Home / Plantas / Flor Boca-de-Leão: Significado e Por que do seu Nome

Flor Boca-de-Leão: Significado e Por que do seu Nome

A boca-de-leão é uma planta angiospérmica pertencente à família Plantaginaceae. Seu nome científico é antirrhinum majus e essa planta é originária do continente europeu e da região do Mar Mediterrâneo.

Significado E Por Que Do Seu Nome

A boca-de-leão recebeu esse nome devido ao formato de suas flores. Isso porque, elas possuem um formato que se assemelha ao focinho de um felino. Caso uma de suas flores seja pressionada, ela se abre em uma forma semelhante à boca de um leão, fechando-se outra vez quando é solta.

Boca-de-Leão
Boca-de-Leão

Características E Variedades

A boca-de-leão é uma planta florífera de jardim, ereta, com folhas que possuem tamanho pequeno e formato ovalado ou de lança. Suas folhas são verde-escuro no topo da planta e mais claras na parte inferior. É uma planta herbácea, ou seja, não apresenta caule lenhoso acima do solo e seu caule é normalmente fino e maleável.

Pode atingir de 40 centímetros até mais de 1 metro de altura, o que varia de acordo com a subespécie da planta – são cinco subespécies que apresentam variedades em relação às cores das flores e ao tamanho tanto da planta quanto das flores.

Em relação aos tamanhos das plantas, pode-se optar, por exemplo, pela variedade liberty que possui plantas com até 60 centímetros de altura, pela variedade sonnet que é menor, com plantas de até 45 centímetros de altura ou pela variedade rocket, que é mais alta, com plantas eu atingem os 90 centímetros de altura.

As flores são bastante perfumadas e podem ser de diversas cores, entre elas branco, cor-de-rosa, vermelho, roxo, alaranjado e amarelo – além de vários tons intermediários que variam dessas cores principais. Há também flores de duas cores.

As flores são concebidas no final do período invernal e início do período primaveril e possuem forma de espigão, aparecendo eretas na parte superior dos ramos da planta.

Os principais insetos polinizadores da flor boca-de-leão são vespas e abelhas do gênero Bombus – aquelas que normalmente possuem listras negras e amarelas.

Cultivo

A propagação da boca-de-leão é feita através de sementes, que devem ser plantadas com no máximo 0,5 centímetros de profundidade, pois as sementes precisam ser capazes de receber iluminação solar para germinar corretamente.

A floração costuma surgir em torno de três meses após a planta germinar – o tempo entre o plantio e a germinação da planta é de cerca de três semanas. Caso se opte por adquirir a planta em mudas, deve-se verificar se estão saudáveis e preferencialmente devem ser jovens e ainda não conter flores.

Cultivo de Flor Boca-de-Leão no Vaso
Cultivo de Flor Boca-de-Leão no Vaso

O solo para o plantio deve possuir alta capacidade de drenagem e ser rico em matéria orgânica (seja ela vegetal, microbiana ou animal). O solo ideal é o que possui mistura de duas partes de material orgânico, uma parte de terra comum de jardim e uma parte de terra vegetal. É uma planta eu também admite solos calcários.

Depois do plantio ser efetuado, indica-se que a terra seja adubada com fertilizantes  formulados com uma combinação de potássio, fósforo e nitrogênio (10-10-10). A fertilização nesses termos é capaz uma possível proliferação de fungos.

Quando a muda de boca-de-leão apresentar seis folhas, é recomendo que a ponta do seu caule seja podada. Com a quantidade de seis folhas a planta já possui força suficiente para suportar a poda e isso vai fazer com que o surgimento de mais flores seja estimulado.

A planta é de sol pleno e necessita ao menos de cerca de quatro horas de luz direta. O solo deve estar sempre úmido e nunca encharcado de água – o que pode ocasionar o apodrecimento das raízes e o aparecimento de mofo na planta. Porém a boca-de-leão é uma planta que tem boa tolerância aos solos mais secos.

Recomenda-se regá-la uma vez por semana quando o clima está mais frio ou ameno e até duas vezes na semana em caso de climas muito quentes. Caso sejam observadas poças de água no solo após a rega, é necessário enriquecê-lo com mais compostos orgânicos.

A rega nunca deve ser feita pelo alto, pois isso pode estragar as flores, outrossim, deve sempre ser realizada próximo à coroa da planta, que é a parte que surge do solo. É recomendável efetuar a rega no período matutino, para que a água seja absorvida ao longo de todo o dia.

Não exige muita manutenção, contudo é necessário que as flores murchas sejam removidas do caule da boca-de-leão. Isso vai estimular que novas flores brotem e ainda vai manter a planta mais saudável e bonita.

A boca-de-leão não costuma ser atacada nem por doenças nem por pragas. É uma planta tolerante tanto ao calor como ao frio, porém não suporta temperaturas extremamente elevadas nem as temperaturas muito baixas ou as geadas extremas.

Quando a proximidade com o verão chegar, é indicado adicionar ao solo próximo às raízes da planta algum material de composto orgânico, para que o seu sistema de raízes se mantenha refrigerado e a planta possa durar por mais tempo.

Uma dica é coletar as sementes que nascerão quando a planta amadurecer. As sementes surgem em vagens que se formam no entorno da base do talo da boca-de-leão. Elas devem cair naturalmente e, uma vez coletadas, devem ser deixadas para secar e podem ser plantadas posteriormente.

Paisagismo

Paisagismo Com Boca-de-Leão
Paisagismo Com Boca-de-Leão

A boca-de-leão é uma planta que pode ser plantada em maciços, nas bordas de canteiros, delimitando caminhos e ao longo de muros e paredes. Por se tratar de uma planta anual, após completar o ciclo de vida de um ano (ou dois dependendo da subespécie) precisa ser replantada.

É ótima opção para ser plantada em renques, vasos, floreiras ou jardineiras e também é muito utilizada como flor de corte – que é a denominação comercial dada às flores, o que quer dizer que são flores cortadas de suas plantas e comercializadas, em geral, mas não somente, em floriculturas.

Como possui flores de cores muito diversas porém harmônicas, pode ser plantada de maneira monocromática – com apenas uma cor – ou policromática – com várias cores diferentes misturadas.

Por sua beleza, é uma flor muito utilizada para decoração de ambientes internos, eventos, festas e casamentos.

Veja também

Nectarina Colombiana: Caracteristicas, Muda e Fotos

Olá, durante o artigo de hoje você vai conhecer a Nectarina Colombiana e suas principais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *