fruta é no início do verão, um momento mais do que perfeito para consumir não somente a lichia, mas, também outras frutas igualmente saudáveis. O seu corpo, certamente, vai agradecer (em vários sentidos).

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *