Home / Plantas / Araçá Boi: Pé, Características, Benefícios E Nome Científico

Araçá Boi: Pé, Características, Benefícios E Nome Científico

Já ouviu falar do araçá boi? Trata-se de uma variação de araçá muito interessante, e que não é muito conhecida. Mas que dá ótimos frutos, e que pode ser uma ótima pedida pra quem já gosta de outras frutas de araçá mais facilmente encontradas por aí.

E, é por isso que vamos falar mais dela a seguir.

Características Básicas

De nome científico Eugenia stipitata, o chamado araçá boi, que também é conhecido como araçá do sertão, é uma planta frutífera originária da Amazônia. Ou seja, plenamente adaptável a um clima tropical úmido. A sua família (a Myrtaceae) é a mesma da goiaba e da jabuticaba.

Sendo um arbusto que pode alcançar até 3 m de altura, o araçá boi dá frutos que podem variar entre 30 e 300 g de peso. A casca desses frutos é de um amarelo ouro, sendo bastante fina, e possuindo entre 4 e 10 sementes de cerca de 1 cm de comprimento cada. Já a polpa dela é bastante ácida, sendo utilizada com frequência na confecção de sucos, sorvetes e geleias.

A propagação do araçá boi se dá através de sementes, e a frutificação se dá aproximadamente 1 ano após o plantio realizado. Para que o cultivo dê resultados positivos, o espaçamento entre o cultivo dos araçás bois deve ser entre 3 e 4 m, mais ou menos. O arbusto se desenvolve melhor a pleno sol.

Essa planta, depois da primeira frutificação, dá frutos de 4 a 5 vezes ao ano, preferencialmente, entre janeiro e maio. O araçá boi pode ser encontrado em praticamente todo o Brasil, com exceção da região Sul. É também cultivada em outros países, como no Peru e na Bolívia.

A copa do arbusto do araçá boi é esparsa, com um troco cuja casca é lisa e escamosa (uma característica bem presente nas plantas dessa família). Esse troco, por sua vez, ramifica-se na altura do solo. Já, as suas folhas são opostas, com uma consistência semi-coriácea (ou seja, bem rígidas, sendo semelhantes a couro, por exemplo).

As flores dessa planta, por sua vez, são pequenas e de coloração branca. O florescimento ocorre várias vezes ao ano.

Propriedades E Benefícios Do Araçá Boi

Essa é uma planta em que praticamente todas as suas partes são aproveitadas para se fazer algo de útil para nós, desde questões alimentícias até medicinais. Por exemplo, suas folhas e brotos novos fornecem um corante muito bem consistente. Já as raízes da planta são tidas como agentes diuréticos e antidiarréicos.

A casca do fruto, por sua vez, pode ser usada para a aplicação de curtumes. Já em se tratando de aspectos meramente nutricionais, o araçá boi tem vitaminas A, B e C. Além disso, possui taxas elevadas de proteínas e carboidratos.

Mesmo sendo tão boa para uso devido ao seu alto valor nutricional, a fruta do araçá boi é bastante perecível, o que dificulta um pouco a sua comercialização. Não é à toa, portanto, que ela vem sendo muito comercializada na forma de polpa, sendo, dessa forma, exportada para alguns países.

Como É Feito O Cultivo Do Araçá Boi?

O araçá boi é um arbusto, no geral de baixa manutenção, exigindo poucos cuidados ao longo de sua vida útil. É preciso, no entanto, recolher, de vez em quando, os frutos caídos para se evitar a propagação de doenças e de pragas, espacialmente, a mosca-das-frutas, praga da qual essa planta é bem suscetível.

Inclusive, por ser uma planta de pequeno porte, pode ser facilmente cultivada em vasos e até mesmo em jardineiras, além de poder ocupar pequenos espaços urbanos tranquilamente. E, como já mencionamos anteriormente, ela deve ser plantada a pleno sol, onde haja solos férteis, profundos e que sejam bem drenáveis.

O mais recomendável é que esse solo seja bem irrigado no primeiro ano de cultivo, ou então em épocas mais prolongadas de estiagem. Ainda assim, o araçá boi consegue se desenvolver em solos que sejam pobres e ácidos. O que não pode acontecer são períodos de seca muito prolongada. O clima perfeito para essa planta é o tropical úmido, não tolerando geadas, nem um frio muito intenso, que seja abaixo dos -3°C, por exemplo.

A multiplicação se dá por meio de sementes que sejam despolpadas e submetidas a uma quebra de dormência, onde haja a remoção da casca, mesmo que seja parcial. Isso confere às sementes uma maior uniformidade, além de um facilitador para a germinação da planta. Elas devem ser colocadas para o cultivo ainda frescas.

Acaba sendo um arbusto frutífero muito precoce, dando frutos já a partir do primeiro ano de plantio. O ideal é irrigá-la bastante nesse período, retirando o mato ao seu redor para evitar que o araçá boi fique sufocado.

Bom destacar ainda que para a produção de mudas podem ser utilizados viveiros rústicos, feitos a partir de estacas de madeira e cobertos de palha. Por sinal, o leito da sementeira pode ser feito com serragem de madeira (e, caso seja possível, que seja semi-curtida).

Receitas Com Araçá Boi

• Creme De Araçá Boi

Creme De Araçá Boi
Creme De Araçá Boi

Para fazer essa deliciosa iguaria, você vai precisar de: 2 frutas de araçá boi médias, 1 leite condensado, 2 cremes de leite, 1 pacote de biscoito maisena, 3 claras de ovo, 300 ml de leite e algumas folhas de hortelã.

O modo de preparo é: bata, no liquidificador, o creme de leite, o leite condensado e as frutas. Peque uma forma, e vá fazendo camadas desse creme feito no liquidificador com os biscoitos molhados no leite. Vá fazendo cada vez mais camadas até acabar o creme.

Bata as claras em ponto de neve, e coloque em cima do creme, que deverá ser a última camada na forma. Espalhe as claras suavemente e coloque as folhas de hortelã. Sirva gelado.

• Mousse De Araçá Boi

Mousse De Araçá Boi
Mousse De Araçá Boi

Os ingredientes para essa iguaria são os seguintes: a polpa de 4 araçás bois, 1 lata de leite condensado e uma lata de creme de leite com soro.

Para o preparo, antes, lave os araçás, e corte-os ao meio. Depois retire a sua polpa junto com as sementes. Num liquidificador, pegue as polpas, o leite condensado e o creme de leite, e bata tudo até ficar consistente. Coloque num refratário com tampa, e sirva gelado.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *