Home / Plantas / Tudo Sobre a Cotoneaster Horizontalis: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Cotoneaster Horizontalis: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos conhecer mais uma espécie de planta para você se surpreender, então se você gosta de conhecer espécies novas e diferentes fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre a Cotoneaster Horizontalis

Nome Científico – Cotoneaster horizontalis.

Popularmente chamada de Cotoneáster das pedras ou Cotoneáster das rochas

Essa espécie é um tipo de arbusto curto, ele cresce até aproximadamente 1 metro de altura, possui de largura algo em torno de 1,5 m. Possui ramos muito bonitos em um verde vivo, eles são simétricos e planos, ela perde sua folhagem em determinada estação do ano, elas medem cerca de 6 a 12 mm no comprimento, possui ainda um fruto carnudo e simples de coloração vermelho vivo que surgem no outono, mas seguem até o inverno.  As flores dessa espécie surgem no verão e tem uma coloração que vai do rosa ao branco.  É muito utilizada para enfeitar jardins e parques em locais de clima temperado, cultivadas como planta de cobertura.

Características da Cotoneaster Horizontalis

Cotoneaster Horizontalis
Cotoneaster Horizontalis

Saiba que essa é uma espécie originária do centro do continente asiático nas montanhas do Nepal. Podem ser encontradas em alguns lugares no Reino Unido, e em alguns outros como em Dublin e no condado de Antrim na Irlanda.

Saiba que a espécie foi premiada pelo Prêmio de Mérito do Jardim ( AGM ).

É um gênero grande com muitas variedades de espécies de folhas persistentes, assim como daquelas que perdem as folhas ao longo do ano, possuem forma irregular, dela surgem ramos abertos e bagunçados. Com relação ao porte dessa planta, saiba que ele pode variar bastante.

Vamos dar destaque hoje para 2 espécies bem comuns e muito fácil de serem encontradas, essa é a nossa Cotoneaster horizontalis, ela é um arbusto que perde apenas parte das folhas durante o ano, uma espécie de pequeno porte e com crescimento horizontal.

As folhas dela são de tamanho pequeno, possuem um formato ovalado, aparência lustrosa e de coloração verde escura.  Quando na época de floração elas ficam com vontade e sem economia, no período que compreende a primavera e o verão, além de atrair as abelhas. Produzem frutos que bagas vermelhas de tamanho pequeno e muito bonitos, eles chegam no final do verão e ficam até o inverno. Ficam lindas em jardins e canteiros, mas podem sim ser cultivadas dentro de vasos.

A outra espécie conhecida é Cotoneaster lacteus, essa já se trata de um grande arbusto, pode até ser considerada uma árvore pequena e que cresce bastante, suas folhas não caem facilmente, elas podem alcançar de 2 a 4 m de altura. As suas flores são de formato oval, elas têm algo em torno de  6 cm, as flores e os frutos surgem em cachos muito bonitos e fartos. Saiba que esses arbustos são capazes de serem plantados sozinhos ou juntos formando a famosa cerca viva.

Plantio da Cotoneaster

Vamos falar agora um pouco sobre o plantio dessas plantas, é importante conhecer bastante sobre as técnicas e dicas de plantio de qualquer planta que nos interesse, pois isso garante uma maior chance de sucesso quando resolvemos replicar isso na nossa casa.

Para começar saiba que essas são plantas bastante versáteis, o que ajuda demais na hora de preparar um canto para ela. Elas precisam de sol, mas podem tolerar meia sombra. Também são plantas que resistem bastante e baixas temperaturas, inclusive a geadas, o que é bastante raro entre as plantas. 

Agora sobre o solo é importante saber que elas se dão melhor em terrenos férteis, mesmo que se desenvolvam em qualquer tipo de solo . Também é importante dizer que a sua propagação pode acontecer por meio de estaquia ou também por sementes.

Manutenção da Cotoneaster 

Outro ponto que devemos nos atentar em qualquer espécie que nos interesse ter é em casa é sobre sua manutenção, pois cada planta exige um tipo de tratamento muito específico. Muita gente se confunde e acredita que planta é tudo igual, e as coisas não são bem por aí, tem planta que precisa de mais água, outras de menos água, de mais sol ou menos sol. O solo também precisa ser adaptado para cada uma delas, iluminação, régua, substrato, são muitos fatores que impactam diretamente na manutenção de cada espécie. Não podemos esquecer também das podas, tem planta que precisa e tem outras que não, por isso vamos entender um pouco sobre a manutenção dessa espécie em específico.

Para começar já falamos da poda, chamada poda de formação ela serve para orientar o crescimento dos ramos da planta, e é uma atividade muito importante para o bom desenvolvimento da sua planta, assim ela vai crescer de forma uniforme e não vai crescer de forma desordenada, dessa forma também conquistamos ramos ainda mais fortes. De modo geral, quando bem plantada, cultivada de maneira correta é bem raro a necessidade de podar. Com o passar do tempo algumas coisas podem ir mudando, um exemplo disso é que ela começa a ficar sem folhas na sua base. Nessa situação em específico a sua planta vai precisar de poda, e ela vai precisar ser drástica para solucionar esse problema, mas pode ficar tranquilo que certamente o problema vai ser resolvido dessa forma.

Outro ponto importante de frisar é a resistência que ela possui a pragas e a doenças. Quando bem cuidada isso raramente será um problema, mas para isso é bom investir em fertilizantes regularmente na sua planta. A respeito da rega elas são muito importantes, e devem ser frequentes durante o primeiro ano de vida da planta. Depois disso, quando elas estiverem bem enraizadas, elas podem tolerar mais tempo sem água.

Curiosidades Sobre a Cotoneaster

Cotoneaster-Horizontalis
Cotoneaster-Horizontalis

Se você é fã de bonsai, saiba que algumas espécies dessa planta podem ser utilizados para gerar lindos bonsais, isso ocorre porque essa planta é muito favorável para isso, o seu formato por exemplo em cachos, a quantidade enorme de flores, os frutos pequenos e a questão de se darem bem com podas, tudo isso colabora bastante.

Veja também

Mãe com Bebê

Quais Flores para Dia das Mães?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre presentes para o dia das mães, se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.