Home / Plantas / Quais São os Benefícios do Mamão?

Quais São os Benefícios do Mamão?

Essa fruta tão famosa é conhecida também pelo nome científico Carica papaya, nativa do centro-leste do Brasil, Caribe e América Central, são conhecidas 57 variedades de mamão, em nosso país os mais comuns são o mamão formosa e o mamão papaia. Você sabia que é aqui a segunda maior produção dessa fruta? Pois é, no mundo inteiro a produção é de cerca de 6,8 milhões de toneladas .

As frutas são uma excelente escolha sempre para a saúde e isso não é novidade para ninguém. Aqui no nosso país inclusive ela foi eleita a mais presente no café da manhã das pessoas. Você pode comprar mamão em diversos locais, e além disso quem sempre viaja e fica em hotéis tem sempre uma porção da fruta à disposição. Saiba que a fruta está disponível o ano todo, mas nos meses de janeiro a fevereiro, junho e de outubro a novembro que eles ficam mais doces e mais baratos também.

Pessoas que estão em dieta sempre incluem o mamão na rotina, pois é uma fruta de baixa caloria e que pode favorecer o emagrecimento, 100g mamão contém somente 40 calorias, muito pouco não é mesmo? Além disso é uma gruta de IG baixo, por isso não estimula a produção de insulina, e tem uma aporte gigantesco de fibras. Pessoas com problemas de intestino preguiçosos podem se beneficiar dessas fibras  e ainda do benefício de ser um laxante natural e por isso não prejudica a sua saúde.

Quais São os Benefícios do Mamão?  

Mamão
Mamão

Saiba que essa fruta é rica em diversos minerais e vitaminas, algumas vitaminas presentes são a A,C,E e também as do complexo B. Ainda tem cálcio, tem cobre, tem potássio, magnésio e cálcio.

Mas todas as vitaminas e minerais podem ser encontradas com menor e maior concentração a depender da espécie da fruta. O que se sabe é que o mamão formosa por exemplo sai na frente do mamão papaia quando o assunto é maior quantidade de potássio e fibras, então se é disso que você está precisando pode dar preferência para ele na hora das compras.

Sementes de Mamão

Isso pode assustar algumas pessoas, mas é bem saudável o consumo das sementes dessa fruta, elas podem e devem ser consumidas e tem muitos nutrientes. As sementes são ricas em um ácido chamado ácido octadec-9-enóico, ele também pode ser encontrado no azeite de boa qualidade, ele traz uma série de benefícios hormonais e também para o cérebro. Além disso também é possível obter delas fósforo, cálcio, fibras e proteínas.

O que pouca gente sabe também é que o consumo dessa fruta ainda verde também tem benefícios, como por exemplo para ajudar em problemas digestivos, além da ação anti inflamatória, até mais do que a versão madura da fruta. Ele pode ser consumido de forma de refogado, como em doces também. Confira mais benefícios.

  • Laxante Natural

Essa fruta é rica em fibras e impede que nosso corpo absorva toxinas que podem nos fazer mal. Outro benefício é ajudar com o aumento de bactérias boas dentro do nosso intestino, regulando a barreira imunológica. Facilitando a eliminação das fezes que ficam ali dentro, também ficamos menos expostos a essa toxina.

  • Proteção Natural da Intestino

As sementes presentes no interior da fruta tem uma enzima chamada de papaína, ela é responsável por ajudar a fragmentar as proteínas em então aminoácidos, e é dessa forma que temos uma melhora na absorvimento de nutrientes pelo nosso corpo. Além disso elas também tem um grande quantidade de uma enzima chamada de proteases, elas ajudam o nosso corpo a expulsar parasitas.

  • Colabora com a Manutenção e Perda de Peso

É uma fruta muito saborosa, e a boa notícia é que ela é baixíssima em calorias, além de ter IG baixo, contém muita fibra, barata e fácil de encontrar. Por esse motivo é a fruta preferida das pessoas que precisam seguir uma dieta equilibrada e gostosa. Quando dentro de um plano alimentar bem feito, comer mamão diariamente só entre benefícios como menos fome ao longo do dia e um intestino regulado.

  • Atua no Controle do Triglicerídeos e do LDL

Para obter esse benefícios é claro que você precisa seguir uma boa dieta, comer comida de verdade e evitar alimentos industrializados, dessa forma ele pode sim colaborar com a redução desses números no final das contas. É muito fibra encontrada dentro do mamão, portanto quando seu intestino funciona bem e elimina as fezes com mais facilidade, leva embora também todas as toxinas. Além disso, ele também tem bastante vitamina C, o que pode ajudar bastante.

  • Atua no Controle do Açúcar no Sangue

Os diabéticos que têm a ingestão de frutas controladas no dia a dia, não precisam se preocupar com o mamão. O açúcar contido no mamão é liberado de maneira muito lenta no sangue, por isso não vai te dar picos de glicemia alta, por conta das fibras. Ao contrário, ele controla os valores de glicemia.

  • Sistema Imune Mais Forte

É muita vitamina C dentro de uma única fruta, aliás é sabido que possui uma quantidade maior do que a encontrada na laranja (que leva toda a fama). A vitamina C auxilia o organismo a produzir mais anticorpos. Além disso, ela também é rica em vitamina A que atua em nossa defesa. Ela possui ainda substâncias que protegem as nossas células da ação dos radicais livres que poderiam enfraquecer nosso sistema imune. Com o corpo mais forte somos menos suscetíveis a doenças simples como resfriados, ou gripes mais fortes e uma série de doenças.

  • Te deixa Mais Bonita(o)

O mamão possui muitos antioxidantes, além de grande quantidade de vitamina C, tudo isso ajuda a deixar sua pele e seu cabelo mais bonito e saudável. Previne o envelhecimento precoce, porque o seu colágeno é preservado, dessa forma sua pele fica mais tonificada e mais elástica. Mas os benefícios não são somente estéticos, mas de saúde também, já que previne um monte de doenças que prejudicam e muito o nosso organismo, alguns exemplos são a artrite, o reumatismo, o Alzheimer, a osteoporose e até a diabetes.

Veja também

Framboesa

Qual a Diferença entre Amora Silvestre e Framboesa?

Hoje vamos falar sobre essas frutas vermelhas e deliciosas, as amoras e as framboesas. Acontece …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.