Home / Plantas / Jambolão Amarelo: Características, Benefícios e Fotos

Jambolão Amarelo: Características, Benefícios e Fotos

Com certeza, você já ouviu que existem diferenças entre plantas que são nativas e plantas que são exóticas. E em relação às plantas exóticas – ou seja, aquelas que não são originárias de um determinado lugar-, existem as invasoras e as que são introduzidas. Uma espécie exótica muito famosa que foi introduzida no Brasil, sem sombra de dúvidas é o Jambolão, especificamente o Jambolão Amarelo. Mas, quais são as características e benefícios dessa interessante espécime de planta?

O Jambolão Amarelo, conhecido cientificamente por (Sysygium jambos), é uma planta de origem Asiática, especificamente da Malásia e da Índia. No Brasil, foi inserido e introduzido especificamente para se tornar uma árvore de ornamentação e sombra. Muitos não sabem, mas ela também e conhecida como Jambo, Jamelão, Jamborão, Azeitona-Preta e Baga-de-Freira.

O Jambolão Amarelo faz parte da ordem das Mirtáleas (Myrtales), que por sua vez, tem como integrantes, a família das Mirtáceas (Mytaceae). Dentro dessa família, se compreende 132 gêneros, de onde o Jambolão Amarelo é parte do gênero Sysygium.

Morfologia do Jambolão Amarelo

A árvore tem o porte médio (entre 16 a 25 metros de altura), porém é conhecida por sua copa globosa, muito extensa (por isso o sombreamento intenso). Seu tronco tem uma circunferência curta, porém, seus ramos são abundantes – com várias cicatrizes foliares -, e predomina uma coloração acinzentada. 

Suas folhas têm características um tanto simples: com uma variação entre 12 a 15 cm de comprimento, são finas, com o formato de lança e planas (com um aroma agradável).

Sysygium Jambos

Já suas flores são de uma beleza chamativa e única, com estames muito chamativos: suas pétalas se parecem a pompons, de coloração branca ou amarela; semelhantes a Dentes-de-Leão. O interessante, é que se espalham por toda a copa e podem florescer mais vezes ao ano. 

Já seu fruto, o Jambolão Amarelo, tem a polpa carnosa, com o formato oval. Sua casca, como o próprio nome já diz, tem a coloração amarela. Diferente das outras espécies de Jambolão, é a fruta mais doce de todas.

Como Plantar e Cultivar Jambolão Amarelo

O cuidador deve se lembrar que a árvore de Jambolão pode crescer até 25 metros de altura, por isso, é importante saber se o local onde a muda será plantada tenha o suporte necessário para atender a todas demandas de seu desenvolvimento. Apesar disso, é uma planta de fácil germinação, por isso, fácil de cultivar.

Não é uma planta exigente quanto ao solo, mas gosta de solos que sejam profundos, muito drenáveis, com pH que varia entre 7 e 8 em acidez; e que sejam arenosos ou argilosos (de coloração escura ou avermelhada). O ambiente onde será realizado o plantio, pode ter temperaturas que vão até 12ºC.

Antes de plantar, o espaço para a muda deve ter um espaço de 5 x 5 m; com a cova de profundidade de até 40 cm. Nessa cova, o cuidador deve preenchê-la com 30% de matéria orgânica (calcário, cinzas e húmus) e esperar que sejam curtidas com até 3 meses antes de plantar a muda, efetivamente. Ela deve ser plantada durante a primavera, em ambientes onde haja sol pleno a maior parte do dia. Após isso, regue-a abundantemente.

Cultivar

Durante seu crescimento, o Jambolão deve ser constantemente podado. Isso é importante, para que a muda que está crescendo se veja livre de galhos que estejam secos ou podres; e galhos que cresçam em um nível abaixo de dois metros, pois poderão atrapalhar o seu crescimento no futuro.

Ele começará a florar após 1 a 3 anos do plantio. No caso do Jambolão Amarelo, sua aparência é muito bonita, por isso, é considerada uma das árvores mais utilizadas no Paisagismo e no Design de Ambientes. Por isso, especialistas indicam o seu plantio em calçadas, pois além de enfeitar a fachada de uma residência, servem como sombra para veículos. Suas frutas, ao contrário, aparecem por volta do terceiro ciclo (a partir de 4 anos do plantio). Para atingir o seu tamanho máximo, esta planta demora cerca de 15 a 20 anos.

Benefícios do Jambolão Amarelo

Além de sua beleza – tanto da árvore, quanto da fruta -, o Jambolão Amarelo, é uma planta de usos diversos, incluindo o uso medicinal (pode ser usada tanto as casca do tronco, quanto suas folhas, flores e raízes) e seu uso culinário (com sua adocicada polpa, no caso do fruto). 

No caso de suas folhas, todas têm propriedades de ação hipoglicêmicas (por isso, previne da diabetes ou de seus sintomas), anticarcinogênica, antiviral, anti-inflamatória, anti-inflamatória e antialérgica. Para além dessas propriedades, suas folhas também previnem do envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico, pois tem uma grande quantidade de antioxidantes. É também uma opção de tratamento natural para doenças intestinais e estomacais como: prisão de ventre, cólicas (e gases), diarreias, gastrites e pancreatites. 

Em relação à fruta, foi comprovado que o seu pigmento tem ações anticancerígenas. A ingestão do estrato de sua polpa, induz a destruição de células cancerígenas/leucêmicas. Ainda não se sabe o motivo exato, mas as pequisas ainda estão em processo de desenvolvimento.

Uma forma de se consumir o Jambolão como remédio, é ingerindo-o ao natural (seja com ou sem a casca) e/ou preparando a infusão de seu chá (seja com as folhas ou com suas sementes). Para fazer o chá de Jambolão, é necessário 10 folhas ou 20 sementes da fruta, mais 500 mL de água. Com todos os ingredientes em mãos, deve-se adicionar os insumos à água fervida e deixar por aproximadamente 15 minutos.

Você pode tomá-lo antes das principais refeições do dia, mas é preciso algumas precauções: ele não deve ser ingerido durante a gravidez ou lactação; pessoas com diabetes também devem evitar o seu consumo devido ao alto índice glicêmico dos insumos (o que pode acarretar hipoglicemia no paciente).

Além de ser uma potente ferramenta no tratamento de uma séries de doenças, o Jambolão é também um delicioso ingrediente para inúmeras receitas (sejam de comidas ou de bebidas). É possível preparar Geleia de Jambolão Amarelo com a sua polpa (adicionadas a açúcar e suco de limão), Torta de Jambolão Amarelo (com massa podre e geleia da fruta), Licor de Jambolão Amarelo, dentre outras infinidades de opções.

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *