Home / Plantas / Guavirova Preta: Características, Nome Científico e Fotos

Guavirova Preta: Características, Nome Científico e Fotos

A natureza em que vivemos é extremamente diversificada e rica, especialmente no Brasil, onde possuímos a Floresta Amazônica com uma fauna e flora invejáveis. Isso é extremamente bom para o ecossistema, mas ao mesmo tempo faz com que as pessoas não conheçam bem o ambiente em que vivem.

Isso significa que mesmo com a flora e a fauna muito ricas, as pessoas conhecem uma parte muito pequena das espécies que habitam o nosso planeta, já que seria praticamente impossível estudar todos os seres vivos profundamente.

Pensando nisso, resolvemos fazer esse texto focando principalmente na flora no nosso ecossistema, e mais especificamente na guavirova preta, espécie brasileira que vem ganhando cada vez mais visibilidade.

Portanto, continue lendo para saber mais sobre o nome científico da guavirova preta, suas características físicas, as características do seu cultivo e até mesmo a origem da planta no mundo.

Nome Científico Da Guavirova Preta

Guavirova Preta
Guavirova Preta

O nome científico de um ser vivo é extremamente importante para que a ciência possa estudar sem influências populares. Isso porque um ser vivo pode possuir diversos nomes populares, mas apenas um nome científico será utilizado por toda sua existência, e ele será essencial para que o ser não seja confundido com outros que podem possuir nome popular parecido.

No caso da guavirova preta, ela também pode ser popularmente chamada de guabiroba preta ou guabiroba folha de maçã; porém, seu nome científico é apenas um: Campomanesia malifolia; o que é extremamente importante para que ela não seja confundida com outras espécies pelos cientistas.

Isso significa basicamente que o gênero dela é o Campomanesia e o nome de sua espécie é malifolia; logo, podemos também perceber que o nome científico de um ser vivo é formado pela junção do gênero ao qual ele pertence (sempre representado com a primeira letra maiúscula) e da espécie a qual ele faz parte (sempre representada com todas as letras minúsculas).

Dessa forma, percebemos que o nome científico é uma parte essencial do estudo da fauna e da flora do mundo, por isso é muito importante saber como ele é formado e qual é o nome científico do ser que está sendo estudado.

Características Físicas

Conhecer as características físicas da espécie de planta que está sendo estudada é uma coisa essencial para que você saiba reconhecer o ser vivo e até mesmo para que seja possível entender as necessidades de cultivo que ele possui e muitas outras coisas.

Nesse caso, vamos ver um pouco mais quais são as características físicas da guavirova preta; assim, você poderá reconhecê-la quando encontrá-la e até mesmo saberá se a sua planta está normal enquanto ela se desenvolve.

A guavirova preta na verdade possui a coloração parecida com a de uma goiaba, isso porque sua casca é amarela (geralmente clara) com partes mais esverdeadas, no caso da fruta não estar completamente madura ainda.

Guavirova Preta na Árvore
Guavirova Preta na Árvore

A árvore da guavirova possui um porte médio, sendo que ela atinge algo entre 3 centímetros e 5 centímetros na natureza, o que significa que ela é grande, mas comparada com outras árvores ela possui um porte menor.

Além disso, elas possuem flores e frutos muito grandes, desenvolvidos e bonitos. É exatamente por esse motivo que muitas vezes a guavirova é procurada e não encontrada, já que ela pode ser considerada uma espécie rara.

Portanto, a guavirova é uma planta que possui destaque na flora do Brasil e por isso muitas pessoas querem cultivá-la, principalmente quando lembramos que ela é considerada rara.

Características do Cultivo

Guavirova Preta em Cima de uma Mesa
Guavirova Preta em Cima de uma Mesa

Cultivar uma planta com certeza é extremamente satisfatório; imagine plantar uma semente e ver uma planta inteira se desenvolver. Muito provavelmente esse sentimento é ainda melhor no caso de quem planta a guavirova preta, já que essa é uma planta rara que possui um cultivo muito interessante.

Porém, é muito importante que você pesquise bem como cultivar sua planta, dessa forma você não terá surpresas desagradáveis e com certeza fará um bom cultivo.

Caso você já tenho uma guavirova laranja, pode ser interessante saber que a forma de cultivo é a mesma. Isso facilita muito o processo.

Vamos ver agora alguns tópicos do cultivo dessa planta que podem te auxiliar, já que é essencial manter cuidados especiais para que ela cresça da melhor maneira possível.

  • Tempo de crescimento

Essa planta, por ser de porte médio, possui um crescimento mais rápido que o normal. Isso é excelente para pessoas que estão começando a cultivar agora e não têm muita paciência de ficar cuidando sempre da planta.

  • Clima ideal

A guavirova preta já é uma planta nativa do Brasil, por isso o clima não será um grande desafio na hora de cultivar sua planta da maneira correta, afinal, ela está acostumada a ele. Além disso, devemos ressaltar que ela tem a capacidade de resistir a geadas.

  • Época de frutificação

A frutificação ocorre mais especificamente na época do verão, uma característica das plantas tropicais. Isso significa que ela ocorre todos os anos nos meses de fevereiro e março, dando frutos com mais de 3 centímetros.

Origem Da Guavirova Preta

Cultivo da Guavirova
Cultivo da Guavirova

Como você muito provavelmente já sabe, a flora brasileira é extremamente rica e diversificada, o que faz com que a gente tenha uma grande variedade de frutas em nosso habitat; por isso, é muito comum encontrarmos muitas frutas que são nativas daqui, e esse é exatamente o caso da guavirova preta.

Ela foi descoberta há alguns anos, mais precisamente em 2016 pelo cientista Fábio Longen no estado de Santa Catarina. Logo, essa é uma fruta com origem tipicamente brasileira que tem suas raizes na região Sul do país, especificamente em Santa Catarina.

Viu como é possível termos diversas variedades de flora em nosso território sem nem mesmo ter ideia de que essas espécies existem? É por isso que estudar os componentes existentes onde vivemos é tão interessante e muito importante!

Quer saber um pouco mais sobre outras espécies de frutas e não sabe onde encontrar informações precisas e confiáveis? Não se preocupe, nós temos o texto certo para você! Para isso, leia também em nosso site: Pera Ercolini – Calorias, Nome Científico, Benefícios e Fotos

Veja também

Lírios Orientais: Características, Significado, Especies e Fotos

Estas plantas são derivadas dos resultados do cruzamento de lírios orientais com representantes tubulares. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *