Home / Plantas / Como Fazer Transplante de Cineraria e Cuidados Apos Ele

Como Fazer Transplante de Cineraria e Cuidados Apos Ele

O termo cineraria significa “cinza acinzentado”, portanto, não é surpreendente a planta Cineraria ser chamada de ashplant. Talvez seja porque muitas variedades da planta Senecio articulatus (que significa planta da vela) têm linhas de cores cinzas sob a folhagem cinza prateada.

Hibridização

A planta com flores passou por muitas mudanças ao longo das décadas. As linhas cinzas não são uma característica “apreciada” por muitos clientes. Os hibridizadores trabalharam lentamente para remover as “cinzas” da planta!  As folhas ainda estão lá, mas são modestas e não comprometem a beleza e a graça geral da flor de Cineraria em particular.

Cultivo de Cinerarias

Lembre-se de que a planta da cinerária é uma flor sazonal.  Na maioria dos lares, as flores da planta são forçadas a florescer na estufa e, depois de “servir” ao seu propósito, são descartadas.  As plantas de cinerária normalmente crescem flores de até um metro e meio de altura.  Cuidar da planta, da semente à planta adulta, não é uma tarefa fácil. Estas espécies de plantas não requerem preparação ou corte de caules. No entanto, é aconselhável remover flores e folhas murchas quando elas aparecerem.

Propagação

Se você deseja saber como cultivar cinerária a partir de sementes, comece com a compra de material de plantio, e embora seja uma planta africana, em áreas de clima frio, pode ser facilmente cultivada nos jardins e você pode encontrar facilmente as sementes nas lojas. A propósito, a capacidade de germinação das sementes de cinerária é muito alta.

A semeadura de cinerária para obter mudas é realizada no início de abril: em um recipiente cheio de areia e turfa em partes iguais, semeie as sementes de cinerária sem enterrá-las no chão, compacte a superfície do solo com uma régua de madeira e depois polvilhe água sobre o solo com o pulverizador ou coloque água no fundo do solo, cubra o recipiente com vidro para criar um efeito estufa.

As sementes de Cineraria senetti são boas e precisam de luz para germinar. As cinerárias crescem melhor em uma mistura de turfa e areia no solo. Elas devem ser levemente pressionados no solo. Evite molhar o solo após a semeadura. As sementes devem começar a brotar em cerca de duas semanas.  Quando a primeira muda começar a aparecer, tenha em mente que as plantas Cineraria não podem lidar com a luz solar direta.

Como Fazer Transplante de Cineraria e Cuidados Apos Ele

Geralmente, as sementes de cinerária germinam em uma semana ou 10 dias e, assim que os brotos aparecem, o recipiente é movido para um local claro e, quando duas folhas verdadeiras aparecem, as mudas são picadas em recipientes separados. As mudas devem ser transplantadas juntamente com um torrão de solo, e é melhor plantá-las em blocos de turfa para não ter problemas com o plantio adicional de mudas em campo aberto. Se você fizer tudo a tempo e adequadamente, na hora de plantar mudas no jardim, você terá plantas jovens robustas e bem desenvolvidas.

O crescimento da cinerária não é problemático, mas quanto mais informações você tiver, mais fácil será para você. Então, quais são as preferências de cinerária? A luz deve ser brilhante, mas também deve haver sombra ao meio-dia. O solo deve ser fértil e bem drenado, levemente alcalino ou neutro. Se você tiver um local adequado e o solo tiver o índice de hidrogênio necessário, aguarde até meados de maio e, quando passarem súbitas geadas noturnas, plante as mudas em campo aberto.

Cinerarias Transplantadas Para o Vaso
Cinerarias Transplantadas Para o Vaso

O plantio de cinerária é realizado de acordo com o princípio usual: os orifícios de plantio devem estar separados por 8 a 10 polegadas, as mudas de cinerária são plantadas juntamente com o solo em que cresceram. Após o plantio, compacte o solo e regue o local. Se você acha que as geadas podem voltar, cubra o local com tecido de jardim durante a noite.

Cuidados com a Planta

O cuidado com a cinerária é simples, o ponto principal é uma rega adequada. Se a planta não tem umidade, ela enfraquece. Se houver excesso de umidade, as raízes da cinerária apodrecem. Mas quase todas as espécies de cinerária são resistentes à seca, e geralmente a precipitação natural é suficiente para isso. Após a chuva ou a rega, é necessário remover as ervas daninhas e soltar o solo. Retire atempadamente as flores gastas, pois isso prolongará o período de floração da cinerária. Alimente cinerária com fertilizantes minerais duas ou três vezes por mês. Durante o período de brotação, as espécies de flores ornamentais são alimentadas alternadamente com fertilizantes orgânicos e minerais a cada semana. Os gomos das espécies ornamentais decíduas de cinerária são cortados imediatamente após o aparecimento para que a planta não gaste força e nutrição neles. É tudo o que você precisa saber sobre como cuidar da cinerária.

Às vezes, as cinerárias decíduos ornamentais sofrem de ferrugem e bolor (com temperatura e umidade do ar muito altas), ácaros e pulgões. Como a planta é densamente coberta de pelos finos, é mais fácil tomar medidas preventivas do que tratar a doença. Quanto aos insetos, eles são controlados por inseticidas. Em geral, deve-se dizer que todas as espécies de cinerárias são muito resistentes a doenças e pragas.

Depois de plantados os vasos de mudas, continue a mantê-los em um ambiente fresco.  As plantas têm melhor desempenho se cultivadas em estufa. As plantas não gostam de chuva. O solo deve sempre estar úmido. Alimente com um alimento vegetal líquido completo uma vez por semana.  A área deve ser arejada e livre de correntes de ar.  O alcance da Cineraria floresce em cerca de quatro semanas. Quando a floração termina, o ciclo começa novamente!

Variedades

Cineraria (lat. Cineraria) é o gênero da família Asteraceae, ou Compositae. Entre as espécies de cinerárias utilizadas na horticultura ornamental, existem dois representantes desse gênero e as espécies pertencentes ao gênero Senecio, tribos Senecioneae, da mesma família Asteraceae. Os gêneros Cineraria e Senecio são muito próximos. Existem cerca de cinquenta representantes do gênero Cineraria que podem ser encontrados na natureza e, de acordo com dados diferentes, existem de uma a três mil espécies de senecios.

 

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *