Home / Plantas / Tudo Sobre a Madressilva: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Madressilva: Características e Nome Científico

Quando falamos sobre a madressilva, estamos tratando de uma planta de estatura enorme, mas de um cultivo fácil, onde fazer mudas das mesmas é uma tarefa simples, podendo, dessa forma, ter exemplares da planta até mesmo em vasos, canteiros e em outros locais.

A madressilva é uma planta que pode ser considerada uma planta invasiva, pois a mesma irá crescer por diversos locais, se apoiando em qualquer outra planta ou objeto que esteja a seu alcance, e a única forma de impedir o crescimento desproporcional dessa planta é realizando a poda da madressilva.

É muito comum ver a madressilva revestindo muros aqui no Brasil, pois a madressilva é uma planta exclusivamente ornamental, e um de seus principais usos é o de criar paredes naturais para os ambientes.

A madressilva também é uma planta que pode facilmente ser encontrada em todos os biomas do Brasil, mas ela é uma planta que tem origem Europeia, crescendo veementemente também em regiões geladas como a Noruega e Islândia, o que significa que ela só parece gostar de climas gelados, mas isso não é um fato consolidado, já que a mesma cresce facilmente em climas temperados como o do América do Sul.

O norte da África também apresenta um verdadeiro mar de madressilvas, principalmente em Marrocos, de onde as madressilvas parecem se estender até o Sul da Portugal e da Espanha, assim como no Sul da Itália, mas elas ainda aparecem amplamente em outros Países como a Grécia, a França, a Alemanha e a Iugoslávia. A Austrália também é um País amante da madressilva.

Criar a madressilva não é uma tarefa difícil, pois basta que haja um solo rico em nutrientes e um espaço ideal para que ela cresça plenamente e se desenvolva pelas áreas para apresentar suas lindas flores.

Principais Características da Madressilva

Muitas plantas possuem características específicas sobre locais ideais para que possam se desenvolver plenamente, tal como um clima frio como as macieiras, ou climas secos, como os cactos, mas a madressilva é um tipo de planta que exonera alguns detalhes sobre os locais ideais e específicos para seu cultivo.

Logicamente que um solo limpo, bem drenado e com riqueza em nutrientes irão ser extremamente favoráveis em relação ao desenvolvimento e crescimento da madressilva, mas ela pode muito crescer em locais atípicos e ainda assim invadir outros habitats, seja ele um cerrado ou um pantanal, por exemplo.

Madressilva Características

A madressilva também cresce de forma espontânea pelo fato de ser uma planta que dá muitas flores e todas essas flores são muito atrativas para insetos como a borboleta, a abelha e os besouros, assim como alguns pássaros, tal como os beija-flores.

Nome Científico e Classificação Científica da Madressilva

A madressilva é um tipo de planta que muitas vezes é reconhecida pelo nome de trepadeira, que é uma classificação para plantas que tem o aspecto de subir e se escorar em outras plantas ou objetos que estão pertos das mesmas, como paredes, por exemplo.

  • Reino: Plantae
  • Ordem: Dipsicales
  • Família: Caprifoliaceae
  • Gênero: Lonicera
  • Espécie: Lonicera periclymenum

Vale lembrar que a madressilva não é uma espécie única de planta, pois o termo madressilva engloba mais de 500 espécies de plantas que se parecem em vários aspectos, sendo todas da família Caprifoliaceae.

Tanto no Brasil quando em Portugal, algumas regiões desses Países reconhecem a madressilva pelo nome de Madressilva-das-boticas, sendo esse nome mais comum e Portugal e sendo trazido para o Brasil em cidades com colonizações maiores, por isso em São Paulo e no Rio de Janeiro ela ainda é chamada de trepadeira-das-boticas.

Quase todas as espécies de madressilva são conhecidas por suas aparência exuberante, mas também são muito cogitadas e tidas como plantas em jardins e quintais e até mesmo dentro de lares pelo fato de possuir um aroma extremamente agradável.

Propriedades Medicinais da Madressilva

A madressilva sempre foi uma planta extremamente cultuada por povos e por culturas mais antigas, pois os mesmos reconhecem e fazem uso tanto das folhas quanto das flores da madressilva de variadas formas para combater várias enfermidades que acometem as pessoas no dia a dia.

  • Ajuda nas Vias Respiratórias – Rinite e Asma

O principal uso da madressilva se encontra no chá de suas folhas, onde até mesmo o vapor da fervura é usado para ser inalado e dessa forma destrancar o nariz entupido de pessoas que sofrem com rinite, por exemplo, assim como também auxilia no tratamento da asma, desbloqueando as vias respiratórias com propriedades como o cimefenol e geraniol.

  • Auxilia Contra Enjoos e Constipações 

O chá das folhas de madressilva auxiliam no equilíbrio de enzimas no organismo, fazendo com que os mesmos se multipliquem e ajudem a combater enjoos e mal-estar, assim como também combate a constipação, que tem ligação direta com as vias respiratórias, área essa em que a madressilva auxilia de forma explendida.

A forma ideal de aproveitar as propriedades medicinais da madressilva se dá através da fervura de suas folhas para que as mesmas liberem as substâncias que serão ingeridas em forma de chá, mas ainda assim, também aconselha-se a ingerir as folhas e pétalas da madressilva em saladas e em temperos.

No entanto, as sementes da madressilva precisam ser evitadas de serem consumidas, já que apresentam propriedades que podem ser tóxicas às pessoas, podendo causar enjoos e vômitos.

Informações Adicionais Sobre a Madressilva

Muitas pessoas concluem que várias sementes e frutos encontrados na natureza podem ser comestíveis pelo fato de que muitos animais também as consomem, mas essa informação não deve ser levada em consideração, já que muitas sementes que animais silvestres ingerem podem ser tóxicas para seres humanos.

A semente das trepadeiras das espécies de madressilvas dão lindas flores com lindas bagas atraentes para vários animais como pássaros, ursos, raposas e lagartos, porém, devem ser evitadas por seres humanos. Porém, somente a semente deve ser evitada, pois as pétalas, talos e folhas possuem um uso indicado.

Lonicera Periclymenum

A madressilva foi uma planta bastante cultuada no século XIX, em uma época em que a Europa (Inglaterra e França, especificamente) havia se estabelecido e se consolidado economicamente, onde muitas casas passaram a criar muros e as cidades começaram a construir grandes armazéns, e a maioria de todas esses locais usavam a madressilva como trepadeira, já que as mesmas eram utilizadas para afastar azar e bruxas, que nessa época tinham uma cultura bastante difundidas.

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *