Home / Plantas / História da Flor Dedaleira, Origem da Planta e Significado

História da Flor Dedaleira, Origem da Planta e Significado

A flor dedaleira é uma belíssima planta para você ter no seu quintal. Elas possuem o formato de dedal, fato que originou o nome popular da planta. 

São cultivadas em diferentes cantos do mundo e por isso, são amplamente difundidas.  Já pensou em ter uma dedaleira no seu jardim?

Conheça a seguir a principais características da planta, a história da flor dedaleira, a origem e o seu significado em diversas culturas. 

Conheça a Flor Dedaleira

A Dedaleira é uma planta oriunda da Europa, ou seja, suporta temperaturas amenas, e climas temperados, mas também tem excelente adaptabilidade em ambientes com sol pleno. 

As belas flores chamam atenção de qualquer um, tendo em vista sua rara beleza e tamanho incomum. 

Geralmente elas possuem coloração roxa e são dispostas uma ao lado da outra.

Suas folhas são enroladas, com tons de verde escuro. Possuem o pecíolo alongado e são dispostas em forma de roseta. 

 A dedaleira é uma planta herbácea e perene, pode alcançar até 1,20 m de altura. Então quando cultivada, pode ser facilmente acomodada em um vaso, ou em um espaço reduzido de terra. 

Quando ela floresce, devido ao formato de suas flores, ela cresce cerca de 80 centímetros e pode ultrapassar os 2 metros de altura, embora nem sempre chegue a essa altura, o comum é ela chegar aproximadamente 1 metro apenas. 

Devido a esse fato, ela precisa de espaço adequado, nem muito pequeno, nem muito grande. Basta acomodo-la e analisar se ela tem espaço para crescer e se desenvolver. 

Popularmente, a planta recebe o nome dedaleira, isso se deve ao formato de suas flores, que possuem o formato de dedal. Outros nomes também são utilizados:

  • Dedal vermelho
  • Campainha
  • Roter Fingerhut

Porém, o mais comum é dedaleira. E além de suas belas flores, ela também chama atenção pelo nome. 

Na classificação taxonômica da planta, ela é denominada como Digitalis Purpurea e está presente na família Scrophulariaceae, dentro da ordem Lamiales. 

A planta possui uma substância na sua composição denominada digitalina, que trata e cura diferentes doenças e infecções. 

Veja a seguir quais são os principais benefícios da planta dedaleira, uma flor que além da rara beleza, ainda possui poderes medicinais. 

Benefícios da Dedaleira

Saúde do Coração

Ela possui inúmeras propriedades benéficas ao nosso organismo. Sobretudo ao nosso coração e a saúde cardiovascular. 

Essa uma das principais funções da planta, não à toa está presente na composição de diversos remédios à base de suas propriedade, como a digitalina.

Ela aumenta e eficiência do coração e na quantidade bombeamento sanguíneo. É bastante recomendada por especialistas, mas é importante antes estar com a prescrição médica.

Ilustração Sobre Saúde do Coração
Ilustração Sobre Saúde do Coração

Desintoxicação

A dedaleira também é capaz de aumentar o nível de micção, ou seja, ela estimula a liberação de toxinas através da urina. 

E desta maneira, o corpo libera toxinas, gorduras e outras substâncias que o corpo absorveu mas que na verdade não precisa. 

A desintoxicação do organismo pode ser realizada a partir de diferentes alimentos, é essencial que você mantenha seu organismo limpo, assim o metabolismo funciona melhor e sua imunidade é aumentada.

Benefícios da  Dedaleira
Benefícios da Dedaleira

Dores de Cabeça

A dedaleira também é utilizada no combate a dores de cabeça. Isso se deve a característica especial da planta de estimular o bombeamento sanguíneo e fazer com que o sangue flua melhor pelo corpo.

Sendo assim, aqueles dores concentradas na cabeça, podem facilmente desaparecer, pois o sangue está com melhor circulação e nada está mais reunido em um único lugar.

Uma função da planta que merece é a capacidade construir plaquetas, e desta maneira, auxiliar na condução do sangue.

Dores de Cabeça
Dores de Cabeça

Sangramentos

Ela também pode ser utilizada para evitar decorrentes sangramentos, pois estimula a coagulação e a circulação sanguínea. 

E por isso, ameniza sangramentos em diversas partes do corpo, acaba por apertar os vasos sanguíneos e diminuir a intensidade. 

Por ser uma planta que é cultivada em casa, muitos pensam que podem usufruir dos seus benefícios diretamente, mas o ideal é que procure um médico e peça os medicamentos a base da dedaleira.

Sangramentos
Sangramentos

Hipotensão

A hipotensão é algo comum, e por isso, diferentes medicamentos já foram desenvolvidos para tratar a doença. 

A dedaleira também utilizada em diversos medicamentos para conter a hipotensão. Nela estão presentes as propriedades que auxiliam a frequência cardíaca e o ritmo do coração, por isso são amplamente utilizadas nestes tratamentos. 

Ela pode ser cultivada em casa, mas o seu consumo deve ser realizado com muita atenção, procure um especialista, como também medicamentos a base da planta. 

A dedaleira é uma planta utilizada em diferentes tratamentos. Conheça a seguir alguns deles!

Hipotensão
Hipotensão

Tratamentos com a Dedaleira

A digitalina é uma substância poderosa! Ela é utilizada na composição de diferentes remédios para tratamento cardíaco e arritmias. 

Seus principais ativos são os cardenolídeos, a digoxina e a digitoxina. Mas vale lembrar que ela pode ser uma planta venenosa se ingerida em grandes quantidades. Por isso fique atento e antes de consumir qualquer coisa, pesquise e estude bem o assunto. 

Ela é considerada uma planta nefrotóxica, ou seja, seu consumo em excesso pode trazer irritações ao rim e causar alguns distúrbios no organismo. 

Lembre-se os remédios a base da digitalina ou mesmo da digoxina são e devem ser sob prescrição médica. 

De modo algum consuma a planta diretamente, consulte um médico e realize um diagnóstico antes de consumir qualquer coisa. 

Existem algumas contra indicações a respeito da dedaleira, pois devido a sua ampla gama de toxinas, se for consumida de maneira errada, pode causar vômitos, as, náuseas e dores de cabeça muito fortes. 

Ela é uma planta considerada cardiotóxica, ou seja, pode trazer diferentes problemas ao coração e a saúde cardiovascular, por isso, atenção na hora de consumir! 

Essas foram as informações sobre a flor dedaleira. Você pode cultivar na sua própria casa, é uma excelente opção para composição de jardins, para uso ornamental. 

A planta recebe o nome de dedaleira devido ao formato de suas belíssimas e exuberantes flores.

Desta forma, encanta e chama atenção de qualquer que veja-a em seu jardim! 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *