Home / Plantas / Gabiroba Lisa: Características, Nome Cientifico e Fotos

Gabiroba Lisa: Características, Nome Cientifico e Fotos

Existe uma enorme quantidade de plantas que são nativas daqui do Brasil. Entretanto, a maioria dela é completamente desconhecida para nós brasileiros, pelos mais diversos motivos. Há uma em especial, que em alguns estados como no Mato Grosso do Sul é bem conhecida, mas no restante dos estados não. Essa planta é a gabiroba, em especial a do tipo lisa. E é sobre essa espécie que iremos falar no post de hoje, para que sua existência possa ser compartilhada e descubramos mais da nossa flora. Mostraremos um pouco mais sobre suas características gerais, nome científico e muito mais. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender mais sobre essa planta incrível.

Nome Científico da Gabiroba Lisa

O nome científico é uma forma que os cientistas encontraram de classificar uma determinada espécie de animal ou planta. Ela recebe esse nome de acordo com seu gênero, e como o nome de sua espécie. Ela é mais utilizada em campos científicos, pois por ser um nome mais complicado tanto de se escrever quanto de se falar, esses seres vivos são mais reconhecidos por seu nome popular, como é o caso do nome gabiroba lisa.

Esse nome científico está dentro de uma classificação grande, chamada classificação científica, que vai desde as mais gerais, até a mais específica, que é o caso de seu nome. Veja a seguir a classificação e nome científico da gabiroba lisa:

  • Reino: Plantae (plantas);
  • Filo: Anthophyta;
  • Divisão: Angiospermae (angiospermas);
  • Divisão: Magnoliophyta;
  • Clado: Eudicotyledoneae;
  • Clado: Rosids;
  • Classe: Magnoliopsida;
  • Ordem: Myrtales;
  • Família: Myrtaceae;
  • Gênero: Campomanesia;
  • Nome científico, nome binominal ou espécie: Campomanesia obscura.

Características Gerais da Gabiroba Lisa

A gabiroba, também conhecida popularmente por guabiroba ou gabiraba, é um fruto que faz parte do gênero das Campomanesia. Esse nome veio de algumas junções de termos tupis, que significa “o que mantém o ser”, e também significa “árvore de casca amarga”. Ela é uma espécie nativa brasileira, veio da Mata Atlântica e do Cerrado, e é um dos poucos lugares brasileiros que ela pode ser encontrada, já que não é endêmica no país.

É uma árvore de porte médio ao alto, podendo variar entre 10 e 20 metros de altura. Seu tronco é grande, com mais ou menos 40 centímetros de diâmetro. A casca é bem compacta, de cor marrom escura, e algumas caneluras. Com o tempo ela vai desprendendo algumas lascas de sua madeira, que fazem certas partes do tronco ficarem com a cor mais clara. Sua copa chama a atenção por ser ao mesmo tempo que longa e bem densa. Quando olhamos suas folhas, elas são pequenas e simples, normalmente assimétricas mas com um brilho muito bonito. Na frente suas nervuras ficam bem aparentes, sendo algo bem característico da planta.
Ela também possui flores, que tem uma coloração branca e são bem pequenas. Durante sua floração, a copa fica cheia de flores brancas. Quando sozinhas não chamam muito a atenção, mas em conjunto são uma bela vista. O que a torna mais famosa é o seu fruto, que recebe nome igual ao da planta, mas nesse caso, com a adição de “liso” no nome. Esse segundo nome vem do fato que a casca desse fruto é lisa. É muito rica em diversos componentes, tais como proteínas, sais minerais, vitaminas (em especial as do complexo B), e também niacina. Normalmente é consumida in natura, ou em doces e sobremesas. A frutificação começa em dezembro e vai até maio.
Gabiroba Lisa Características
Esse fruto é arredondado, e tem uma coloração amarela quando já está madura, e antes disso uma cor verde. Ele é bem pequeno, medindo em torno de 2 centímetros de diâmetro e cada fruto contém 4 sementes, bem pequenas também. Vale ressaltar, que em cada tipo de gabiroba sua casca vai ser diferente, em especial a textura dela. No caso da gabiroba lisa, ela vai ter um aspecto liso e reluzente.

Para quem deseja plantar essa árvore, não há muitos segredos. Ela não é tão exigente, além de conseguir ser resistente a frios e algumas temperaturas mais altas. Sua germinação ocorre entre 15 a 30 dias, e possui um crescimento rápido. Elas preferem locais mais úmidos, sendo assim mais encontrados em lugares desse tipo. Há produção de flores e frutos todos os anos e em grande quantidade. A gabiroba lisa vem sido muito utilizada para a arborização urbana, por ser bonita e prática.

Outras funções importantes dessa planta, é que ela serve como uma fonte de alimento de diversos animais, como pássaros, mamíferos e peixes. Esses animais ajudam na dispersão de suas sementes, ajudando na restauração da Mata Atlântica, que está muito destruída. Também tem grandes propriedades medicinais, especialmente para alguns tratamentos do estômago e intestino, tal como a diarreia. Suas folhas podem ser feitas em chá para relaxar os músculos e também aliviar dores corporais. Sua madeira tem um uso muito específico, instrumentos musicais e cabos de ferramentas diversas. Isso porque a madeira é pesa, e muito resistente, além de ter uma boa durabilidade ainda na natureza.

Fotos da Gabiroba Lisa

Veja a seguir algumas fotografias da gabiroba, ou guabiroba, lisa. Para que na próxima vez que estiver em algum lugar com ela, saiba reconhece-la.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a gabiroba lisa, suas características, seu nome científico e muito mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre gabirobas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *