Home / Plantas / Qual a Maior Sequoia do Mundo? Onde se Localiza?

Qual a Maior Sequoia do Mundo? Onde se Localiza?

Quando se fala das maiores árvores do mundo, é fato que a maioria que tem algum conhecimento básico sobre o assunto logo dirá que são as sequoias. E não estão errados? As sequoias certamente são as maiores árvores do mundo, e são famosas por isso. Mas alguém sabe dizer qual é a maior?

Qual a Maior Sequoia Do Mundo? Onde Se Localiza?

A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante encontrada no Sequoia National Park, na Califórnia. Chamada General Sherman, a árvore tem cerca de 1.487 metros cúbicos de volume. Isso equivale a mais da metade do volume de uma piscina de tamanho olímpico, comumente considerada como 2.506 metros cúbicos.

A sequoia General Sherman parece ter 2.000 anos de idade segundo estimativas. Assim pode-se dizer que esta sequoia está ainda na meia idade, visto que outras sequoias possuem cálculos que ultrapassam os 3.220 anos de idade, baseando-se na contagem de anéis das árvores. A árvore perdeu um enorme galho em 2006, que quebrou uma nova passarela e cerca abaixo, mas isso não afetou a classificação da General Sherman como a maior árvore, porque seu título foi calculado usando o volume do tronco e não de ramos.

O general Sherman também é alto, e de fato as árvores mais altas do mundo também são sequoias e todas se elevam acima do solo na Califórnia. Essas árvores podem atingir facilmente alturas de 90 metros. Com apenas 83,8 metros de altura, a sequoia General Sherman não chega nem perto do registro da árvore mais alta.

As Árvores Mais Altas Do Mundo

A honra da árvore mais alta do mundo é concedida a Hyperion, uma sequoia-vermelha de 115 metros, também localizada na Califórnia. Esta sequoia enorme foi descoberta em 2006.

Sequoia-Vermelha
Sequoia-Vermelha

Outras sequoias gigantes incluem Helios, que é apenas um pouco menor que Hyperion, com 114,1 m, bem como Ícaro com 113,1 m e Dédalo com 110,8 m. Aonde cada uma dessas árvores gigantes estão precisamente é um segredo guardado a sete chaves para que elas não sofram vandalismo.

O National Park Service diz que a grande altura das sequoias se deve, em parte, às condições climáticas favoráveis encontradas na Califórnia, incluindo temperaturas amenas durante todo o ano e chuvas anuais pesadas.

Curiosidades Interessantes Sobre as Sequoias

As sequoias são famosas, então você pode se surpreender ao saber que elas só são encontradas em alguns bolsões do mundo. Existem três espécies de sequoiadendron: sequoia-vermelha, sequoia gigante e sequoia-do-mato. Cada um cresce em áreas muito específicas. As sequoias costeiras são encontradas apenas em uma faixa estreita e estreita da costa oeste, da Big Sur da Califórnia ao sul do Oregon.

A sequoia gigante só cresce na região da Sierra Nevada, na Califórnia, em pomares espalhados que combinam uma área do tamanho de Cleveland. E a sequoia da madrugada é encontrada apenas em uma área remota da China central. Suas pequenas faixas enfatizam os fatos de que essas árvores únicas criam um ecossistema fascinante e especial.

As sequoias costeiras são as mais altas das três espécies de pau-brasil e podem crescer até mais de 90 metros de altura. No entanto, seus sistemas radiculares se estendem apenas até 2 a 3,5 metros abaixo do solo. Elas conseguem ficar em pé, estendendo seu sistema de raízes rasas para um diâmetro de 15 metros ou mais, e enroscando as raízes em sulcos e fendas que fornecem força adicional.

Sequoias são tão grandes que uma única árvore pode ser habitat para um número incrível de espécies. Quando as sequoias perdem sua folhagem, grande parte dela se acumula nos galhos e se decompõe para se transformar em solo, ou “solo do dossel”, onde outras espécies de sementes de plantas e esporos de fungos podem brotar. As espécies de epífitas, ou plantas que crescem em árvores e não no solo, podem chegar a centenas, incluindo líquenes, briófitas e plantas vasculares, como samambaias.

Noivos Fotografados Próximo a Uma Sequoia
Noivos Fotografados Próximo a Uma Sequoia

Esta mistura de vida vegetal crescendo nos galhos das sequoias cria um habitat maravilhoso e variado para a vida animal. As sequoias abrigam anfíbios, besouros, grilos, vermes, milípedes, aranhas e moluscos. Esquilos, morcegos, falcões, águias, corujas e dezenas de outras espécies chamam o dossel das sequoias de casa. A floresta de sequoias cria não apenas um ecossistema único no solo, mas também em cada centímetro de espaço a centenas de metros acima do solo.

A Luta Pela Sobrevivência

Muitas sequoias vivem no país do terremoto, e parece que a terra em mutação causaria problemas para os gigantes. Mas as árvores aprenderam uma estratégia de sobrevivência. Sequoias que são forçadas a inclinar-se por causa de encostas, inundações, ou até mesmo outras árvores caindo contra si são capazes de acelerar seu crescimento em suas encostas, efetivamente reforçando-se contra a mais magra.

Sequoias são adaptados para muitos eventos climáticos, e por isso sobrevivem com uma vida útil de 2.000 ou mais anos. Mas exatamente como as sequoias se adaptarão para sobreviver à mudança climática a longo prazo ainda é desconhecida. As sequoias gigantes da Califórnia contam com a Sierra Snowpack para obter a maior parte da água de que precisam. As sequoias costeiras contam com uma névoa espessa para a umidade apropriada. Com secas mais longas, mais duras, trazendo menos queda de neve e mudando os padrões climáticos trazendo menos neblina, as árvores já estão lutando para sobreviver.

Além disso, as sequoias dependem do fogo para limpar o sub-bosque da escova que compete pela água, para mantê-la livre de materiais combustíveis e para criar espaço para novas mudas se enraizarem. Com os humanos observando atentamente os incêndios florestais, o sub-bosque está construindo uma densidade de plantas e lixo inflamável. As sequoias são adaptadas para sobreviver a pequenos incêndios, mas incêndios intensos alimentados por décadas de material acumulado podem ter um preço devastador.

Veja também

Melancia Fatiada na Bandeja

Características da Melancia: Morfologia e Fotos

A melancia é uma espécie frutífera com características únicas, tanto no que diz respeito à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *