Home / Plantas / Flor de Plumbago: Para que Serve a Planta? Fotos e Como Cultivar

Flor de Plumbago: Para que Serve a Planta? Fotos e Como Cultivar

Você conhece a flor de plumbago? Sabe para que ela serve? Fique tranquilo! estamos aqui para ajuda-lo a encontrar a resposta para essas e outras questões a respeito dessa bela e delicada flor, então continue conosco!

Aqui você encontrará detalhes da flor de plumbago, para que serve, o passo a passo de como cultivar, além de fotos exclusivas e dicas para cuidar melhor das suas plantas e deixar o seu jardim mais bonito. Vamos lá!

Flor de Plumbago: O que é?

A flor de plumbago é uma belíssima flor, por isso é amplamente utilizada no paisagismo e na composição de jardins.

É uma planta pequena, versátil e com extremo poder de adaptabilidade. Trata-se de um arbusto semi-lenhoso, com ramificações eretas.

Conhecida também como Bela-Emília, Dentilária, Amor de Mãe ou mesmo Jasmin Azul, a Flor de Plumbago pertence à família Plumbaginaceae.

As plantas dessa família são caracterizadas por arbustos, ervas, cipós e cercas vivas. Estão presentes na ordem Caryophyllales, e fazem parte mais 1.000 espécies, que são divididas em 24 gêneros.

No Brasil estão presentes apenas 2 espécies, de 2 gêneros distintos, a flor do gênero Plumbago é uma delas, a outra é do gênero Limonium.

Suas pequenas flores possuem coloração azulada ou branca. E não pense que apenas as flores chamam atenção, as folhas também são belas e por isso podem ser utilizadas em qualquer jardim.

Flor de Plumbago Características

Pode alcançar de 80 cm até 2 m, tudo depende do local que ela for plantada e da quantidade de sol que receber.

Além disso, é uma planta com ramificações únicas, excelente para realizar podas, fato que facilita ainda mais seu cultivo ornamental e disseminação.

Ela adora temperaturas mais altas, tropicais e subtropicais. Isso deve-se à sua origem, o continente africano, uma região onde costuma fazer muito calor e pouco frio.

Então a planta adaptou-se às determinadas temperaturas. Não se esqueça, se for plantar e cultivar, dê preferência para locais com sol total ou pelo menos meia sombra.

Conheça a seguir algumas funções dessa flor que chama a atenção e encanta todos que veem pela primeira vez.

Para que Serve a Planta?

Paisagismo

Devido à sua rara beleza e versatilidade, foi difundida principalmente no paisagismo e para técnicas de jardinagem.

Sua floração assemelha-se à uma cascata de flores, o arbusto quando floresce é muito bonito.

Todos que possuem um jardim passaram a desejar a Bela-Emília compondo-o e alegrando o dia a dia de todos que avistam-na.

São flores de beleza rara, muito bonitas e delicadas. Chamam atenção de qualquer um, é praticamente impossível passar por um jardim com flores de plumbago e não percebê-las.

Porém, sua função não se limita apenas a sua beleza!

Florais

Os florais de Flor de Plumbago são ótimos para conexão do indivíduo consigo mesmo.

Desta maneira, ela também pode ser utilizada para autoconhecimento. Auxilia pessoas que têm tendência em odiar hábitos saudáveis, descaso consigo mesmo, além da falta de objetivos.

Se você se enquadra em algum desses requisitos, talvez o floral de Bela-Emília seja uma excelente alternativa.

Enfeitar a Roupa

Outro fator importante, que merece destaque é o fato dela grudar na roupa – poucas plantas fazem isso -, e assim ela é conhecida por também “amor de mãe”. Podem enfeitar as roupas durante um dia todo.

Já que gruda na roupa assim como as mães grudam em seus filhos. Divertido, né? Agora que sabe algumas utilidades dessa planta maravilhosa, veja algumas dicas de como cultivá-la.

Como Cultivar a Flor de Plumbago

Alguns fatores são essenciais para você obter sucesso na plantação da Flor de Plumbago. Como são flores delicadas, merecem todo cuidado, porém, se adaptam facilmente em locais com sol, com uma boa terra e se tiver podas regulares, melhor ainda.

Confira as dicas a seguir e cultive-as em seu jardim!

Terra

A terra merece atenção máxima para qualquer plantio, ela tem que ser drenada, com minerais e adubo que favorecem o desenvolvimento da planta.

De nada adianta regar, deixá-la no sol, se a terra não for de boa qualidade.

Água

Você deve regar a planta diariamente, mas lembre-se de não encharcar, assim você afogará a planta.

Com água ideal, você hidrata sua plantinha e ela vai crescer saudável e florir no período adequado, deixando muito mais belo seu jardim.

Apesar de gostar de água, ela odeia os excessos, então preste muita atenção na hora de regá-la.

Iluminação

A Bela-Emília é uma planta que adora luz do sol. Então atente-se onde irá deixa o canteiro, vaso ou qualquer outro local que irá plantá-la.

Para que ela se desenvolva, é fundamental deixar em sol pleno, que ela receba boa quantidade de sol durante o dia.

Se não for possível, tente deixa-la pelo menos em meia sombra, talvez isso afete um pouco o desenvolvimento, mas ela permanecerá saudável.

Adubação

É fundamental que você adube adequadamente a Bela Emília, desta maneira ela crescerá saudável.

Para isso, realize a adubação a cada 15 dias. Dê preferências para adubos orgânicos, como húmus de minhoca, e pelo menos 1 vez por mês utilize adubo líquido, diluído em água.

Não adube em épocas de frio, isso afetará drasticamente o desenvolvimento da planta.

Podas

Como seus ramos são eretos e crescem para cima, ela necessita de podas regulares, então atente-se a este fato.

Não precisa ser toda semana, mas o ideal é que a cada 6 meses em média, você corte as hastes que se sobressaem, assim ela pode enfeitar ainda mais o jardim e deixá-lo mais bonito.

Fotos da Flor de Plumbago

Confira a seguir fotos dessa belíssima planta para você se inspirar e plantá-las ainda hoje no seu jardim!

Como pode ver nas fotos, elas são flores extremamente delicadas e sutis, então dê uma atenção para elas, sobretudo nos períodos mais frio do ano. Você ajudará ela desenvolver e preservará sua vida.

Lembre-se, ela pode ser utilizada de diversas maneiras, basta plantar, regar, cuidar e dar atenção para essa linda plantinha.

Gostou do artigo? fique por dentro dessa e de outras dicas aqui no Mundo Ecologia. Permanece com dúvidas? Deixe um comentário que respondemos a sua questão. Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Pé de Limão no Vaso

Pode Plantar Limão em Vaso?

Se você gosta muito de limão e adoraria poder colher limões frescos diretamente do seu …

Um comentário

  1. REGINA CELESTE PINHEIRO SOUSA

    Gostei muito do artigo, nas acho que faltou algo muito importante: É uma flor comestível ou tóxica?
    Agradeço se obtiver retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.