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Ginja Fruta Verde Pitanga

Esta é uma pequena árvore que pode ter até 8 metros de altura, muito semelhante em aparência à cerejeira (Prunus avium L.), com a qual é frequentemente confundida.

Descrição

As folhas são decíduas, simples, alternado (esse caráter é mais bem observado no meio dos galhos, porque nas extremidades eles são muito próximos) e serrilhado. Eles têm de 3 a 9 cm de comprimento, 2 a 5 cm de largura e terminam em um ponto.

Eles têm um talo de 1-3 cm de comprimento que muitas vezes carece de glândulas. As flores brancas se desenvolvem em aglomerados muito vistosos. As frutas são ginjas. Esta espécie pode ser diferenciada da cerejeira silvestre pela sua forma menor e folhas, que têm um lado superior brilhante e um talo que muitas vezes carece de glândulas.

Ecologia

A cereja ácida é uma espécie cultivada que frequentemente se estabelece na natureza. Vivem em altitudes entre 800 e 1800 metros.

Cereja Ácida
Cereja Ácida

Distribuição

Esta planta é nativa do sudoeste da Ásia e é amplamente cultivada como uma árvore frutífera, embora não tenha tido problemas em se estabelecer na natureza em diversas partes do noroeste e oeste da Península Ibérica: Galiza, norte de Portugal, Los Arribes del Duero e a parte ocidental da cadeia do Sistema Central (Sierra de Gata, Peña de França, Sierra de Béjar e Gredos), bem como o norte da província de Palencia.

Alguns Benefícios para a Saúde que o Suco de Ginja Traz

Conhecidas por terem um gosto um pouco mais azedo, as ginjas ainda são tímidas no país, mas, pouco a pouco, estão conquistando o seu lugar no território brasileiro.

Em comparação com as cerejas doces, que tendem a serem apreciadas, cerejas frescas são frequentemente consumidas secas, congeladas ou espremidas.

O suco de cereja é feito do fruto da árvore Prunus cerasus, nativa do sudoeste da Ásia e da Europa, e está ligada a vários benefícios interessantes para a saúde.

Dito isto, algumas variedades de suco dessa pitanga podem conter quantidades substanciais de açúcares adicionados. Assim, é razoável esperar mais benefícios das variedades não adoçadas.

Aqui estão alguns benefícios de saúde baseados em ciência do suco de ginja:

Rico em Nutrientes

Suco de cereja é rico em vários nutrientes. Uma porção de 240 ml contém 119 calorias e o seguinte:

  • Carboidratos: 28 gramas;
  • Fibra: 5 gramas;
  • Proteína: 2 gramas;
  • Gordura: 1 grama;
  • Vitamina A: 62% do valor diário recomendado;
  • Vitamina C: 40% do valor diário recomendado;
  • Manganês: 14% do valor diário recomendado;
  • Potássio: 12% do valor diário recomendado;
  • Cobre: ​​12% do valor diário recomendado;
  • Vitamina K: 7% do valor diário recomendado.

O suco de cereja também contém pequenas quantidades de vitaminas B, cálcio, ferro, magnésio, ômega-3 e ômega-6, além de antioxidantes e outros compostos vegetais benéficos.

Em comparação com as variedades de cerejas doces, as cerejas contêm 20 vezes mais vitamina A e os seus níveis antioxidantes são até cinco vezes superiores.

Uma maneira fácil de distinguir as pitangas doces das azedas é pela sua cor. As cerejas doces tendem a ter uma cor mais escura, enquanto as mais azedas conservam a sua cor vermelha brilhante depois de serem colhidas.

Tenha em mente que algumas variedades de suco de cereja contêm quantidades substanciais de açúcares adicionados, por isso, escolha uma variedade sem açúcar.

Pode Aumentar a Força e Reduzir a Dor Muscular

Indivíduos fisicamente ativos podem estar particularmente interessados ​​no efeito do suco de cereja sobre a força e a dor muscular.

Suco de Cereja
Suco de Cereja

A Maioria dos Estudos Feitos com a Ginja Relatou Efeitos Benéficos

Em um estudo, os corredores de longa distância beberam 710 ml de suco de cereja ou placebo nos sete dias anteriores e no dia da corrida.

Os corredores que receberam suco de cereja experimentaram três vezes menos dor durante e após a corrida em comparação com os que receberam o placebo.

Em outro estudo, os corredores que receberam suco de cereja nos 16 dias que antecederam e imediatamente após uma maratona tiveram menos danos musculares, dor e inflamação. Eles também se recuperaram mais rapidamente.

Resultados semelhantes foram observados após suplementação diária com 480 mg de ginja em pó.

Além disso, suco de cereja e suplementos podem aumentar a força muscular.

Um grupo de homens recebeu suplementos de cereja ou placebo nos dias que antecederam e imediatamente após uma intensa sessão de treinamento de resistência.

O grupo de cereja azeda perdeu até 4% menos força muscular como resultado do treinamento quando comparado aos homens que receberam o placebo.

Os suplementos de cereja azeda também podem reduzir a degradação muscular, a dor muscular e acelerar a recuperação em indivíduos treinados em resistência.

Poderia Ajudá-lo a Dormir Melhor

Suco de cereja azedo pode ser uma maneira segura e eficaz para tratar a insônia e aumentar a quantidade de sono que você recebe a cada noite.

Isso porque as cerejas ácidas são naturalmente ricas em melatonina, um hormônio responsável pela sonolência.

Além disso, as cerejas contêm uma boa quantidade de triptofano e antocianinas, dois compostos que podem ajudar o corpo a criar melatonina e prolongar seus efeitos.

Pesquisas mostram que a suplementação com suco de cereja aumenta os níveis de melatonina e ajuda a melhorar a qualidade e a duração do sono.

Em um estudo, os participantes que sofriam de insônia ingeriram 480 ml de suco de cereja ou a mesma quantidade de suco de placebo por dia durante duas semanas. O suco de cereja aumentou o tempo de sono em uma média de 85 minutos.

Curiosamente, o suco de cereja parece ser tão ou mais eficaz na redução da insônia do que a valeriana e a melatonina – os dois produtos naturais mais estudados para a insônia.

Pode Reduzir os Sintomas de Artrite e Gota

Suco de ginja azedo é frequentemente reivindicado para reduzir os sintomas da artrite, como dor nas articulações e inflamação.

Em um estudo, o suco de cereja azeda reduziu certos marcadores sanguíneos de inflamação em mulheres com osteoartrite, o tipo mais comum de artrite.

Em outro estudo, pacientes que consumiram dois frascos de 240 ml de suco de cereja por dia experimentaram um pouco menos dor e rigidez após seis semanas.

No entanto, as diferenças observadas entre os pacientes que receberam o suco de cereja e aqueles que receberam placebo foram muito pequenos.

Estudos também analisaram o efeito do suco de cereja na gota, um tipo de artrite acompanhada por ataques repetidos de inchaço e dor intensa.

Beber suco de cereja parece reduzir os níveis sanguíneos de ácido úrico – uma substância química que pode desencadear a gota quando presente em concentrações muito altas.

Além disso, vários estudos relatam que indivíduos com gota que consomem cerejas frescas ou concentrado de suco de cereja diariamente têm até 50% menos chances de sofrer um ataque.

No entanto, o número total de estudos sobre este tópico é limitado e a maioria é observacional.

Assim, é difícil determinar se o suco de cereja é a causa dos sintomas reduzidos ou se as pessoas com menos sintomas de gota são mais propensas a usar tratamentos alternativos, como suco de cereja.

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