Home / Plantas / Jardim Florido o Ano Todo – Com Fotos

Jardim Florido o Ano Todo – Com Fotos

O jardim pode ser a parte mais bela da nossa casa! Se cuidarmos bem, cultivarmos, seremos presenteados com lindas e exuberantes flores e folhas, com suas diferentes colorações. Encantando e dando outro aspecto ao ambiente. Já pensou em um jardim florido o ano todo?

Existem flores que podem ser cultivadas o ano todo, que não exigem muitos cuidados. Basta rega-las todos os dias e deixa-las em um local com terra e iluminação adequada.

Deixe seu jardim mais bonito! Escolha as plantas certas para cada estação e plante-as de acordo com os cuidados que elas necessitam.

Neste artigo vamos trazer algumas dicas para você deixar seu jardim florido o ano todo! Com as plantas ideais de cada estação e suas principais características; além da atenção e do cuidado necessário para manter o jardim como a parte mais bonita da sua casa. Confira!

Dicas Para um Jardim Florido o Ano Todo

Primeiramente para um jardim florido o ano todo. Você precisa ter um jardim. Um jardim não necessita de um lugar certo para existir. Existem casas com espaço, com quintal e terra, então pode facilmente ter um jardim. Mas quem não tem espaço ou quintal, não se preocupe.

Existem muitas plantas que ficam bem dentro de casa e não exigem tanto espaço, como também existem os jardins e hortas verticais.

Existem diferentes maneiras de fazer e de ter um jardim em sua casa. Use e abuse da sua criatividade, reutilize objetos antigos e transforme-o em vasos.

Jardins podem ser em qualquer lugar que tenha um espaço, terra e iluminação solar. Experimente, use as plantas certas para o tipo de ambiente que você deseja criar o seu jardim.

Depois que você já decidiu o espaço e o tamanho dele, é preciso adaptar as plantas certas. Existem as plantas que florescem praticamente em todas as estações do ano, que você pode inclui-las no seu jardim, e também existem as que florescem apenas em suas respectivas estações.

Desta maneira, você sabendo utiliza-las e “mesclar” as diferentes espécies, seu jardim ficará florido o ano todo e com certeza sua casa ficara muito mais bela.

Coloque um pouco de cada espécie, de determinadas estações. Primavera, Outono, Inverno, Verão, junto com as que florescem o ano todo.

E claro, atente-se a cada detalhe do seu jardim, como espaço, iluminação solar, terra rica em matéria orgânica e regas diárias, além dos cuidados certos e a devida atenção; você terá um jardim bonito, com flores o ano todo, alegrando o ambiente da sua casa!

Confira agora quais são as espécies que florescem em cada estação!

Plantas Que Florescem na Primavera

Jasmim-Amarelo

É uma belíssima planta, adora clima tropical e é originária da Ásia. A Jasmim pode mudar a cara do seu jardim!

Suas flores são amarelas, em diferentes tons e tamanhos. Ela cresce rápido, adapta-se muito e gosta de lugares com meia sombra ou Sol pleno. Elas podem dar flores o ano todo, porém, é na primavera e no verão onde ela desenvolve-se e dá suas mais belas flores.

Hortênsia

É uma planta também originária da Ásia, que quando dão suas flores, encaram qualquer um que a veja, elas formam lindos buquês de diferentes colorações, desde branco, rosa e vermelho até roxo, azul e violeta. A floração dela ocorre principalmente na primavera e no verão.

A Hortência é ideal para quem mora em lugares com temperaturas mais amenas, mas isso não impede de quem mora em regiões mais calorentas não possa plantar; basta rega-la todos os dias e deixa-la em um ambiente fresco, que ela não fique exposta ao Sol intenso. Fora isso, ela é uma planta que não necessita de muitos cuidados. Regue e cuidado com o calor excessivo, que elas irão florir e encantar seu jardim.

Plantas que Florescem no Verão

Cóleus

Oriundo da Ásia, da Malásia e Indonésia, esta planta é muito utilizada na composição de jardins. É conhecida também como Coração-Magoado. Isso se deve por causa de suas belas e exóticas flores, que são grandes e em formato de coração, podem ser roxa, vermelha, amarela, entre outras.

O Cóleus adora temperaturas altas, e tem o verão como principal estação de floração. Ela é uma flor muito bonita para contrastar com outras cores.

Dálias

As lindas Dálias estão e muitos jardins, devido a sua rara beleza. Ela pode apresentar diferentes colorações, desde branco, laranja, roxa, vermelho entre outras.

É ideal para temperaturas quentes e floresce principalmente no verão. Elas podem alcançar até 1,50 metros e surpreendem suas flores arredondados.

Flores que Florescem no Outono

Azaléia

Elas podem possuir diferentes portes e se adaptarem a diversos ambientes. Possui a floração no outono e pode apresentar flores dobradas ou simples e floração abundante durante esta estação. Elas adoram Sol, então devem ser cultivadas sob sol pleno, para que no outono, possam florescer e embelezar qualquer lugar que esteja.

Ixora (Ixora spp.)

Esta planta asiática é uma alternativa para quem possui um jardim pequeno ou está com pouco espaço. Elas são belíssimas e apresentam floração no outono, suas flores podem ser laranja, rosa, branco, vermelho entre muitas outras. Fácil de ser cuidada.

Plantas que Florescem no Inverno

Cravina

Esta belíssima planta possui floração principalmente no inverno e na primavera, ela possui tons brancos, vermelhos, rosas ou mesmo mesclados. Adora climas amenos, como os mais quentes, adapta-se facilmente nos diferentes climas. É ainda uma flor comestível, muito utilizada na composição de pratos.

Cinerária

Esta planta apresenta flores maravilhosas que variam do branco, ao roxo, passando por azul vermelho e rosa. Ela apresenta floração principalmente no Inverno. O ideal para cultiva-la é com sombra na maior parte do dia, não deixa-la totalmente exposta ao Sol, com a irrigação adequada. Ela pode atingir os 60 centímetros de altura.

Plantas que Florescem o Ano Todo – Com Fotos

Begônia Cerosa

Muito fácil de ser plantada e com belas flores, a begônia cerosa tem a floração que dura o ano todo.

Maria Sem Vergonha

Estas belas e pequeninas flores oriundas de Madagascar podem possuir diferentes colorações e são encontradas no mundo todo. Adora sol e é fácil de ser cuidada, além de florescer o ano todo.

Lavanda

É uma planta muito bonita, além de ser muito cheirosa, é fácil de ser plantada e possui propriedades medicinais e é utilizado para produção de muitos produtos

Está esperando o que para florir seu jardim e colocar estas lindas flores?

 

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *