Home / Plantas / Cana-de-Açucar – Curiosidades e Fatos Interessantes da Planta

Cana-de-Açucar – Curiosidades e Fatos Interessantes da Planta

O nome do gênero vem da palavra grega sakcharon, que significa o suco doce de cana-de-açúcar que veio de uma palavra asiática, aparentemente a singkara malaia.  A cana-de-açúcar  é um gênero de plantas . Existem entre 6 e 37 tipos de cana (quantos existem depende da interpretação do que é uma grama e do que não é). A cana-de-açúcar cresce em climas quentes e tropicais .

Características da Cana de Açúcar

O açúcar é nativo do Sudeste Asiático tropical e da Polinésia, é uma grama perene e rizomatosa, com até 6 m. de altura. Haste robusta,  articulada, violeta esverdeada. Deixa lanceoladas lineares, com margens espinhosas irregulares de até 180 cm. de comprimento. Haste de flor (inflorescência) piramidal, até 90 cm. de altura. Espigas de flores envolvidas por pubescência branca. Polinizados pelo vento.

Cana-de-Açucar

A história do açúcar e da economia mundial seria drasticamente diferente sem a presença da cana, planta incrível que provocou muitas mudanças em nossa história moderna e forjou a base da culinária moderna. Com sua incrível capacidade de criar e armazenar sacarose em grandes quantidades, a cana-de-açúcar passou de espécies selvagens desconhecidas de gramíneas perenes asiáticas verdadeiras para a maior safra cultivada do mundo.

A cana-de-açúcar é uma planta do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, encontrada em 36 espécies. Era originalmente nativo das regiões tropicais quentes da Ásia, mas depois que as primeiras civilizações descobriram sua utilidade, elas se espalharam rapidamente. Isso permitiu que novas civilizações melhorassem sua produção de açúcar com cruzamentos (todas as canas comerciais atuais são híbridas complexas), o que apenas aumentou a popularidade da cana-de-açúcar.

O Cultivo da Cana de Açúcar

Os caules da cana crescem entre 2 e 6 metros de altura. Esses caules contêm açúcar , que é usado para adoçar alimentos e bebidas . Depois que o açúcar é retirado, os restos dos caules podem ser queimados para gerar calor e eletricidade. Também pode ser transformado em papel , papelão e talheres .

Esta cultura requer alta temperatura e alta precipitação. Em áreas de baixa pluviosidade, esta cultura é cultivada com a ajuda da irrigação. Solo preto ou solo aluvial é o melhor para esta cultura. A cana-de-açúcar requer uma grande quantidade de água. É por isso que é necessário manter o solo profundo. Como esta cultura absorve matéria nutritiva do solo, adubo composto e fertilizantes químicos são usados.

Propague por divisão ou seções de raiz de raiz. A cana-de-açúcar é cultivada comercialmente anualmente e é propagada a partir de mudas de caule. As plantas de espécies têm pouco valor ornamental. Cultivares com folhagem colorida podem ser cultivados como plantas anuais ou em vasos durante o inverno dentro de casa.

A História da Cana de Açúcar

A cana-de-açúcar foi originalmente domesticada por volta de 8000 a.C. na Nova Guiné. A partir daí, o conhecimento sobre essa planta se moveu lentamente em direção ao leste, no sudeste da Ásia, até chegar à Índia, onde a primeira produção organizada de açúcar começou em meados do primeiro milênio a.C.

No começo, o açúcar era extraído das canas de açúcar pela mastigação e extração de fluidos via água, mas no século 5 d.C. um químico indiano encontrou uma maneira de cristalizar a sacarose extraída, tornando o açúcar muito mais fácil de transportar. Com essa grande descoberta, o açúcar tornou-se um item comercial muito caro da Índia e as próprias canas começaram a se espalhar pela Ásia e Oriente Médio.

As nações árabes adotaram canas-de-açúcar e as espalharam pelo Mediterrâneo, principalmente depois que conseguiram conquistar o Egito. De lá, as canas-de-açúcar chegaram à Espanha por volta de 715 d.C., mas não se estabeleceram até as Cruzadas, quando a maior parte da Europa se familiarizou com o açúcar importado do Oriente Médio.

Espanha, Portugal, Itália, Cypress e Açores tentaram estabelecer uma economia estável em torno das canas de açúcar nos séculos XVI e XVII, mas vastas novas terras no Novo Mundo ofereciam um clima melhor. Por isso, as canas de açúcar foram rapidamente introduzidas nas Américas, onde os proprietários criaram vastas variedades das plantas.

Como o cultivo e o processamento de canas-de-açúcar não eram fáceis e a demanda por açúcar era extremamente alta, o abate organizado da África para escravos se tornou muito lucrativo e popular. Com mais de 12 milhões de escravos deslocados da África, a produção de açúcar disparou, conseguindo baixar o preço e ficar disponível para todos durante o século XIX, quando a maior parte da Europa se familiarizou com o açúcar importado do Oriente Médio.

Economia Mundial

Hoje, a cana-de-açúcar é a maior safra do mundo. Em 2010, estimou-se que mais de 23,8 milhões de hectares de cana-de-açúcar foram cultivados em mais de 90 países em todo o mundo, com uma colheita mundial de 1,69 bilhão de toneladas. O maior produtor de cana-de-açúcar é o Brasil, e atrás dele estão Índia, China, Paquistão, Tailândia e México. Além disso, a cana-de-açúcar representa uma fonte para 75 a 80 % da produção mundial de açúcar, com a maioria do restante sendo consumida pela beterraba sacarina mais adequada para o cultivo na Europa.

Fatos Interessantes Sobre a Cana de Açúcar

  • Quase 90% do peso da cana é suco, que contém até 17% de sacarose (açúcar comum) e pequenas quantidades de dextrose e frutose. A cana-de-açúcar convencional contém 12-16% de fibra e 10-15% de sacarose.
  • As raízes inchados de outra planta, beterraba sacarina ( Beta vulgaris ), também fazem uma contribuição importante para o desejo aparentemente incontrolável da população mundial para o açúcar.
  • Os palitos de cana de açúcar foram primeiramente mastigados por sua seiva açucarada na Nova Guiné, há 10 mil anos. Hoje consumimos cerca de 3 kg por semana cada!

  • Nutricionalmente, não precisamos de açúcar, e seu papel na podridão dos dentes e no aumento da obesidade – particularmente como ingrediente oculto nos alimentos processados ​​- tornou-se um problema de saúde global significativo.
  • Problemas potenciais de insetos incluem lagartas, brocas, cupins, cigarrinhas, cochonilhas e besouros. Os problemas potenciais da doença incluem apodrecimento, manchas e listras vermelhas. Os possíveis problemas de vírus incluem atrofia da haste e broto de grama.
  • Os produtos mais importantes da cana são açúcar, xarope, melaço e rum. Recentemente, o etanol destilado dos produtos de fermentação de açúcar está evoluindo como uma possível substituição de combustível fóssil para veículos automotores.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *